Início » 9 Frutas que cachorro pode comer

9 Frutas que cachorro pode comer

9 Frutas que cachorro pode comer

Frutas sempre nos dão a impressão de algo saudável e que não fará mal algum para ninguém, não é? Afinal, são refrescantes, ricas em fibras, vitaminas, docinhas e por isso parecem inclusive um ótimo petisco para os nossos pets. Entretanto, a verdade é que nem todas são ideais para eles e nesse post vamos te contar quais frutas que cachorro pode comer. E então, vem comigo?

Quais frutas cachorro pode comer sem riscos?

Embora a maioria das frutas sejam permitidas para o seu cachorro e sejam uma ótima forma de hidratá-los, oferecer uma recompensa e premiar seu pet durante treinos de adestramento, por exemplo,  nem todas elas são saudáveis. Na verdade, algumas podem ser tóxicas e causar sérios problemas. E para que você não corra o risco, separamos uma listinha de 7 frutas que cachorro pode comer e podem ser a alegria do seu peludo.

Porém, vale lembrar que se seu pet vem passando por algum problema de saúde, vale consultar seu veterinário antes de oferecer algo diferente e conferir os exames de check-up pet, para garantir que as frutinhas serão apenas uma delícia e não um problema para ele, combinado?

Cachorro pode comer banana

Seu cachorro pode comer banana e essa fruta costuma ser a favorita dos peludos. Isso é muito bom, pois ela é rica em vitaminas importantes como A e complexo B, além de minerais e bons carboidratos que dão energia para os cães. Contudo, devido a alta concentração de frutose, elas são calóricas e por isso deve ser oferecida com moderação para evitar obesidade e até diabetes em cães.

Confira os benefícios da banana para os cães:

  • Vitamina A: contribui para a imunidade pet, colabora no desenvolvimento do filhote e melhora a visão.
  • Complexo B: Melhora o metabolismo animal e regula o sistema nervoso.
  • Cálcio: mantém a saúde óssea, colabora para manter a circulação sanguínea e parâmetros normais.
  • Magnésio: fortalece os ossos e é imprescindível no metabolismo do cálcio, fósforo e algumas vitaminas.
  • Potássio: fundamental para a saúde cardíaca dos cães.
  • Ferro: colabora para a oxigenação dos tecidos e órgãos, além de ser indispensável na formação de hemácias e hemoglobina do sangue.

Benefícios da maçã para cães

A maçã é muito bem aceita entre os cães e está presente na formulação de muitos petiscos, patês e rações de qualidade do mercado, tamanhos benefícios que ela oferece. O único cuidado é que ela deve ser oferecida sem as sementes ao pet. Isso porque as sementes oferecem risco de obstrução gastrointestinal e até intoxicação, devido à presença de cianeto na composição delas.

Mas tomado esse cuidado, as maçãs são ricas em:

  • Vitamina A e B, já mencionadas.
  • Fibras, o que ajuda na saúde do trato intestinal.
  • Vitamina C: super importante para as articulações do animal, pois traz benefícios na manutenção do colágeno que é fundamental para cães com displasia, luxação de patela, problemas de coluna e joelhos.
  • Vitamina E: tem poder cicatrizante, oxidante, fortalece o sistema imunológico e melhora a aparência e textura dos pelos e da pele.

Cachorro pode comer mamão

Cachorro pode comer mamão e eles adoram! Além de uma textura agradável para os pets, ela é ótima para o preparo de receitinhas pet como patês, picolés e até muffins, como vimos no livro de Receitas Pet da Total Neem Pet (clique aqui para fazer o download). Entretanto, a recomendação veterinária é que o mamão seja servido em pequenas quantidades. Isso porque ele possui papaína, uma substância com leve efeito laxante se ofertado em grande quantidade. Porém, em pequenas quantidades, ela ajuda a regular a função intestinal do pet.

O mamão é rico em vitamina A, fibras, cálcio e potássio, que já vimos ser essenciais para a saúde do cachorro.

Cachorro pode comer melão

Uma das melhores opções para o verão, o seu cachorro pode comer melão que, além de docinho e ótimo petisco, ele é super refrescante e hidratante para os cães. Sobretudo no alto verão, em que os cães precisam se hidratar ainda mais para manter a regulação de temperatura e troca de calor com o ambiente, oferecer frutas como o melão é uma ótima opção.

Além do efeito hidratante, ele é rico em Vitamina A, Complexo B e em potássio, potencializando seus benefícios. Você pode oferecer de forma moderada, sem sementes e sem casca.

Cachorro pode comer melancia

Se o seu cão não for adepto ao melão, saiba que cachorro pode comer melancia também e ela é uma ótima opção para suprir as necessidades hídricas do cão. Também sirva sem casca e sem sementes.

A melancia tem 92% de água. Portanto, além de refrescar e hidratar, ela colabora para as funções renais do animal, evitando problemas futuros. Além disso, ela tem poucas calorias e sendo, então, uma ótima opção de petisco natural para cães acima do peso. 

Cachorro pode comer Goiaba

A goiaba é uma delícia, docinha e rica em nutrientes benefícios para os cães. Mas cachorro pode comer goiaba desde que não consuma suas sementes em excesso. Isso porque suas substâncias em grande volume podem provocar desconforto intestinal ao pet.

Uma alternativa para isso é bater levemente a polpa no liquidificador e coar para retirar as sementes, criando um creme de goiaba. Use esse creme em receitas, congelado como picolé ou rechear brinquedos de enriquecimento ambiental. Assim, você pode oferecer uma fruta altamente nutritiva para o seu pet sem os riscos das sementes de goiaba.

A Goiaba é rica em Vitamina A, Complexo B e fibras, trazendo um composto de proteção, antioxidantes e saúde digestiva para o animal.

Benefícios do coco para cães

O cachorro pode comer coco e beber água de coco também! Esta é uma das frutas que cachorro pode comer com maiores benefícios e versatilidade para oferecer. Você pode desde misturar na refeição (seja ração ou alimentação natural), até criar receitinhas, picolés com a água de coco, a polpa e até com o óleo de coco para cachorros que gostam dessa fruta.

Ele é rico em ácidos graxos que dão maciez e saúde para o pelo e pele do animal, evitando doenças de pele e dermatites. Veja só quantos benefícios o coco pode oferecer ao seu cão:

  • O coco também tem propriedades anti inflamatórias, colaborando para a saúde e prevenção de problemas nos órgãos internos do pet.
  • Reduz riscos de infecções, alergias e coceiras na pele, causada por clima e até picadas de pulgas, por exemplo.
  • O óleo aplicado em machucados, acelera a cicatrização e desinfeta os cortes.
  • melhora a digestão e absorção de nutrientes.
  • Ajuda a eliminar o mau hálito dos pets, graças a sua ação antibacteriana.
  • O óleo também é um poderoso hidratante natural para coxins e trufas (nariz) do cachorro.
  • Protege contra ectoparasitas, como carrapatos.

Cachorro pode comer kiwy

Mais uma frutinha deliciosa e que o seu cachorro pode se lambuzar é o Kiwy! Contudo, embora o kiwy seja uma das frutas que cachorro pode comer, é importante retirar a casca que além de muito grossa e com risco de engasgos, ela possui substâncias tóxicas. Também não ofereça em exagero, limitando ao máximo em 1 unidade ao dia. O Kiwy é altamente nutritivo, sendo rico em Vitamina A, C, fonte de fibras, potássio e cálcio, enriquecendo a dieta do pet.

Cachorro pode comer manga

Por fim, a última da nossa lista de frutas que cachorro pode comer é a manga! Seu cachorro pode se deliciar com mangas, mas também exige moderação, devido ao índice calórico e de açúcares. Portanto, também não é uma fruta indicada para cães diabéticos. Outro cuidado importante é jamais oferecer o caroço da manga, pois ele é tóxico ao animal.

A Manga é rica em vitaminas A, B, C e E já citadas aqui. E também Vitamina K muito importante na regulação do processo de coagulação e cicatrização de feridas, inclusive no fechamento de cortes cirúrgicos.

E então, gostou de saber mais sobre as frutas que cachorro pode comer? Conte nos comentários qual a fruta preferida do seu pet!