Olá, pessoal! Eu sou o Prince, um dos Ursinhos Chow Chow, um cachorro fofo, muito educado e cheio de saúde e energia para gastar. Por isso, estou aqui no Blog do VETEX para contar sobre a importância da bolinha para cachorro! Para os humanos a bolinha é só mais um brinquedo. Mas para a gente que é bicho, a bolinha é um recurso super importante para saúde física e emocional. Vem comigo saber mais sobre os motivos para oferecer bolinha para cachorro aí na sua casa?
Importância da Bolinha para cachorro
Uma bolinha não é só uma bolinha e nem toda bolinha é igual. Cada tipo de bolinha para cachorro tem um atrativo diferente com funções específicas de diversão, atividade física e enriquecimento ambiental para cães.
Costumo latir que bolinhas são como o cinema, aparentemente tudo igual: um filme com começo, meio e fim, sendo que o protagonista se dá bem no final. Mas só quem curte sabe como cada gênero provoca emoções e reações diferentes, bem como sabe diferenciar o filme bom do ruim, certo? Então, bolinhas seguem o mesmo raciocínio na visão do cachorro, acredite!
Elas não são o brinquedo preferido da maioria dos cachorros por acaso. Isso porque uma bolinha pode servir de:
- Mordedor,
- Recurso de atividade física,
- Válvula de escape para picos de stress e ansiedade,
- Recurso de higiene bucal,
- Fonte de alimento e uma infinidade de coisas.
Logo, se o seu cão ainda não tem uma coleção de bolinhas, está na hora de começar a investir nisso!
Motivos para oferecer bolinha para cachorro
Agora vou te convencer com argumentos caninos como bolinha para cachorro pode ser saudável para ele, para você e para a sua casa!
#1 Atividade física canina
Se você joga a bolinha para o cão buscar todos os dias, seja em casa, no quintal ou num parque, você está promovendo atividade física para o pet. Buscar a bolinha gasta a energia física do cachorro e coloca o corpinho para mexer, exercitando os músculos e articulações, queimando as gordurinhas do petisco, ativando a circulação sanguínea, os reflexos caninos e deixando nosso dia mais saudável.
Além disso, um cão que pratica atividade física e gasta o excesso de energia física, quando ficar em casa sozinho terá menos motivos para roer os móveis ou cavar o seu sofá. Por exemplo, até a minha mãe aprender como gastar a minha energia, eu precisei roer os pés da mesa e cavar 2 sofás.Agora que eu tenho uma coleção de brinquedos, incluindo bolinhas, já não foco em destruir nada, pois meus brinquedos tem atrativos mais interessantes para mim.
Claro que isso deve ser feito com moderação e é sempre importante conversar com seu veterinário e estar com exames de checkup em dia para entender a saúde muscular, articular, respiratória e do coração do pet. Além disso, algumas raças braquicefálicas precisam de maior atenção e cuidado na atividade física. Mas isso não significa não buscar a bolinha e sim moderar na quantidade de vezes, na temperatura do ambiente e na distância percorrida.
#2 Mordedor para filhote
Outro ponto importante da fase filhote do cachorro são os dentes! Desde quando chegamos em casa (idealmente com 60 dias de vida) até completar uns 7 meses, nós vamos passar pela fase do nascimento dos dentes de leite, queda deles e nascimento dos dentes permanentes. Esses meses são um período complicado de dores e formigamento na boca que provocam irritação e stress. Então instintivamente nós procuramos coisas para morder e assim aliviar essa sensação ruim que sentimos na boca. Nesse momento é importante que a gente tenha mordedores ideias para a nossa idade e com esse fim de coçar e massagear a nossa boca, aliviando o mal estar do nascimento dos dentes.
Assim, a compra de bolinhas de borrachas macias e com pinos que possam massagear a nossa boca é uma ótima pedida para o conforto e bem estar dos cães e dos humanos também. Isso porque, se quando tivermos a necessidade de morder, o humano nos ensinar que é melhor morder essa bolinha, nós aprendemos por associação positiva a usar a bolinha como meio de alívio de dor e estresse e deixamos a canela e mãos humanas em paz.
#3 Enriquecimento Ambiental Alimentar usando bolinha para cachorro
Outro tipo de bolinha para cachorro muito importante de ter na coleção do seu peludo são as bolinhas de enriquecimento ambiental. Esse modelo possui cavidade para depositar recheio delas. Assim, o humano pode nos oferecer diversos tipos de alimento dentro das bolinhas para que a gente brinque e coma ao mesmo tempo. Há muitos motivos importantes para oferecer a refeição ou um lanche da tarde dentro de bolinhas:
- Colabora para o consumo lento de alimento, evitando problemas como engasgo e torção gástrica.
- Faz com que o cão aproveite melhor o alimento, mastigando mais, o que colabora na digestão.
- Trabalha o raciocínio do pet, como enriquecimento ambiental associado ao enriquecimento cognitivo.
- Gasta a energia física e mental do pet para conquistar sua recompensa (o alimento), focando tais energia num gasto positivo e não destrutivo.
#4 Enriquecimento Ambiental Sensorial
Cada bolinha possui texturas, materiais, rigidez, recursos sonoros e tamanhos diferentes. Isso faz com que ela ofereça sensações diferentes para o pet explorar enquanto brinca, seja sozinho ou enquanto busca a bolinha. Desse modo, a bolinha serve de enriquecimento ambiental sensorial, pois ela pode trabalhar 2 sentidos importantes: a audição e o tato.
Na boca nós vamos sentir todo o aspecto oferecido pelo material da bolinha. Assim, ela pode ser:
- Macia ou bem dura.
- Ser lisa ou com pinos massageadores.
- Há ainda as bolinhas com capa de pelúcias em volta que trazem uma experiência a mais para os cães.
Sem contar que, muitas bolinhas possuem recursos auditivos, como apitos. E sempre que mordemos a bolinha, ela emite um som atraente para nós, que nos estimula numa instintiva caça pelo apito em uma brincadeira emocionante para a gente que é cachorro, um animal caçador e com ótima audição.
#5 Fonte de conexão com o tutor
Por fim, o último motivo super importante para oferecer bolinha para cachorro é que o ato de brincar com seu pet, arremessando a bolinha em cabo de guerra com aquelas bolinhas que possuem cordas nas pontas, é que essas brincadeiras geram momentos importantes de conexão entre o cachorro e o seu tutor.
Como todo relacionamento, o reforço das conexões em momentos especiais entre as partes, fortalece os laços afetivos e a confiança. E na relação humano e cachorro não é diferente. Para nós, os nossos humanos são nosso porto seguro. Precisamos amar, respeitar e obedecer. Mas isso só acontece quando conseguimos confiar plenamente neles. Por isso a manutenção desses laços em brincadeiras que nos deixam felizes é tão importante.
Brinquedos para cachorro grande
Agora você já sabe a importância e vários motivos importantes para oferecer bolinha para cachorro. Mas talvez você ainda me pergunte como escolher bons brinquedos para cachorro grande. Afinal, é comum que esses cães sejam menos delicados e tenham mais força na mordida e precisam de brinquedos resistentes, certo?
Como sou um chow chow muito esperto, já separei algumas dicas para você escolher bolinhas para cachorro grande:
- Observe o tamanho dela, precisa ser grande o suficiente para não ser um risco na boca dele.
- Entenda o instinto do seu cachorro. Ele pode ser grande e protetor ou grande e com instinto caçador. Os protetores, como eu, vão cuidar dos brinquedos. Enquanto os caçadores querem destruir para dilacerar o conteúdo do brinquedo, como se retirassem as vísceras das presas. Se o seu pet for destruidor, ele é caçador e precisa de brinquedos mais rígidos e de supervisão em cada brincadeira.
- Observe na embalagem as recomendações de uso e porte do cachorro. Isso ajuda muito a entender a resistência do brinquedo. Além disso, os brinquedos de nylon costumam ser mais resistentes.
- Por fim, entenda a função do brinquedo que você está comprando. Aqui já dei vários motivos e utilidades das bolinhas. Então entenda o que, para que e para quem você está comprando. Assim a compra é funcional e um ótimo investimento no bem-estar e diversão do seu cachorro.
E então, gostou das dicas? Conte aqui se o seu cachorro também ama bolinhas! Lambeijos do Prince.