Os gatos ainda são uma espécie conhecida pelos mistérios e individualidade que mostram. Mas também pelas crenças pouco verdadeiras que recorrem sobre eles. Porém, há algumas perguntas que fazem sentido fazer e serem respondidas para matar a curiosidade humana e principalmente para que possamos entender o comportamento felino e suas necessidades. Por isso, nesse post vamos responder sobre 3 curiosidades sobre gatos que certamente você já se viu perguntando sobre alguma delas. Vamos lá?
Curiosidades sobre gatos
Há muitas crendices e mistérios que geram infinitas curiosidades sobre gatos. Mas a verdade é que muitas delas podem ser esclarecidas se entendermos o comportamento do gato observando sua origem selvagem. Aliás, sempre que precisamos entender o comportamento de um animal, o caminho mais assertivo é observar esse comportamento e remeter a vida selvagem dessa espécie. Pois muito dos comportamentos tem correlação com o instinto do animal. É o caso dos gatos que têm ‘medo de pepino’, por exemplo. Entenda mais sobre essas 3 curiosidades sobre gatos:
Por que gato ronrona
Essa é a pergunta que não quer calar! Muitos tutores se perguntam por que gato ronrona e não entendem o significado daquele barulho estranho que os felinos fazem. Porém, os veterinários explicam que esse som é inerente ao corpo dos felinos, e uma forma de expressar sentimentos! Mas quais sentimentos? E como produzem esse som?
Já se sabe que esse barulho está intimamente ligado a um osso da garganta dos gatos chamado hióide e é o som que os gatos usam para manifestar seus sentimentos. Assim como os felinos de grande porte, como tigres e leões, usam o rugido para o mesmo fim. Os dois sons são projetados na garganta do felino e a diferença é que para ronronar o gato puxa o ar e para rugir os felinos selvagens expulsam o ar dos pulmões.
E quais sentimentos, afinal, eles expressam com esse “ronron”? Normalmente o gato ronrona porque está feliz, tranquilo, com sensação de prazer e satisfação. Contudo, vale sempre avaliar o contexto em que o som é emitido para definir o que o gato está expressando. Isso porque gatos com muita fome ou raiva, se sentindo irado, podem ronronar também!
Por que gato tem medo de pepino
Provavelmente você já viu na Internet um vídeo onde um gatinho está tranquilo se alimentando e o seu tutor coloca um pepino atrás dele, sem que o gato perceba. Quando o gato termina sua refeição e se vira ele vê aquele pepino e tem reações atrapalhadas, pulando e fugindo do pepino como se tivesse visto uma assombração. Essa “brincadeira” volta e meia aparece incentivando os tutores a assustarem seus gatos e levantando a teoria de que gatos têm medo de pepino. mas ninguém explica: por que gato tem medo de pepino?
Pois bem, essa é uma das curiosidades sobre gatos que precisa ser sanada para o bem-estar dos gatinhos! Na verdade, os gatos não têm medo do pepino em si. Mas eles têm medo do que o pepino representa e se assemelha quando eles veem aquela “coisa” atrás deles, que apareceu de repente e sim, para os gatos, representa uma ameaça à vida!
O que se passa na cabeça do gato:
Vamos entender melhor: um gato é um ser preparador e precisa satisfazer seus instintos para ter bem-estar com brinquedos para gatos. Mas também é presa de muitos animais na natureza e por isso ele está sempre vigilante para não virar refeição do seu predador.
Dito isso, é preciso entender também que o gato se sente vulnerável sempre que ele pára para se alimentar. Afinal, ele se desconcentra do que tem ao seu redor e foca em seu comedouro, não tenho real noção do perigo que pode estar prestes a dar o bote nele. Eis então que um humano insere atrás dele um pepino, exatamente naquele momento em que o gato está vulnerável.
No instante que o gato se vira e percebe o pepino ele não vê um legume, mas um potencial predador pronto para dar o bote e matá-lo! Um pepino é só um pepino, mas tem o mesmo formato de uma cobra, por exemplo, que poderia estar pronta para abocanhá-lo. então o medo não é do pepino, da cenoura, do milho ou da abobrinha, mas do formato que isso representa na natureza e do medo e proteção a própria vida.
Por isso é tão importante entender o porquê gato tem medo de pepino e parar de provocar esses sustos que podem gerar consequências para os gatinhos: como evitar comer por medo do predador, comer menos e mais vigilante perdendo em qualidade nesse momento, gerar estresse desnecessário e outros problemas traumáticos.
Por que gato não gosta de água
A última das curiosidades sobre gatos desse post é sobre água! Por que gato não gosta de água, você sabe? De fato, a grande maioria dos gatos não gosta de água, embora sejam ótimos nadadores, assim como todos os felinos. E o motivo dessa fobia por água que não só os felinos domésticos, mas outros felinos selvagens como os leões têm, está na origem dos felinos, lá no Oriente Médio.
No deserto do oriente, claro, havia escassez de água. Então, quando encontravam água os gatos ficavam cautelosos, curiosos em observar e se aproximar com cautela. Isso porque gatos são animais corajosos! Mas como exímios caçadores, observam tudo de longe para entender bem o que está acontecendo e avaliar os riscos.Eles possuem um mix de medo e atração pela água, provocado pela curiosidade que a água desperta para eles, tanto que gostam de ver água pingar, já reparou? Contudo, não se aproxima, por pura cautela.
Como acostumar um gato com água
Mas, se você quer ou precisa que o seu gato goste de água, é possível dessensibilizar o filhote para que ele se sinta confortável com água. Veja essas dicas:
- Prefira começar com água quente. Isso porque os gatos gostam de calor e água morna vai ser mais confortável para eles.
- Busque locais tranquilos, sem ruídos ou excesso de pessoas para começar a expor ele à água. Ah, busque dias em que ele esteja feliz também.
- Não jogue uma caneca d’água de uma vez nele. Mas passe um pano úmido no corpinho dele e vá aumentando a umidade aos poucos, conforme perceba que ele está confortável com isso.
- Quando ele estiver bem com o pano úmido, pegue um recipiente que caiba o gato e coloque bem pouquinho água com ele. permita que ele se acostume com esse cenário e recompense o bom comportamento com carinho e até alimentos.
- Aumente a quantidade de água no recipiente gradativamente e pronto!
Sempre que o gato mostrar desconforto, regrida um passo e tenha calma, ok? E lembre-se: só faça isso se for realmente necessário. Caso contrário, respeite a natureza do seu gatinho!
E então, qual dessas curiosidades sobre gatos te surpreendeu? E quais outras curiosidades você gostaria de saber? Comente aqui!