Uma das raças mais queridas no Brasil, o PUG ganhou fama na década de 1990 com o filme MIB: Homens de Preto II, com o personagem Frank, um PUG que fazia parte da trama. Aliás, já falamos desse filme no post sobre 7 Filmes de Cachorro Imperdíveis, já conferiu?
Essa raça carismática, fofa e cheia de charme possui suas particularidades como todo cachorro braquicefálico. Então vem comigo conhecer mais sobre a origem, padrão da rala e temperamento do pug!
História do PUG
O PUG é uma raça muito antiga, dos tempos pré-cristãos, com escrituras de 700 A.C., e de origem chinesa. Mas a aparência do pUg não era a que conhecemos hoje. O PUG antigo, chamado de Foo Dog, tinha o focinho um pouco mais longe, Contudo ainda sim tinha como característica o focinho achatado, assim como o Pequinês, que é contemporâneo e da mesma região.
Por um tempo esse cão era criado pela realiza chinesa e cheio de luxos e proteção. Em dado momento, os holandeses apresentaram a raça para o mundo, levando o PUG para a Europa como presente dos comerciantes.
O nome PUG apareceu na Grã-Bretanha. Mas em cada país ele tinha um nome diferente, sendo Carlin na França, Dogullo na Espanha, Mops na Alemanha, Caganlino na Itália.
Ainda na Europa, desenvolveu-se 2 linhagens do PUG, por volta dos anos 1800:
- Willoughby, um cão de pelo escuro, magro e pernas mais longas, o que faziam desse pug mais alto.Essa linhagem deixou sua marca no pug de pelagem mais escura com fios dourados.
- Morrison, um cão robusto, compacto e mais baixo, sendo mais parecido com o pug que conhecemos hoje. Essa linhagem traz como marca a coloração clara dos abricot.
Mas no século XIX os pugs tiveram sua padronização da raça e o PUG participou de uma exposição canina pela primeira vez em 1861. Algo importante no padrão da raça, desde os Chineses se manteve no padrão até hoje. Trata-se das rugas no focinho que, para os chineses, tinham similaridade com o alfabeto chinês e por isso eram um símbolo importante. Isso porque o focinho do PUG costuma marcar 3 rugas que juntas, faziam referência a palavra Príncipe, em chinês.
Padrão da raça
O PUG é um cão de companhia classificado no grupo dos cães “toys”. A raça deve pesar no máximo 8 kg, sendo um cão compacto, de estrutura quadrada e maciça e com musculatura bem firme.
Mas se não o reconhecer pela estrutura física, a cabeça do PUG é bastante marcante! Bem arredondada, com olhos redondos, grandes e projetados para frente, se apoiam no focinho curto. Focinho este super marcado pelas rugas e, obrigatoriamente, a raça apresenta uma bem grande em cima do nariz. Bastante comunicativo, o latido do do pug é rouco e lembra um ronco com grunhidos e é comum ter a impressão de que o cachorro está engasgando, mas não se preocupe, está tudo bem!
As orelhas do pug são pequenas e sempre pretas, não importa a cor da pelagem predominante no corpo, podendo ser abricot ou preto. Há alguns exemplares raros comentados nos Estados Unidos, do PUG Silver, mas não se tem notícias dele no Brasil.
Já a cauda, também bem característica da raça, é sempre se apoia na coluna e enrolada, sendo o ideal na visão dos criadores, quando a cauda apresenta 2 voltas.
Temperamento
O PUG é um cachorro muito fiel ao seu tutor, adora estar próximo, fazer companhia e nunca vai te deixar sozinho. É um cão sociável, se dá bem com outros animais e pessoas, se adaptando rapidamente a novos ambientes e situações.
Embora não seja um cão com muita resistência física, devido a respiração mais ofegante devido a síndrome braquicefálica, o pug tem bastante energia, adora brincadeiras, passear, socializar com outros cães e se sente feliz fazendo qualquer coisa e em qualquer lugar, desde que seu tutor esteja com ele. Mas não é um cão que lida bem com solidão. Então, se precisar deixá-lo sozinho por um longo tempo é importante deixar atividades para que ele ocupe o tempo, gaste energia e se distraia, como enriquecimento ambiental para cães.
Por ser um cão muito dócil e sociável, não é um cão ideal para guarda, por exemplo. O instinto protetor do pug é baixo e não é um dos cães mais fáceis de ser se treinar.
Saúde do PUG
Por ser um cão braquicefálico, (como os shih tzus), ele requer alguns cuidados importantes para se manter saudável:
- Pouca atividade física, devido a dificuldade na respiração, não se recomenda grandes caminhadas.
- Em dias de calor, é preciso proporcionar um ambiente fresco e arejado para que ele consiga fazer a troca de temperatura com o ambiente e evitar uma hipertermia.
Além disso, cuidados com a pele são importantes, pois a raça tem predisposição para dermatites. Na escovação diária para retirada de pelos mortos, recomenda-se que o tutor esteja sempre alerta para qualquer sinal de fungos na pele, em especial nas dobrinhas da pele. Aliás, é importante saber que você precisa ter uma rotina de limpeza das dobrinhas da pele do pug e assim evitar mau cheiro, além da dermatite.
Como os olhos ficam expostos devido ao focinho curto que não oferece proteção, é preciso muito cuidado com os olhos do pug. Isso porque é comum que tudo que desperta interesse, leve o cachorro a farejar. Mas no caso do pug, com o focinho achatado , ele expõe os olhos a tudo o que ele fareja. Isso pode ser um risco e é comum úlceras de córnea em pugs.
O pug ama comer, mas ele tem tendência à obesidade. Por isso oferecer uma dieta de qualidade com alimentação natural equilibrada ou ração super premium é fundamental para manter o peso. Além disso, todo cão com peso ideal tem maior facilidade na respiração e em lidar com o calor. E no caso desta raça, essa condição é bem importante.
Por fim, alguns outros problemas de saúde podem aparecer e merecem atenção são o palato alongado e luxação de patela.
E então, você tem ou sonha em ter um pug? Comentários!
