Olá, pessoal! Eu sou o Prince, um Ursinho Chow Chow especialista em brinquedos para cachorro. Por isso, neste post vou te dar dicas sobre funcionalidade de brinquedos caninos para o bem-estar do seu doguinho. Vem comigo!
Brinquedos para cachorro filhote
Vamos começar latindo sobre os filhotes. Pois sim, desde bem pequeno um cachorro filhote precisa de brinquedos. Mas não é qualquer brinquedo e sim brinquedos que atendam as necessidades do filhote que é gastar energia e morder. Afinal, como toda criança, o filhote tem muitas energias. E mais: os filhotes passam por um período de dor, incômodo e irritação com o nascimento dos dentes de leite e a troca para os dentes permanentes. Esse processo perdura até os 6 meses de vida do cãozinho e durante todo esse tempo ele precisa de ajuda para conviver com esse processo.
Por isso, brinquedos que ajudam a descarregar a energia natural do cachorro, além da irritação e stress que os dentes causam, são muito importantes. Mas não esqueça de brinquedos para coçar a gengiva e aliviar esse incômodo também.
Então a recomendação é que o tutor faça um kit de brinquedo para cachorro filhote com:
- Brinquedos recheáveis, para gastar energia física e mental do cão.
- Mordedores macios e de preferência com cerdas que cocem a gengiva, amenizando a irritação.
- Pelúcias que ele possa morder, brincar, destrinchar (se tiver o instinto de caça aflorado) e possa se divertir, atender seu instinto canino e não morder as pessoas ou roer a casa.
Brinquedo interativo cachorro
Independente da idade e do porte, brinquedos interativos para cachorro são muito importantes, pois fazem parte do Enriquecimento Ambiental para Cães! Para o EA Alimentar, você pode tanto comprar brinquedos possíveis de se rechear ou criar brinquedos com materiais reciclados, como mostra nesse vídeo lá do Canal do Vetex do Youtube, onde minha mãe mostra os brinquedos recicláveis que usamos aqui em casa:
Mas além dos brinquedos com foco alimentar, você ainda pode pensar em outras formas de interação entre o cachorro e o brinquedo, como:
- Pelúcias com apito e outros barulhos, que ativam o interesse do cachorro na caça pelo barulhinho gastando energia física e mental do pet.. Por exemplo, eu amo pelúcias com apito e até durmo com elas de tão divertidas.
- Cordas para cabo de guerra entre 2 pets (sempre com supervisão humana) ou entre tutor e o pet. Neste caso, além de interagir e gastar energia, a brincadeira ainda fortalece a conexão entre pet e humano.
Brinquedos para cachorro morder
Cães ansiosos, focados e cheios de energia costumam adorar um brinquedo que possam morder, roer e se divertir bastante com ele. Esse é um enriquecimento ambiental fantástico para acalmar, basta stress, ansiedade, energia física e ainda pode ajudar na limpeza bucal de tártaros, a depender do brinquedo!
Porém, é importante levar em consideração o porte, força e mordida do seu cachorro antes de comprar o brinquedo. Isso porque para um cão de mordida e energia baixa, um brinquedo muito resistente pode desestimular a brincadeira. Enquanto um brinquedo muito flexível para um cão com instinto de caça e mordida forte, pode ser destruído super rápido e até engolido, o que pode ser muito perigoso!
Por isso, para que o brinquedo seja útil para o pet e o humano não gaste à toa, é importante conhecer BEM o seu pet. E se tiver dúvidas, converse com o adestrador positivo, ele certamente vai poder te dar ótimas ideias de brinquedos apropriados para o seu cachorro. Por exemplo, os meus mordedores e roedores preferidos são:
- Osso natural congelado, que ajuda no stress, ansiedade e limpa os dentinhos.
- Cordas firmes e cheias de nós para eu sentir texturas diferentes e morder.
- Mordedores flexíveis de borracha, porque eu não destruo nada.
Brinquedo resistente para cachorro
Eu gosto de mordedores mais flexíveis, mas se o seu pet é destruidor, talvez um mordedor de nylon seja melhor. Eles são ótimos para desafiar o pet e super resistentes, evitando que o pet engula pedaços e proporcionando maior durabilidade ao brinquedo, fazendo valer o investimento.
Existem algumas marcas muito boas de brinquedos resistentes para cachorro, aqui em casa eu tenho da Kong e da Buddy Toys, que eu usava mais quando era novinho e destruia algumas coisas. Mas lembre-se do roedor natural, o osso que ajuda o pet a roer e pode engolir sem ser um material sintético sem digestão no organismo, causando problemas.
Contudo, esteja sempre de olho no pet, para evitar qualquer acidente, pois nenhum brinquedo é indestrutível.
Bolinha pet
Por fim, o brinquedo que 90% dos cachorros amam!! Se você pretende dar um brinquedo para cachorro como presente, saiba que uma bolinha pet é um item com alto nível de acerto! E elas podem ser muito úteis em vários momentos:
- Arremesso pelo humano e busca pelo pet, praticando atividade física e conexão com o tutor.
- Bolinhas recheáveis, funcionando como brinquedo para cachorro interativo e enriquecimento alimentar.
- Bolinhas mordedores, de borrachas macias ou nylon, podendo inclusive ter cerdas para coçar a gengiva do filhote.
- Cordas com bolinhas para deixar o brinquedo mais rico em textura e melhorar o enriquecimento sensorial na mordida.
E no final, é importante entender que os interesses do pet podem mudar de acordo com a idade, nível de stress e ambiente. Por isso é importante ter sempre novidades nos brinquedos, para que ele esteja sempre motivado a brincar, gastar energia e manter seus instintos e saúde mental em equilíbrio. Afinal, brinquedos para cachorro não são um mimo ou frescura, mas recursos importantes para o bem-estar e saúde emocional do cachorro.
Saiba mais sobre as incríveis bolinhas pet nesse post!
Conta aqui qual o brinquedo preferido do seu cachorro? O meu são as pelúcias com apito!