O bulldog francês é um dos cães mais populares e queridinhos do momento. Mas como qualquer animal, antes de ter, é preciso entender sobre ele para ter uma guarda responsável. Por isso, neste post vamos te contar a histórias, características e saúde desse cãozinho com fuça achatada de desenho animado, o bulldog francês!
História do Buldogue francês
A raça surgiu no século XIX e, embora tenha o nome de Bulldog Francês, sua criação não se deve apenas à França. Isso porque a base de Frenchie é o Bulldog, um cão da Inglaterra, então o que ocorreu na França foi uma transformação da raça antiga em novo Bulldog que tinha como finalidade original ser um cão de colo. Mas com o passar do tempo, o Bulldog Francês se tornou um cão de companhia.
Outra colaboração estrangeira nas características físicas da versão francesa do bulldog são as orelhas de morcego, como ficaram conhecidas. Elas se tornaram padrão da raça por exigência de criadores americanos.
Outra curiosidade um pouco triste é que o bulldog antigo, da Inglaterra, era utilizado como raça de combate contra os touros. Por isso o nome “bul+ dog”, que significa cão de touro. Esta prática durou até 1835, quando foi proibida e a raça quase extinta, por não ter mais serventia na Inglaterra. Contudo, alguns exemplares foram levados para a França, onde passaram por transformações até chegar ao Bulldog Francês que conhecemos hoje.
Padrão da raça
O Bulldog Francês não tem um padrão da raça muito específico, o que acha margem para muitas interpretações. Por exemplo, ainda não se tem uma padronagem muito definida das cores permitidas para um Frenchie puro. Mas em tese as cores possíveis são:
- Tigrado, Tigrado dourado, Tigrado com mancha branca, tigrado e branco.
- Fulvo claro, fulvo médio, fulvo escuro, fulvo e branco
- Branco predominante com tigrado e branco predominante com fulvo.
O padrão corporal do Bulldog francês é um cão de porte médio, atingindo entre 30 e 35 cm de cernelha, sendo um cão compacto e com musculatura bem desenvolvida, atinge cerca de 13kg. Sua cabeça é bem redonda, com olhos escuros, redondos e bem característicos da raça. Enquanto as orelhas são finas, levantadas e bem separadas.
Outra característica importante do Bulldog Francês é a braquicefalia. Ou seja, são cães com problemas respiratórios e por isso devem viver indoor, (dentro de casa). Isso porque devido a dificuldade respiratória, eles não conseguem regular bem sua temperatura corporal, podem passar muito mal tanto no calor quanto no frio, passando por hipo ou hipertermia, que pode matar o animal.
Temperamento do Bulldog Francês
O Bulldog Francês é um cão de companhia. Logo, ele não gosta de ficar sozinho e precisa de um humano por parte a maior parte do tempo. Além disso, são cães alegres, brincalhões, com energia para brincar e calma para ficar quieto ao seu lado.
De modo geral, são cães bastante tranquilos e com baixa necessidade de atividade física para gasto de energia. Claro que os filhotes são mais ativos e têm mais picos de energia, mas a partir de 18 meses, quando o bulldog se torna adulto, ele começa a acalmar, se tornando um cão bastante tranquilo.
É próprio do Bulldog ser um cão carinhoso, doce e amigo de toda a família, mesmo que ele tenha um humano queridinho em casa. Sempre fará festa para os moradores e visitantes, adora distribuir lambidas e brincar. Além disso, ele não te deixará sozinho, sendo um verdadeiro seguidor dos seus passos dentro de casa.
Quanto ao convívio com outros animais, sabe-se que os machos costumam ser mais dominantes. Por isso é importante escolher companhias mais submissas para eles, como uma fêmea e machos que não tenham nenhum instinto dominante. Além, é claro,de adestramento positivo para harmonizar as relações. Já as fêmeas costumam ser mais tranquilas.
Para a socialização fora de casa, é importante que ela aconteça desde filhote para que o bulldog francês entenda que novos amigos pode ser positivo e que ele não precisa disputar atenção ou território com ninguém. A socialização proporciona bem-estar e saúde mental para o cão que aprende a viver em matilha.
Saúde do Bulldog francês
Por ser uma raça braquicefálica, o Bulldog precisa de certos cuidados, como o shih tzu. Entre eles está a atenção às mudanças mais bruscas de temperatura, sobretudo no verão, onde eles sofrem mais para regular a temperatura e podem sofrer de hipertermia. Para isso oferecer fontes de frescos e ambientes com temperatura controlada, pode ajudar muito. Veja mais dicas de como ajudar seu pet no verão neste vídeo:
Além disso, o frenchie tem predisposição a dermatites, devido às dobrinhas do corpo. Por isso, após o banho, é fundamental secar bem o pêlo e a pele, inclusive nas dobrinhas. Outro ponto importante referente a essas dobrinhas é a limpeza frequente com soro fisiológico e secagem para que não acumulem sujeira e tenham mau cheiro e até infecções por fungos.
Devido ao focinho achatado, é importante estar sempre alerta e ter cuidado com os olhos do bulldog francês. Isso porque a falta de profundidade no focinho deixa a visão exposta a ferimentos sempre que o cão fareja, o que pode ser muito perigoso.
Assim como outras raças menores, o Bulldog francês possui predisposição a problemas de coluna como a degeneração prematura das vértebras da coluna que ainda pode gerar complicações. Por isso, esteja sempre atento e evite esforços bruscos como subir em locais muito altos e saltos excessivos.
Outro ponto importante é que, devido à baixa necessidade de atividade física e alta ansiedade do bulldog francês, é preciso controlar bem sua dieta para evitar obesidade.
Com esses detalhes, boa alimentação, check up periódico, vacinas e muito amor, sua vida com um bulldog francês será uma alegria cheia de amor!!! Conta pra gente, você já tem um frenchie para chamar de seu?