Majestoso, cheio de charme, com um ar de independência e seu porte grande, o Maine Coon sabe chamar a atenção por onde passa. Considerado o maior gato doméstico do mundo, eles podem chegar a até 1 metro de comprimento. Além disso, são extremamente dóceis, adaptáveis e temperamentais, este grande felino pode ser o seu tipo ideal! Saiba tudo sobre o gato gigante neste post.
História do Maine Coon
Originário do estado de Maine, nos Estados Unidos, foi reconhecido como gato de estimação no final do século XIX. Não se sabe ao certo a origem da raça. Porém, muitos dizem que o resultado ocorreu a partir do cruzamento de gatos nativos de pelo curto com gatos de pelo longo. O primeiro Maine Coon visto em um concurso de beleza foi chamado Leo, em 1895, ele seguiu conquistando os concursos até 1900 quando seu próprio filho o derrotou.
Padrão da raça
Os Maine Coons possuem um tempo de vida médio de 12 anos. Possuem uma saúde resistente e se adaptam facilmente ao ambiente. Os machos pesam de 6 a 11 kg e as fêmeas de 4,5 a 6,8 kg. São considerados a maior raça de gato doméstico e sua altura quando adultos pode variar entre 25 a 41 cm e atingir até 120 cm de comprimento, incluindo a cauda. Possui um corpo musculoso e sólido, próprio para suportar seu peso, com o peito amplo e o formato do corpo retangular. Entretanto, demoram para alcançar seu porte final, geralmente isto ocorre quando chegam de 3 a 5 anos de idade. E acredite, possuem mais de 50 cores diferentes.
Temperamento
Um gato extremamente dócil, equilibrado, tranquilo, meigo e companheiro, aceita muito bem outros gatos e animais. Tendo como característica da raça serem super sociáveis e companheiros. São muito apegados aos seus humanos, podendo ser reservados com pessoas que não conhecem. Mas com o tempo se acostumam, aceitam bem crianças e se adaptam facilmente a novos ambientes. São muito carentes, necessitando de atenção e companhia constantes.
Saúde do Maine Coon
O Maine Coon é uma raça que em geral é muito saudável, seus principais problemas estão ligados a seu tamanho. As principais doenças que os acometem são:
- Displasia coxofemoral: o fêmur não se encaixa corretamente no quadril, podendo gerar dor, claudicação e, a longo prazo, artrite.
- Atrofia muscular espinhal: é um problema genético que compromete sua movimentação.
- Doença renal policística: doença hereditária que pode virar uma insuficiência renal.
- Cardiomiopatia hipertrófica: doença cardíaca hereditária.
Por possuírem uma pelagem longa e densa, o ideal é escová-los diariamente para evitar o acúmulo de nós e reduzir assim o pelo no ambiente. Além disso, procure um criador que realize os exames para ver se seu plantel é saudável e livre das principais doenças desta raça.
Preço do Maine Coon
Um filhote de Maine Coon no Brasil pode chegar a até R$7000,00. No entanto, não existem muitos criadores desta raça no país. Mas é de extrema importância que você avalie bem o gatil antes de adquirir seu amigo. Procure um criador credenciado a FIFe Brasil ou ao Clube Brasileiro do Gato, pois eles fazem ranking anual dos melhores criadores, dividido por raças.
O valor do Maine Coon varia também de acordo com o sexo do gato, a cor e sua linhagem.
Cuidado com anúncios de animais com baixo preço, pois podem ser provenientes de gatis sem cuidados e procedência, que não se preocupam com a saúde dos pais nem dos filhotes. Acabando assim por acarretar um gasto maior ao tutor a longo prazo e o incentivo às más práticas e sofrimento dos animais.
Cores do Maine Coon
Existem diversas cores de Maine Coons. Porém, as mais comuns são laranja, creme, prata, castanho, vermelho, malhados e os que apresentam 2 ou 3 cores. Como dito anteriormente, o Maine Coon pode ter até 50 variações na coloração que são permitidas. As cores mais raras são preto e branco, principalmente quando possuem heterocromia (olhos de cores diferentes).
Curiosidades sobre o Maine Coon
Algumas curiosidades sobre o gato gigante:
- Os Maine Coons possuem polidactilia, alguns exemplares podem nascer com dedos extras. Isto ocorre devido uma anomalia genética.
- Eles amam brincar na água, diferentemente de outras raças, eles tem uma paixão a parte pela água. Então, se você tem um Maine Coon, é bom ficar atento.
- Já apareceram no cinema no filme do Harry Potter. A gatinha pertencente a Argus Filch, era uma Maine Coon.
- Não costumam miar muito, são mais silenciosos.
- Embora muito apegados ao seu tutor, eles gostam de ter seu espaço reservado. Por isso são considerados uma raça mais independente.
- Adoram passear na guia. Então se você gosta de viajar ou passear, este é o seu gato ideal. Eles amam desfilar pelas ruas, basta que se acostume desde filhote, após completar seu ciclo vacinal.
E então, você tem ou sonha em ter um gatão desse?
Se você gostou deste post e sonha em ter um Maine Coon, compartilhe com seus amigos para que eles conheçam também as particularidades do seu futuro amigo.
