Início » Alergia a pelo de cachorro: Raças hipoalergênicas

Alergia a pelo de cachorro: Raças hipoalergênicas

Alergia a pelo de cachorro Raças hipoalergênicas

Os pets são a alegria de muitas casas e famílias. Mas, para algumas pessoas, os pets causam um pouquinho de incômodo com espirros, às vezes coceiras. Para as pessoas que possuem alergia a pelo de cachorro é bem complicado conviver com um amigo peludo. Porém, existem algumas dicas e raças que pessoas com alergia a pelo de cachorro podem ter em casa.

Normalmente a alergia acontece porque os animais eliminam pelos. Às vezes podem conter ácaros em seus pelos, pele descamada e nós inalamos isso durante a respiração. Por nosso corpo possuir um organismo de defesa, ele nos protege de bactérias, vírus e outros agentes. Porém, o nosso organismo pode acabar nos protegendo de coisas que não são ameaças. Muitas vezes as pessoas apresentam alergia quando crianças, mas nada impede que adultos desenvolvam alergias também.

Portanto, se você ou seu filho apresentar sintomas de alergia a pelo de animais, o ideal é consultar um alergologista para ser realizado um exame. A partir deste exame você pode entrar com um tratamento e escolher a melhor raça para você. E para te ajudar, preparamos um guia para raças hipoalergênicas, venha conhecer as raças que dão menos alergias nos humanos.

O que causa a alergia a pelos de cachorro?

Muitas pessoas pensam que é o pelo do cachorro que causa a alergia, em tese, esta resposta está parcialmente certa. Muitos especialistas afirmam que a causa da reação alérgica é uma substância proteica expelida a partir do pelo do cachorro. Esta substância pode ser encontrada também na saliva e na urina. Por conta disso, mesmo o cão sendo tosado algumas pessoas continuam com alergia. Normalmente é mais fácil encontrar pessoas alérgicas a pelos de gatos, pois eles se lambem e passam a proteína para o pelo.

Porém, pode ser que a pessoa não seja alérgica às proteínas presentes na saliva do animal e sim a ácaros que se acumulam nos pelos do pet. Estes ácaros geralmente levam as pessoas a apresentarem rinite alérgica. Por isso é necessário consultar um alergologista para descobrir a causa da alergia.

Raças hipoalergênicas

Se você tem alergia a pelo de cachorro, existem algumas raças que são consideradas hipoalergênicas. Então você pode sim ter seu amigo! Existem algumas raças que soltam menos pelo. Porém, não significa que você não terá alergias, mas que ela pode ser mais branda. 

Algumas raças hipoalergênicas para quem tem alergia a pelo de cachorro são: Maltês, Yorkshire, Bichon Frisé, Poodle, Cão d’água portugues, entre outros. Estas raças possuem uma descamação mais branda da pele, sendo assim é mais difícil que provoquem alergia a pelo de cachorro.

Bichon Frise

Criados como cães de colo, os bichons possuem um pelo macio e encaracolado que captura toda a poeira e quando seu pelo cai, ele tem a tendência de ficar preso no subpelo. Sendo assim o cão número um na lista para pessoas com alergia a pêlo de cachorro. Tem uma personalidade alegre e possuem bastante disposição. No entanto, são cães que necessitam de alguns cuidados especiais, necessitando ter uma escovação mais frequente. Por possuírem uma pelagem branca, eles possuem maior tendência a apresentarem lágrima ácida.

Maltês

O Maltês é um cão de porte pequeno, com pelos longos e sua principal característica são os pelos branquinhos como a neve, macios e densos. Ele é um cão muito inteligente, esperto, cheio de energia e muito brincalhão. Mesmo o Maltês possuindo um pelo longo ele é considerado uma raça hipoalergênica, pois nem seu pelo nem saliva causam alergia. São ideais para quem mora em apartamentos ou para pessoas que possuem estilos de vida menos ativos. Isso porque eles pedem menos pelo que outros cães

Yorkshire

Para pessoas que moram em pequenas casas ou apartamentos e possuem alergia a pêlo de cachorro, outra raça recomendada é o Yorkshire. Eles quase não soltam pelo, então a quantidade de alérgenos no ambiente também se torna menor. Porém, é necessário manter uma higiene diária no seu pet para evitar que os alérgenos se acumulem no pelo. 

Eles são cães muito independentes, confiantes e são ótimos por possuírem um pelo mais parecido com o cabelo humano, fazendo com que reduza as reações alérgicas.

Poodle

Os poodles são um dos cães mais inteligentes do mundo e ainda não perdem pelo, sendo excelentes para pessoas que possuem alergia a pêlo de cachorro. Um dos pontos negativos do poodle é que seu pêlo requer o cuidado de um profissional para se manter bonito. Existem três tamanhos:, o toy, miniatura e o padrão, sendo assim você pode escolher o tamanho ideal para o seu pet. São cães que necessitam estar na companhia de alguma pessoa ou animal, não gostam de ficar sozinhos. Gostam muito de brincar e se divertir, sendo uma ótima opção para crianças com alergia a pêlo de cachorro.

Cão D’Água Português

Para as pessoas que gostam de aventuras aquáticas ou que preferem cães maiores, uma boa escolha é o Cão d’água português. Eles possuem um pêlo mais curto e encaracolado, não possuem subpelo e soltam pouco pelo, assim como o poodle. São cães que gostam de agradar o tutor, se dão muito bem no agility e são muito obedientes. Gostam muito de brincar, então se você gostar de caminhadas, passeios ou se tiver crianças é uma ótima escolha. Porém, como são cães com muita energia, é necessário pensar bem antes de adquirir um, pois necessitam de atenção e tempo para gastar a energia.

E então, gostou de saber mais sobre alergia a pelo de cachorro e conhecer as raças hipoalergênicas? Compartilhe com seus amigos, para que eles possam conhecer melhor sobre a alergia a pêlo de cachorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *