A maior dúvida dos tutores é saber se a temperatura do cachorro está alta. Ou seja, se temos um cachorro com febre. Infelizmente eles não nos avisam quando ficam doentes, por isso, é importante estar atento ao seu pet para poder notar se há algo de errado com ele. Existem alguns sinais do cachorro com febre, por isso é importante conhecer e se atentar a eles, pois a alta temperatura pode trazer malefícios à saúde do pet.
Cachorro com febre
O cachorro com febre não é uma doença e sim um sinal de que algo está errado no organismo. Assim como ocorre com os humanos, a alta temperatura no pet tem diversos motivos para acontecer e é um sinal de que o corpo dele está combatendo agentes invasores. Existem alguns motivos para termos um cachorro com febre como:
- Sinais de infecções: vírus, bactérias, fungos;
- Pós vacinação: reação normal do organismo, pois ele está produzindo anticorpos, pode durar até 48 horas após a vacina. Conheça a diferença entre a vacina v8 e a v10 clicando aqui.
Estes normalmente são os principais motivos do cachorro com febre. Porém, patologias como neoplasias, doenças neurológicas, doenças cardiovasculares, hepatite medicamentosa, traumatismo, entre outros, também podem levar ao aumento de temperatura. Isto ocorre pois as substâncias ativam as células de defesa que começam a agir para combater o invasor. Sendo assim, o cachorro com febre precisa ser avaliado por um veterinário, principalmente se houver outros sintomas junto.
Cachorro com febre: como saber?
Com o passar do tempo e do contato com o pet, você consegue perceber quando algo não vai bem com ele, neste momento é bom se atentar para saber se ele não está com febre. E a melhor forma de descobrir se tem algo de errado é com o termômetro, ele é a forma mais rápida e eficaz para cachorro com febre.
Muitas vezes ouvimos falar que quando o cachorro está com o focinho quente ou seco é sinal de que ele está com febre. Porém, estes sintomas não são específicos para o cachorro com febre, existem outros motivos que podem causar o aparecimento do focinho quente ou seco. Por isso é importante sempre ter um termômetro por perto e conhecer a temperatura corporal do pet.
Temperatura normal de cachorro
Essa é uma das dúvidas mais comuns dos tutores, pois a temperatura do cachorro é diferente da nossa e pode assustar os pais de primeira viagem. Para nós humanos, a temperatura normal varia de 36ºC a 36,7ºC, já a temperatura normal dos cães é de 37,5ºC a 39,3º. Sempre fique alerta, pois se a temperatura do seu pet se elevar muito mais que isso ele pode começar a apresentar sinais e sintomas sérios. Sendo que temperaturas muito elevadas necessitam de tratamentos rápidos para não causar risco ao funcionamento dos órgãos e a saúde do cão.
Existem dois tipos de termômetro que podemos usar para ver se o cachorro está com febre eles são:
- Termômetro anal: deve ser usado por profissionais capacitados, pois pode causar lesões se usado de forma errada;
- Termômetro auricular: mesmo que seu custo seja um pouco mais elevado, procure ter um em casa, pois é muito menos estressante para o pet. Basta colocar no ouvido que você já saberá a temperatura do seu cachorro.
Por isso é bom ficar alerta e conhecer os sintomas do cachorro com febre, pois caso você não tenha um termômetro, você consiga socorrer seu pet.
Sintomas de febre em cachorro
Se você não possui o termômetro auricular e acha que o seu pet pode estar com febre, leve-o ao veterinário para que possa ser examinado e ter sua temperatura aferida. O cachorro com febre apresenta alguns sinais de que não está bem como:
- Apatia;
- Desânimo;
- Perda de apetite;
- Olhos avermelhados;
- Barriga bem quente;
- Tremores;
- Sonolência;
- Cansaço;
- Aumenta a ingestão de água;
- Diarréia;
Caso você perceba que seu pet teve uma mudança de comportamento ou que está com um destes sintomas, procure o auxílio de um veterinário, para que ele possa receber o acompanhamento necessário.
Cuidados cachorro com febre
Se você perceber algum dos sintomas do cachorro com febre ou mediu a temperatura do pet e viu que estava mesmo elevada, você deve contatar o veterinário de sua confiança. Pois o cachorro com febre é sinal de que algo está errado, então necessita de tratamento. O veterinário poderá realizar o tratamento adequado para reduzir a temperatura do cachorro, fazendo com que não ocorram problemas piores à saúde.
Algumas doenças virais como a cinomose, parvovirose, doença do carrapato, coronavirose canina, leishmaniose canina, hepatite, entre outras podem começar com a febre como sintoma. Por isso não medique seu pet por conta própria, pois pode vir a piorar o quadro que ele está apresentando ou mascarar alguma doença.
Se o veterinário confirmar que seu amigo está com febre, lembre-se de mantê-lo sempre com água fresca, comida, e de seguir as orientações, para que ele tenha uma melhora rápida. O veterinário pode solicitar exames laboratoriais caso desconfie de alguma doença e para ter um melhor diagnóstico. Por isso procure o Vetex para realizar os exames de maneira rápida e eficaz. Clique aqui e encontre a unidade mais próxima a sua casa.
Se você gostou de saber sobre cachorro com febre, compartilhe este post com seus amigos cachorreiros para que eles também fiquem alertas com os sinais que o pet possa apresentar se estiver com febre.
