Se você assim como nós ama os pets, provavelmente já se pegou pensando qual a melhor raça de cachorro para apartamento. Atualmente muitas pessoas estão se mudando para apartamento e querem um companheiro de quatro patas para viver e compartilhar o espaço. Mas, muitos possuem grandes dúvidas na hora de escolher um amigo de quatro patas para dividir o apartamento. Por isso, nós fizemos um post especial para falar sobre cachorro para apartamento.
Raça de cachorro para apartamento
Existem mais de 300 raças de cachorros que são reconhecidas. Então são inúmeras opções para se escolher, certo?. Porém, existem algumas que são mais adaptadas para quem quer um cachorro para apartamento. Muitos preferem cães de pequeno porte, pois o espaço dentro de casa é reduzido. Por isso, trouxemos as 12 principais raças de cachorro para apartamento e algumas informações sobre elas. E então, será que você se apaixona por uma delas?
Maltês
Pequenos, companheiros, amigáveis e brincalhões, esta é a melhor forma de se descrever um Maltês. Possuem um tamanho excelente de cachorro para apartamento. São muito atentos e leais ao tutor, além de serem os melhores cães para pessoas que possuem alergia. Sua estimativa de vida é de 13 anos e os principais cuidados são com o pelo, para que não embole, e com as doenças que eles podem vir a desenvolver como:
- Luxação de patela: é um problema genético mas acomete grande parte dos cães desta raça
- Problemas cardíacos: esta raça é muito propensa a possuírem malformação arterial, que ocorre quando ainda estão no útero de suas mães
- Problemas de visão: possuem algumas doenças degenerativas que afetam os olhos
Um filhote de Maltês pode custar até 5 mil reais.
Clique aqui se quiser saber mais sobre esta raça.
Shih Tzu
O Shih Tzu é uma raça bem versátil que se acostuma facilmente a ser um cachorro para apartamento, quanto ser um cachorro para morar em uma casa grande. São cães de pequeno porte, podem viver até 15 anos. Os shih tzus são alegres e cheios de energia, amam colo e se apegam muito rapidamente à família. Podem ser teimosos, mas se adestrados cedo, tendem a ser muito obedientes. Por serem cães braquicefálicos (possuírem o focinho achatado) é essencial ficar de olho em algumas doenças, como:
- Dificuldade de respirar: o tamanho do focinho faz com que possuam uma maior dificuldade, podendo ter apnéias respiratórias
- Lesões no olho: por seu focinho ser curto, a chance de baterem os olhos contra os objetos aumentam muito, facilitando assim a ulcera de cornea
- Coprofagia: é algo extremamente comum na raça, eles costumam comer coco como um hábito.
Um filhote de Shih Tzu pode custar até 4 mil reais. Veja como é ter um shih tzu na experiência da Letícia, tutora da Kiwy, e da Juliana, tutora da Chanel:
Lhasa Apso
Excelente raça de cachorro para apartamento, o Lhasa Apso é conhecido como um cão de companhia e de guarda, por conta de seu jeito desconfiado, mas amoroso com a família. Não são muito fãs de exercício, preferem passar o dia ao lado do tutor descansando ou somente fazendo companhia. Porém, gostam de ter seus momentos de brincadeira. Além disso, são ótimos com crianças e outros cães, desde que sejam acostumados desde pequenos. Podem viver até 16 anos e as doenças mais comuns desta raça são:
- Displasia coxofemoral: são cães propensos a terem displasia, por isso, quando for adquirir seu Lhasa, procure um canil que possua o controle de displasia dos pais.
- Problemas oftalmológicos: assim como os Shih Tzus, os Lhasa possuem o focinho achatado, facilitando a entrada de corpos estranhos ou úlceras de córnea.
Um filhote de Lhasa Apso pode custar até 3 mil reais. Se gostou da raça, conheça mais sobre o lhasa apso aqui.
Spitz Alemão
Uma das raças mais encontradas em apartamentos, pois é um excelente companheiro e ama estar perto do seu tutor. Possui muita energia e ama brincar e correr. Além disso, possuem um bom sistema imunológico, porém, uma das doenças que mais ocorre no Spitz é a luxação de patela. Mesmo com este problema, eles são cães que amam fazer longas caminhadas e gostam bastante de saltar.
Podem viver até os 16 anos. Os principais cuidados com está raça são:
- Evitar tosar, pois por serem cães primitivos, podem apresentar Alopecia X
- Cuidado com lugares altos, pois podem fraturar os ossos com maior facilidade por conta de seu tamanho
- São cães que latem bastante, por isso, o ideal é procurar o auxílio de um adestrador enquanto ele ainda é um filhote
Mas se deseja uma raposinha destas, prepare-se! Isso porque um filhote de Spitz Alemão pode custar até 15 mil reais. Então, saiba como é ter um spitz com a Tássia, tutora do Rocky e a Joana, tutora do Chewie:
Chihuahua
É considerada a raça mais antiga da América do Norte e são bem pequenos. Mas que chamam a atenção em todos os lugares. Pequenos, delicados, mas com um latido forte e cheio de personalidade, este é o Chihuahua. São leais e corajosos com seus tutores, porém, não costumam se dar bem com crianças ou estranhos. Excelente cachorro para apartamento.
Podem viver até os 20 anos. As principais doenças que acometem essa raça são:
- Hidrocefalia
- Luxação de patela
- Problemas oculares como o glaucoma
- Problemas cardíacos
Por isso pesquise bem o canil e a raça antes de adquirir. Um filhote de Chihuahua pode custar até 10 mil reais.
Dachshund
Popularmente conhecido como salsicha, cofap ou teckel, o dachshund é um cão companheiro, muito apegado ao tutor e super brincalhão. É uma raça que originalmente foi criada para caça, tanto que seu nome traduzido do alemão é “cão texugo”, pois caçavam texugos e raposas. Possuem pernas curtas e corpo alongado, existem três variações de pelagem. Dachshund pelo curto, duro e longo, tendo também variação de cores.
Sua expectativa de vida é de 15 anos. As doenças mais comuns são:
- Problemas na coluna vertebral como hernias de disco
- Luxação de patela
- Obesidade
Um filhote pode custar até 3 mil reais.
Pinscher
Uma raça extremamente leal, muito companheiro, se adapta a todos os tipos de família. Espertos, cheios de energia e pequenos protetores por natureza, o pinscher é uma das raças mais antigas. Por ser pequeno se torna um ótimo cachorro para apartamento. Além disso, são cães de personalidade forte e super protetores com seu tutor.
Sua expectativa de vida é de 15 anos e as doenças mais comuns da raça são:
- Luxação de patela
- Epilepsia
- Problemas oculares como a atrofia progressiva de retina
- É necessário saber se a linhagem do seu pet possui Von Willebrand, uma doença hematológica.
- Problemas de pele como a sarna demodécica
- Necrose de orelha
- Problemas cardíacos
Um filhote de Pinscher pode custar até 4 mil reais.
Pequinês
O Pequinês é considerado uma das menores raças do mundo, possuem a aparência de um leãozinho e já foram a escolha para quem mora em apartamento. São cães calmos, não gostam de muito agito, por isso preferem não se exercitar muito também. Podem ser muito independentes e se apegar somente a um ou dois membros da família.
Sua expectativa de vida é de 14 anos e as doenças mais comuns são:
- Luxação de patela
- Problemas oculares como prolapso ocular ou úlcera de córnea
- Problemas na pele causadas por fungos
Um filhote pode custar até 3 mil reais.
Poodle
Os poodles já foram uma raça muito popular, no passado era muito difícil encontrar uma casa onde não tivesse um poodle. São cães cheios de energia, muito companheiros e adoram brincar. Estão em segundo lugar no ranking de cães mais inteligentes. Sua expectativa de vida é de 18 anos e as principais doenças são:
- Luxação de patela
- Problemas oculares como a catarata
- Displasia de coxofemoral e/ou cotovelo
- Doença de von Willebrand
Um filhote de Poodle pode custar até 6 mil reais.
Pug
Excelentes cães de companhia, possuem um jeitinho único, cheio de animação e brincadeira. O Pug é uma raça muito apegada ao tutor e altamente sociável, não são muito chegados ao exercício, mas gostam de brincar com o tutor. Além disso, o ideal é socializar o Pug desde filhote com crianças, idosos e outros cães. Sua expectativa de vida é de 13 anos e os principais problemas de saúde são:
- Dermatites por conta da umidade da pele nas dobrinhas
- Problemas respiratórios por conta do focinho achatado
- Problemas oculares como a úlcera de córnea
- Podem ser cardiopatas
Um filhote de Pug pode custar até 7 mil reais. Então, antes de adquirir, saiba mais sobre o pug aqui.
Schipperke
Uma raça que ainda não é muito conhecida mas vem ganhando seus admiradores pelo mundo. Eles são parentes dos Spitz, porém, foram criados para caça, já os Spitz são mais cães de companhia. São cães muito espertos e brincalhões, possuem bastante energia, por isso é bom gastar a energia do seu pet ou investir em enriquecimento ambiental. O ideal é ser adestrado desde filhote, pois podem ser muito teimosos.
Sua expectativa de vida são de 16 anos e as doenças mais comuns são:
- Problemas oculares como o entrópio
- Epilepsia
- Displasia coxofemoral
O preço de um filhote pode chegar até a 5 mil reais.
Shiba Inu
Não é uma raça muito conhecida no Brasil, porém, vem conquistando muitos corações. São cães autoconfiantes e reservados, por isso podem se manter mais afastados de estranhos ou ficarem mais alertas. São cães ativos, sendo assim podem morar em apartamento, mas o tutor precisa sair para passear ou brincar com ele.
Sua expectativa de vida é de 14 anos, porém, existem relatos de um Shiba Inu que viveu até os 26 anos. As principais doenças que afetam esta raça são:
- Problemas oculares
- Displasia
- Luxação de patela
- E dermatite alérgica à picada de pulga
O filhote pode custar até 9 mil reais.
Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos que procuram um cachorro para apartamento. E veja também as melhores raças de cachorro para companhia neste post!