Início » Como cachorro enxerga?

Como cachorro enxerga?

como cachorro enxerga o mundo

Você tem um cachorro em casa? Já se perguntou como cachorro enxerga o mundo? Muitas são as dúvidas e mitos que giram em torno desse tema, não é?

Então vem comigo nessa leitura, que eu vou te contar tudo sobre a forma como cachorro enxerga o mundo e que é um pouco diferente do olhar humano. Eu sou a Cláudia, a mamãe do @thorgoldendourado, um lindo Golden retriever de 2 anos, cheio de energia e amor, que me faz enxergar o mundo com cores mais vibrantes. 

Como meu cachorro vê o mundo

Antes de abordar o assunto como cachorro enxerga, é importante entendermos como funciona a visão do cachorro em geral. Os olhos de todos os animais possuem dois tipos de células: cones e bastonetes. 

Os cones servem para enxergar cores. Já os bastonetes são responsáveis por perceber a luminosidade. O conjunto de cones e bastonetes presentes nos olhos define a forma como um ser enxerga. 

No caso dos cães, a presença de bastonetes é maior do que a de cones. Sendo assim, eles enxergam melhor a luminosidade e menos as cores. Mas isso não significa que os cães enxerguem o mundo em preto e branco.

Embora a visão não seja o sentido mais importante para os cães, a visão desempenha sim um papel importante para a qualidade de vida dos animais. Isso porque é com ela que eles conseguem desviar de obstáculos, se divertem vendo seus tutores, brincar com eles e distinguir seus brinquedos preferidos.

Entretanto, a visão canina é limitada, os cães só enxergam com nitidez coisas e pessoas que estejam a seis metros de distância, no máximo.  

Cachorro enxerga no escuro

Como dito anteriormente, devido ao número de bastonetes ser maior que o de cones, os cães conseguem captar mais luz que os olhos humanos. Dessa forma, a visão noturna dos cães é bem melhor que a dos humanos. Por isso, os cães podem sim enxergar bem na penumbra. 

A visão do cachorro capta maiores informações em ambientes não tão iluminados, como uma penumbra, por exemplo. Mas isso não significa que eles conseguem ver tudo em um ambiente completamente escuro. Mesmo os cães possuindo mais bastonetes, ainda assim é necessário alguma  luminosidade mínima, para que ele capte e enxergue algo. 

Dessa forma, podemos dizer que o cachorro enxerga melhor em contextos de meia luz e ambiente com pouca luminosidade. Mas não é capaz de enxergar nada em ambientes completamente escuros, assim como nós. O que se torna uma vantagem nos casos dos cães em relação aos humanos, são os sentidos de orientação, localização e faro mais apurados. Além de possuir uma audição excelente, capaz de captar ruídos de vento, pessoas e de outros animais. Isso faz com que os cães se movimentem melhor no escuro, sendo capazes de discernir direções e seguir pistas. 

Cachorro enxerga colorido

De acordo com as pesquisas efetuadas, os cachorros não enxergam o mundo como os humanos. Mas isso não quer dizer que eles vejam tudo preto e branco. 

Os pesquisadores descobriram que os cães não conseguem diferenciar as cores verde e vermelho. Para eles, as cores de maior contraste, e que podem ser facilmente distinguidas, são o amarelo e o azul, sendo esses os tons ideais para quem quer presentear seu melhor amigo, com uma bolinha ou outro brinquedo. Por exemplo, em uma brincadeira no gramado do parque, seu cão identificaria facilmente uma bolinha amarela, já uma de cor vermelha ou laranja, poderia facilmente se confundir com a cor da grama. 

Aos olhos dos cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não se diferenciam, e acabam sendo percebidas como tons amarelados. Já o tom de azul, costumam ser os que são percebidos mais facilmente. Ainda segundo os pesquisadores, os cachorros basicamente veem as cores do mundo em amarelo, cinza e azul. 

Cachorro enxerga preto e branco

Ao conversarmos com alguém, e abordar o assunto como cachorro enxerga, é natural que venha à tona o mito de que os cães enxergam o mundo em preto e branco, não é?

Porém isso é apenas um mito, mais abaixo falaremos de forma mais detalhada sobre as cores, e como seu cachorro enxerga

Podemos dizer que devido aos cães possuírem uma quantidade menor que os humanos de cones, que são os responsáveis pelas cores, eles formam uma combinação menor de cores a ser enxergadas. Dessa maneira, as cores ficam mais apagadas, pois para suprir a necessidade do verde e vermelho, o cérebro do cachorro completa tudo com cinza. 

Quais cores o cachorro enxerga 

Para entendermos de uma forma mais simples, vamos fazer uma alusão às nossas aulas de artes lá na escola primária. 

As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul, a combinação entre elas geram todas as outras cores. Os receptores de visão dos humanos podem identificar todos esses três tons, já os cachorros só percebem o amarelo e o azul. 

Dessa forma a formação de cores aos olhos dos nossos melhores amigos fica um pouco mais limitada em relação a dos humanos. 

Então podemos dizer, que como muitos tons são uma combinação de cores primárias incluindo o vermelho, e esse tom não é percebido pelos cães, a visão do mesmo se torna um pouco mais cinzenta. 

E então, agora que você já sabe, que seu melhor amigo não enxerga o mundo preto e branco, que tal levá-lo para um passeio no parque, ou convidá-lo para um filminho no final de semana. 

Me conta aqui nos comentários, qual opção mais combina com você e seu cãozinho, Ah! e se liga nas dicas a seguir. 

Vem conferir as 7 Dicas para passear com cachorro que preparamos para vocês, e se optar por assistir um filminho com seu melhor amigo, confere aqui os  7 filmes de cachorro que você precisa assistir. 

27 comentários em “Como cachorro enxerga?”

  1. I’ve been browsing on-line more than three hours today, but I
    never found any interesting article like yours.

    It is lovely worth sufficient for me. In my opinion, if all webmasters
    and bloggers made just right content as you probably did, the
    net can be a lot more useful than ever before.

  2. First of all I would like to say wonderful blog! I had a quick question in which I’d like to ask if you do not mind.
    I was interested to find out how you center yourself and clear your head prior to writing.
    I have had difficulty clearing my mind in getting my ideas out.
    I truly do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are wasted just trying
    to figure out how to begin. Any suggestions or tips? Thank you!

  3. Pingback: trauma therapy san diego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *