Início » Como saber a idade do cachorro

Como saber a idade do cachorro

Como saber a idade do cachorro

Você provavelmente conhece alguém ou já se perguntou como saber a idade do cachorro, principalmente cães que são abandonados ou adotados. Por não possuírem um histórico muito definido, normalmente é questionando o veterinário que se descobre a idade aproximada.

Mas isto é uma coisa muito complexa, pois eles envelhecem mais rápido e consequentemente vivem menos que os humanos. Porém, mesmo não se sabendo corretamente como descobrir a idade do cachorro existem alguns sinais que os veterinários observam na hora da avaliação. Vamos deixar aqui algumas informações que normalmente são mais avaliadas para se saber a idade do cachorro, acompanhe este post para conhecer mais sobre este assunto.

Como saber a idade do cachorro pelos dentes

Sem dúvidas essa é uma das formas que os veterinários mais avaliam a idade do cachorro. Além disso, é uma ótima forma de avaliar a saúde do pet também. Porém, esta avaliação pode ser prejudicada em cães mais velhos, pois dependendo de como o cachorro foi tratado ele pode possuir mais tártaro e problemas bucais que outros cães. De todo modo, é possível observar que:

  • Os dentes podem indicar a idade
  • Se for um filhote, avaliam o crescimento e desenvolvimento dos dentes
  • Se o cachorro for mais velho, normalmente já possui dentes com tártaro e mais gastos.
  • Cães mais idosos também podem apresentar olhos mais opacos ou com catarata 
  • Pelos do focinho e rosto mais esbranquiçados podem ser um sinal que o cão já não é mais um filhote.
  • Cães com 8 semanas ainda possuem todos os dentes de leite
  • A partir dos 7 meses o cão já tem todos os dentes permanentes e normalmente são bem limpos e branquinhos
  • 1 a 2 anos os dentes são fortes. Porém, os do fundo da boca podem estar um pouco amarelados.
  • 3 a 5 anos todos os dentes podem estar com algum sinal de tártaro e podem estar começando a ficar desgastados
  • 5 a 10 anos os dentes estão bem desgastados e podem apresentar sinais de algumas doenças
  • 10 a 15 anos dentes bem mais desgastados e pode estar faltando algum dente.

Como saber a idade do cachorro em anos humanos

Este é um dos assuntos mais frequentes entre os papais de pets, muitos ainda acham que a ideia de multiplicar a idade por sete ainda é a correta. Porém, esta fórmula já foi descartada a alguns anos.

Mas não existe uma forma correta de calcular a idade do pet em idade de humanos. No entanto, podemos estimar a idade do cachorro através de alterações físicas ao longo dos anos. Quando um cão está crescendo e se desenvolvendo, podemos comparar ele com uma criança, já quando está na fase que atingiu seu tamanho final ele seria um adulto. Quando ficam mais velhos, geralmente apresentam sinais de velhice, assim como nos humanos. Porém, cada fase chega em um momento diferente, pois isso depende do porte do cachorro.  Então, não é mais válido dizer que um ano do cachorro é igual a sete anos nossos, pois cada raça tem um desenvolvimento.

Vamos deixar abaixo uma nova fórmula para que você possa calcular de acordo com a idade do seu pet.

Nova fórmula para calcular a idade do cachorro

Cães de porte pequeno: possuem geralmente até 10 kg, então vamos deixar uma fórmula aqui de como você pode realizar o novo cálculo. Se seu cachorrinho tiver 2 anos, você precisará multiplicar por 4,5. Assim você terá uma média aproximada da idade do seu amigo em relação ao humano. Cães de porte pequeno tendem a ter o período da infância mais curto, por isso não crescem tanto. Por exemplo:

Um shihtzu de 2 anos de idade, segundo esta fórmula, temos:


2 x 4,5
= 9

Cães de porte médio: possuem geralmente entre 10 a 20 kg e devem ter seus anos de vida multiplicados por 5,7. Então, como exemplos, vamos imaginar um beagle com 2 anos de idade:

= 2 x 5,7
= 11,4

Geralmente costumam ter a infância até 1 ano de idade e depois já consideramos um animal adulto. O cão mais velho do mundo era um Boiadeiro Australiano, que viveu 29 anos e cinco meses.

Cães de porte grande: são cães que possuem mais de 21 kg, e sua idade deve ser multiplicada por 8. Sendo assim, vamos imaginar um labrador com 2 anos de idade:

= 2 x 8
= 16

Eles possuem uma infância mais longa, sendo assim eles tendem a se desenvolver até próximo dos dois anos de idade. Contudo, ficam mais cedo idosos.

Os cães dependem do porte para ter uma estimativa de vida. Porém, podemos dizer que em geral eles podem chegar até os 20 anos. Outra coisa que influencia muito na idade é ao tratamento que o pet recebeu, o que ele come e se ele possuí uma vida saudável. Conheça um pouco sobre cada raça de cachorro no nosso guia de raças clicando aqui.

Agora que você conhece a nova forma de calcular a idade do cachorro, deixe seu comentário nos contando a idade do seu pet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *