Início » Correr com cachorro é mesmo possível?

Correr com cachorro é mesmo possível?

correr com cachorro

A corrida é um exercício que faz muito bem para a nossa saúde e pode ser praticada de maneira bem simples, o importante é se animar e … começar. A prática desta atividade pode ser iniciada juntamente com seu melhor amigo, sabia? Porém, existem cuidados tanto para você que quer iniciar, quanto para seu cachorro. Sou a Kelianne, mamãe da @bellabeagleig e vou te contar como você pode começar a correr com cachorro.

Primeiramente vamos lembrar que todos podem praticar a corrida. Porém, ambos precisam estar em dia com sua saúde. Então mamãe e papais não esqueçam de consultar seu médico e também de levar seu filho (a) de patas para um check up antes do início da atividade.

Consulte seu veterinário para saber com qual idade seu cachorro poderá iniciar a atividade; o ideal é que seu cachorro já tenha parado de crescer há algum tempo. Normalmente isso ocorre por volta dos 18 aos 24 meses. Mas depende da raça e porte esperado.

Quantos km um cachorro consegue correr?

Os cachorros não correm grandes distâncias, estima-se que um cão consiga percorrer em média 3 km. Contudo, isso vai variar conforme a raça e a idade do seu cachorro. 

Mas, antes de correr com seu cachorro, é necessário saber se ele gosta desta atividade. Por exemplo, raças como Border Collie, Galgos, Whippet e Husky são cães que gostam de praticar exercícios e correrão grandes distâncias. 

Já as raças Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Boxer, Pug e Shih Tzu não gostam muito devido ao porte físico e por apresentarem condições anatômicas que dificultam sua respiração. 

Entretanto, raças conhecidas como gigantes: Dogue Alemão, Mastim Napolitano, Bernesse, São Bernardo já possuem contraindicação de praticar atividade de corrida devido a grande sobrecarga nas suas articulações.

Correr com cachorro: cuidados 

Para correr com cachorro, o clima e outras situações interferem nas condições que favorecem a prática mais segura da atividade. Portanto, a condição mais importante a ser avaliada para correr com um cachorro é a  temperatura adequada, optando pelas primeiras horas do dia ou fim de tarde. Para testar o local você pode colocar as mãos no chão ou mesmo os pés descalços e verificar a temperatura antes de iniciar a atividade.

Não esqueçam o filtro solar! Sim, no mercado pet temos muitas marcas de filtro solar de diversas cores também. Cães com pelagem clara necessitam desse cuidado e proteção.

Procure iniciar com caminhadas leves e curtas, observe atentamente seu cachorro se ele mostra sinais de cansaço como: respiração muito rápida, saliva excessiva, língua menos vermelha, se ele faz menção a “parada” durante a caminhada, por exemplo. Por isso, até que você perceba que seu cachorro está em condições de aumentar gradativamente a intensidade e/ou velocidade e também a distância percorrida, comece devagar. Caso note seu cachorro muito cansado, pare, faça uma pausa, ofereça água e somente depois recomece.

Uma dica muito importante ao sair para correr com cachorro é evitar áreas de asfalto, dê preferência sempre a pistas de terra ou grama. Pois, as pistas de asfalto absorvem  muito calor e não absorvem o impacto sendo prejudicial tanto para seu cachorro como para você devido a sobrecarga nas articulações. 

Por fim e super importante sempre que for correr com cachorro: Hidrate-se muito bem! Isso mesmo que você leu: Não esqueça de beber água e também de oferecer água ao seu cachorro até a sua respiração não parecer mais ofegante, pois assim sabemos que a quantidade de agua ingerida foi suficiente, pois a hidratação é muito importante para saúde de vocês dois.

Correr com cachorro: benefícios

Muito se fala nos benefícios para saúde tanto do tutor. Mas quando a corrida é acompanhada do seu melhor amigo, os benefícios vão muito além:

  • Controle de peso de ambos
  • Socialização de ambos
  • Trabalhar os sentidos: visão, tato, paladar, audição e olfato
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  • Diminui o risco de doenças
  • Gastar a energia em excesso 
  • Elimina praticamente todos os comportamentos indesejados como: destruir coisas, chorar/latir demais, se lamber compulsivamente, ansiedade e agressividade com outras pessoas ou cães.
  • Momentos felizes lado a lado.
  • Fortalece os laços entre vocês.

Ao término da atividade procure verificar as patas do seu cachorro para identificar algum local que possa ter sido machucado e tratá-lo o mais breve possível. Além disso, observe se nenhum objeto ficou preso entre os dedos do pet, gerando incômodo.

Para saber mais sobre a prática da corrida com cachorros, visite a matéria da Matilha Brasil e conheça tudo sobre Canicross e também saiba muito mais sobre os equipamentos necessários.

Por fim, experimente novas paisagens, escolhendo lugares na natureza vocês vão aproveitar muito mais este momento e a parceria proporcionada a ambos. Não tem momento melhor que ver seu cão feliz ao seu lado.

O que acham de iniciar o próximo ano fazendo atividade física em ótima companhia ? Boa idéia hein ?!! Me conta aqui nos comentários se você já experiemntou correr com cachorro.