Início » Dia do Veterinário

Dia do Veterinário

dia do Veterinário - Vetex

Olá amigos!! Hoje eu, o Leon dos @ursinhoschwochow, vou latir sobre uma data muito importante! O dia dos titios que amam picar nossos popô.  O dia do Veterinário! Esses tios que cuidam de mim e dos meus amigos de quatro patas. Eu não tenho muita afinidade com veterinários homens. Mas as titias sempre ganham meu coração e eu acabo deixando elas cuidarem de mim! 

Fala sério! Existe dia pra tanta coisa que os tios vets também precisavam de um dia para eles. Mas, você sabe qual é o dia do veterinário e porque é comemorado nessa data? Se você não sabe, vem comigo para ficar ligado no assunto!

Curiosidades sobre o dia do veterinário

Eu separei algumas curiosidades e o porquê dos tios terem uma data para eles:

  • O Dia do Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro.
  • No dia 09 de setembro de 1933 foi assinado o decreto que regulariza a medicina veterinária no Brasil.
  • Contudo, já existiam cursos de veterinária desde 1910, mas não eram oficiais.
  • Os veterinários além de cuidar da nossa saúde eles cuidam dos humanos, evitando que zoonoses como a raiva, cheguem até os humanos.
  • Eles também cuidam de grande parte dos alimentos de origem animal.

Viu só como os tios veterinários são mesmo muito importantes e precisam de um reconhecimento maior?

Áreas da medicina veterinária

Apesar de chamarmos todos eles de “vets”, a medicina veterinária tem várias especializações e cada profissional cuida de nós, os animais, em momentos específicos com muito mais conhecimento, porque estudam para aquelas áreas da medicina veterinária.

Por exemplo:

  • Tem veterinários especializados em tratar câncer em pets, como o tio Robson Pasquale que já participou aqui do blog NESTE POST.
  • Tem veterinários que focam em análise de exames, como os tios e tias que trabalham no Vetex para que os nossos exames fiquem pronto de forma rápida e com muita eficiência.
  • Enquanto outros que focam na saúde dos olhos e tratam de problemas como entrópio (quando o cílios, viram para dentro da vista) muito comum na minha raça, chow chow.

E assim por diante, temos veterinários cardiologistas, ortopedistas, fisioterapeutas e muitas áreas da medicina que nos ajudam em momentos específicos para cuidar da nossa saúde. E embora o clínico geral seja muito importante nas consultas de rotina e check ups, o veterinário especialista é indispensável para tratamentos específicos, assim como na medicina humana.

Saúde animal

Na década de 1960, a jornalista e veterinária Ruth Harrison lançou um livro sobre as péssimas condições de saúde dos animais de grande porte, na Inglaterra. A partir dele, o mundo começou a debater sobre o bem-estar e qualidade de saúde física e mental dos animais. Foi então que a Inglaterra criou o Conselho de Bem-estar dos Animais, em 1979, o Farm Animal Welfare Council. A partir dele e do lançamento das 5 liberdades dos animais, hoje temos os princípios de boas práticas para cuidar dos animais, como eu.

As 5 liberdades falam sobre os nosso direitos de:

  • Ser livre de fome e sede, garantindo hidratação e nutrição adequada.
  • Estar livre de desconforto, tendo condições de abrigo e descanso de qualidade.
  • Ter liberdade de expressão para comportamentos de instinto de cada espécie.
  • Ser livre de medo e estresse, preservando nossa saúde mental.
  • E por fim, livre de dores e doenças, onde entra a nossa saúde animal física, garantida pela responsabilidade do tutor e pelo médico veterinário que vai nos cuidar da prevenção ao tratamento.

Um animal deve ser bem tratado, mantendo as vacinas em dia, rotinas de consulta e também o cuidado em caso de qualquer alteração de humor e comportamento. Isso porque mostramos nossas dores, irritações e insatisfações com alteração comportamental ou na rotina, por exemplo:

  • Parando de comer
  • Apatia e fadiga
  • Irritação e reações agressivas incomuns.

Quando um pet como eu passa a rosnar sem motivo claro, é responsabilidade do tutor buscar o veterinário de confiança para investigar se o motivo não é dor ou doenças que precisam de tratamento. Por exemplo, muitas vezes o pet aparentemente não tem nada, mas pode estar com dores articulares devido a uma artrose.

E então, você tem um veterinário de confiança deseja Feliz Dia do veterinário todo ano a ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *