Início » Diferença entre gato e cachorro

Diferença entre gato e cachorro

diferenca de gato e cachorro

À primeira vista, existem diferenças em relação ao físico entre cães e gatos, mas também há diferenças no nível comportamental e emocional. Claro que os hábitos também são bem diferentes. Nesse post iremos falar sobre a diferença entre gato e cachorro por diversos aspectos.

Qual a diferença entre gato e cachorro?

De repente você quer adotar um pet, mas não sabe qual escolher. Ambos são lindos, mas eles possuem diferenças em algumas questões importantes. Algumas pessoas são mais aptas a terem um cão e outras um gato. Entre essas diferenças entre eles, temos:

Comportamento

Considerada uma das maiores diferenças, o padrão social chama atenção e atrai distintos perfis de pessoas. Os gatos são mais independentes, porém, não pode se dizer que são solitários. Suas relações são baseadas no comportamento, tratamento, preocupações territoriais e de sobrevivência. Gatos selvagens convivem em bandos quando há comida suficiente para caçar e se eles estiverem dispostos a aceitar outro gato em seu território. Já os cães vivem em matilha e buscam um líder para o grupo. Os membros do bando ou da família são fundamentais para eles.

Os gatos podem passar horas sozinhos em casa, enquanto os cães precisam de companhia. Caso isso não aconteça, eles ficam deprimidos e podem até adoecer. Além disso, os cães farão tudo o que estiver ao seu alcance para agradar ao dono. Afinal, eles consideram o humano como líder da matilha. Por sua vez, os gatos brincarão sozinhos sempre que quiserem.

Diferença entre cachorro e gato na Alimentação

Embora cães e gatos comam ração quando estão em casa, também temos outras formas de alimentação e diferenças em suas dietas. 

Os gatos perseguem suas presas, são sigilosos e caçam pássaros, roedores e até mesmo insetos. Eles só aceitam um certo tipo de comida, já que são carnívoros obrigatórios, ou seja, a presença de carne na dieta é primordial para a vida.

Os cães, entretanto, são onívoros e possuem um cardápio ligeiramente mais amplo. Eles podem consumir alguns legumes e frutas, carnes vermelhas ou brancas e até mesmo vegetais. Além disso, em uma situação de sobrevivência podem manter uma alimentação com matéria vegetal. Saiba aqui o que cachorro NÃO pode comer.

E outro fato curioso é que um cachorro pode passar mais tempo sem comer do que um gato. Já que eles utilizam sua própria gordura corporal para produzir energia. Nesse caso, é mais comum que os cães comam a sua comida em questão de minutos. Isso é especialmente comum em algumas raças, como o labrador. Já os gatos podem dosar o que têm no seu comedouro ao longo do dia.

Higiene

Outra grande diferença entre gato e cachorro é a higiene. Os cães não cuidam disso sozinhos e se não forem banhados com certa frequência, acabam emanando um cheiro forte. Em contrapartida, os gatos podem passar o dia todo se limpando. É improvável que eles fiquem com mal cheiro e caso isso aconteça, é um sinal de que algo está acontecendo com ele. Portanto, nessa situação, é de suma importância sua ida ao veterinário.

Domesticação

O gato por ser mais independente, geralmente é mais difícil de aprender alguns hábitos. Podemos dizer que ele fará o que quiser, de acordo com cada ocasião imposta. Porém, são facilmente treinados no quesito de hábitos de higiene, como o uso da caixa sanitária, já que esse hábito envolve o instinto. O cão já é o oposto disso, o filhote que é treinado pode ser extremamente obediente em todas as situações, seja em casa ou em qualquer outro lugar, pois adoram agradar seu líder.

Habilidades Físicas

Para a caça, ambos também são distintos. Os gatos possuem uma excelente visão noturna, boa audição e olfato, uma extraordinária flexibilidade e uma excelente capacidade de correr e pular. Já os cães se destacam pela sua capacidade de rastreamento, devido ao excelente olfato e audição. 

Os gatos podem saltar e subir, lhes dando mais opções quando precisam caçar ou até mesmo para fugir quando se sentem ameaçados. Os cães já são mais presos ao chão e quando se sentem ameaçados, respondem com luta ou fuga, sendo mais propenso a reagir com agressão, pois sua capacidade de fugir é limitada.

Proteção e Territorialidade

Quando se trata de proteção, o cachorro não irá hesitar em cuidar do seu dono, onde quer que esteja e independente do perigo que o espera. Já o gato, a única situação em que ele irá atacar, é se considerar que seu espaço está sendo invadido. E não importa para ele se quem está se aproximando é alguém da casa ou um estranho.

Já na questão de territorialidade, quando um gato chega em uma casa nova, uma das primeiras coisas que ele irá fazer é deixar sem cheiro em todos os lugares. E como ele fará isso? Se esfregando contra paredes, móveis, objetos e até pessoas. Enquanto os cães, a menos que haja mais de um em casa, eles não marcarão o território como sendo seu.

Que cães e gatos são completamente diferentes, não podemos negar. No entanto, eles serão a sua melhor companhia e os melhores animais de estimação que podemos ter. Sempre leve em consideração as necessidades específicas de cada um e ofereça todo o seu amor. Em troca, eles lhe darão lealdade e se tornarão seus melhores amigos.

E então, para você qual é a principal diferença entre cachorro e gato?