O enriquecimento ambiental para cães é uma forma de deixarmos o ambiente que nossos peludos vivem mais divertido, gastando sua energia física e mental, de forma lúdica e saudável, evitando assim, problemas comportamentais. Então vamos entender melhor sobre o enriquecimento ambiental e o que você pode fazer para melhorar a vida do seu cachorro?
O que é Enriquecimento Ambiental para cães?
Como o nome já diz, o enriquecimento ambiental para cães é uma forma de enriquecer o ambiente onde o seu pet vive. Ou seja, criar situações para melhorar a qualidade de vida do seu cão, permitindo que ele expresse os seus comportamentos naturais e estimulando o seu psicológico.
Assim como nós, os animais também podem sofrer com problemas psicológicos. Alguns problemas como as estereotipias, a ansiedade por separação e o estresse, são mais comuns em cães do que você imagina. Por isso a importância do enriquecimento ambiental, que é a melhor forma de prevenção para estes tipos de problemas, além de dar qualidade de vida e bem-estar ao pet.
Nossos pets tem necessidades próprias da sua espécie e precisam exercer certas atividades para se sentir bem. Por exemplo: todo cão precisa caçar, farejar, correr e socializar. Pois isso faz parte da vida canina na natureza e em matilha. Afinal, ainda que o tempo tenha passado, a origem canina (dos lobos também) é essa. Então cabe a nós, tutores responsáveis, simular situações que chamamos de enriquecimento ambiental, para atender esses instintos. Assim permitimos que nossos cães sejam cães, com qualidade de vida.
Vantagens do Enriquecimento Ambiental para cães
O enriquecimento aumenta os desafios e cria novidades para o cão. Assim, torna o ambiente menos óbvio e gera estímulos para os seus instintos naturais como faro, caça, corridas etc. Por esse motivo, os benefícios são:
- Aumento da autoestima e da autoconfiança do cão;
- Gasto de energia física e mental;
- Diminuição do medo/agressividade;
- Reconexão com instintos primitivos;
- Estímulo do olfato;
- E o desenvolvimento da inteligência, que facilita o aprendizado de comportamento desejado.
Quando o cão passa muito tempo sozinho, sem ter atividades, por não gastar a energia necessária, pode apresentar algumas alterações de comportamento. Por exemplo, excesso de latidos, destruição de móveis, ansiedade, depressão, estresse e comportamentos repetitivos como correr atrás do rabo ou em círculos, além de lamber a patinha até tirar os pelos e abrir feridas.
Tipo de enriquecimento ambiental para cães
Podemos considerar que o enriquecimento ambiental se divide em 5 tipos, sendo eles:
Cognitivo
Consiste em promover estímulos, problemas ou situações que o seu pet precisa resolver estimulando a sua capacidade intelectual como: coordenação motora, concentração, memória e raciocínio. Para isso, geralmente são criadas brincadeiras no estilo esconde-esconde com alimentos, em brinquedos recheáveis, tapetes de fuçar e tabuleiros. Nesses cenários o pet sempre tem um problema e um desafio:
- Problema: conseguir conquistar o alimento, que é a sua recompensa.
- Desafio: vencer o brinquedo ou dinâmica da brincadeira, usando o raciocínio, aprendizados anteriores e o faro.
Social
Aumenta a interação com outros cães ou outros animais, da mesma forma como acontece na natureza, sob supervisão e com segurança. Por exemplo, praticamos isso sem perceber quando deixamos nosso cão cheirar ou brincar com outro pet no passeio. Além desta, veja algumas formas de promover socialização:
- Passeios diários em parques e praças pet.
- Recompensa sempre que o pet se comporta bem perto de outro animal.
- Permitir que o pet fareje onde outro pet passou e marcou território. Aliás, é por isso que os cães gostam tanto de farejar as árvores e postes, isso é socialização.
- Idas a creche pet
- Adestramento focado em socialização.
Sensorial
Fornecer estímulos sensoriais em que o cão possa utilizar os seus cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Por exemplo:
- Brinquedos com recheio congelado (onde muda a textura e temperatura do brinquedo e do alimento, criando sensações diferentes)
- Apresentação de alimentos novos que enriquecem o paladar.
- Brinquedos com texturas diferentes, como mordedores com cerdas.
- Pelúcias com várias texturas, como lona, corda, tecido pelúcia etc.
- Brinquedos com apito ou qualquer outro barulho, que vão das bolinhas às pelúcias.
Físico
Por meio de objetos, podemos simular o ambiente mais natural e adequado para os cães, como obstáculos, esconderijos, subir e descer. Além disso, também conseguimos criar brincadeiras com elementos de agility e até o clássico buscar a bolinha já o faz se exercitar e se divertir.
Alimentar
Utilizar a comida como enriquecimento por meio de novos petiscos ou a forma como o cão é alimentado. Isso porque você oferece a oportunidade de procura e caça de alimentos de diferentes maneiras, assim, evite a previsibilidade na hora da alimentação. Para isso existem diversos tipos de comedouros e também os brinquedos interativos, veja:
- Brinquedos recheáveis de diferentes dificuldades.
- Recheios sólidos, pastosos e congelados dificultam o grau do EA Alimentar.
- Já os comedouros lentos podem ser incríveis para o enriquecimento ambiental, mas também para promover a alimentação lenta e evitar a temida torção gástrica.
Observações Importantes
- Após a refeição, guarde o brinquedo em um local seguro.
- Evite deixar comida e brinquedos recheados quando sair de casa, caso tenha mais de um cão, para não causar brigas e disputas por alimento.
- Monitore o momento da interação do seu cão com o brinquedo.
- E caso tenha mais de um cão, ofereça a comida em brinquedos diferentes.
Essas são algumas dicas de como podemos proporcionar enriquecimento ambiental para cães. E então, qual desses enriquecimentos você costuma praticar?
