É muito difícil ver o gato espirrando e muitos tutores acabam se assustando quando escutam. Porém, pode ser um sinal de alerta de que algo está errado. O espirro é algo fisiológico, porém, nunca em excesso ou com outros sinais acompanhados dele. Por isso, se você ouvir seu gato espirrando é legal observar se não existe algum outro sintoma acompanhado.
Gato espirrando
Quando você escuta seu gato espirrando esporadicamente e ele não apresenta nenhuma outra alteração, não é necessário levar ao veterinário ou entrar em desespero. Porém, existem outras situações que são mais preocupantes. Mas num geral o espirro é um mecanismo de defesa natural que funciona para expulsar algo estranho da via respiratória. Mas se seu gato estiver espirrando e amuado, com febre, secreção ou algum outro sintoma é um sinal de alerta que algo grave pode estar acontecendo.
Gato espirrando sangue
O gato espirrando sangue não é algo muito comum de se ver. Contudo, é necessário tomar providências rapidamente. Existem muitos motivos para o gato espirrar sangue, como:
- Corpo estranho: além do sangramento, será possível perceber que o gato está incomodado com algo em seu focinho, podendo ser grama, alimento ou outras coisas;
- Bordetelose: é uma infecção que acomete o trato respiratório do pet e quando está em um estágio mais grave, é comum ver gato espirrando sangue;
- Problemas dentários: caso haja algum problema nos dentes do seu gato, pode ser que a longo prazo ele comece a espirrar sangue;
- Anemia: se a anemia estiver grave o gato pode espirrar sangue;
- Envenenamento: um dos sinais é sangramento nasal;
Existem outros motivos, porém, são menos comuns. Mas o gato espirrando sangue não é algo normal e necessita de avaliação do veterinário, que poderá pedir alguns exames para saber como está a saúde do seu pet como:
- Hemograma completo;
- Cultura bacteriana;
- Radiografia;
- Biópsia caso seja encontrado algum nódulo;
O veterinário conduzirá o tratamento da melhor forma para que o sangramento melhore de forma rápida e eficaz.
Doenças de gato
Algumas doenças podem causar espirro como sintoma e por isso é importante estar atento a outros sinais que o gato possa apresentar. As principais doenças de gato espirrando são:
- Rinotraqueíte viral felina: é responsável por cerca de 50% dos casos de gato espirrando. É uma doença que causa febre, conjuntivite, falta de apetite, espirros, corrimento nasal e outros sintomas.
- Problemas alérgicos: os felinos também podem ser alérgicos a ácaros, alimentos, poeira, pólen e mofo, isso pode causar tosse e fazer com que o gato espirre. Para descobrir se é um processo alérgico, o veterinário vai recomendar que você comece afastando as prováveis fontes de alergia do seu pet;
- Vírus da imunodeficiência felina (FIV): é uma doença grave que ataca o sistema imunológico e é transmitida pelo contato com a saliva e as unhas de um gato infectado. Ela não tem cura, mas pode ser controlada se diagnosticada precocemente.
- Calicivírus felino: infecção viral que causa espirros, bolhas, feridas na região bucal, salivação excessiva e febre. Um dos principais sintomas é o gato espirrando e salivando muito;
- Clamídia Ocular Felina: é uma doença bacteriana que tem como sintomas lacrimejamento e espirro, é uma conjuntivite felina. Em casos mais avançados pode levar a problemas na córnea, tosse e espirro;
Existem diversos problemas para causar o espirro nos gatos e por isso é necessária a avaliação de um profissional para que o tratamento seja eficaz.
Diagnóstico de gato espirrando
O veterinário vai observar os sintomas que o gato espirrando apresenta e começará uma bateria de exames para ver o que está acontecendo, fazendo assim um Check Up completo comi:
- Exame físico completo;
- Aferição a temperatura: para saber se o gato está com febre;
- Ausculta pulmonar: para saber como está o pulmão e se houve comprometimento ou pneumonia;
- Hemograma para ver se há alguma infecção;
- Teste de FIV e FELV para descartar uma possível doença;
- Cultura bacteriana: caso o gato está espirrando alguma secreção;
- Radiografia para avaliação do pulmão e seios nasais;
O veterinário pode escolher realizar outros exames também para complementar o diagnóstico. Geralmente os locais onde mais ocorrem incidência de gatos espirrando são em gatis ou locais onde se tem muitos gatos juntos, pois a proliferação de doenças é maior, devido ao acúmulo de gatos.
Consulte aqui o Vetex mais próximo de sua casa e agende já seus exames.
Cuidados gato espirrando
Se você observar o gato espirrando, a primeira coisa é levar ao veterinário, para que ele possa ser examinado e o diagnóstico de alguma doença seja feita precocemente. Além disso, caso você tenha outros gatos, o ideal é separar para evitar que a doença se propague entre eles. Faça o tratamento conforme for orientado pelo veterinário e realize os retornos de forma correta. Caso perceba que não está tendo resultado avise-o para que possa alterar o tratamento.
Mantenha a casa ventilada e o ambiente limpo para que o pó e os ácaros não se proliferam no ambiente, caso o gato esteja espirrando por alergia. Mantenha a vacinação em dia. Evite que seu gato saia de casa, para que ele não se contamine pelo contato com outros gatos ou que ele contamine algum gato saudável.
Se você gostou deste post compartilhe com seus amigos que tem gato, para que eles fiquem alertas caso ouçam o gato espirrando e saibam o que fazer.
natural ed cures
thank you for sharing this article post
Merci beaucoup pour ce sujet
Very interesting post. This is my first time visit here. I found so many interesting stuff in your blog especially its discussion. Thanks for the post!
Very interesting post. This is my first time visit here. I found so many interesting stuff in your blog especially its discussion. Thanks for the post!
In cats, sneezing is a common symptom of upper respiratory infections (URIs). Upper respiratory infections, also known as the common cold or cat flu, can be viral, bacterial, or even fungal, though this is less common.
After reading your article, I have some doubts about gate.io. I don’t know if you’re free? I would like to consult with you. thank you.
Wow! This blog looks just like my old one! It’s on a entirely different topic but it has pretty much the same page layout
and design. Outstanding choice of colors!