O Gato Persa é sem dúvidas o felino doméstico mais conhecido do mundo. É fácil reconhecer o Gato Persa de longe, suas principais características são o focinho achatado e os pelos longos. Eles são únicos e são extremamente populares em todo o mundo, inclusive pelo filme Garfield, que é um persa. Além disso, são muito dóceis e tranquilos e por isso adorados pelas famílias. Vamos conhecer mais sobre esta raça de gato encantadora e cheia de charme.
História do Gato Persa
O Gato Persa é uma das raças mais antigas de gatos do mundo, sua origem foi na Pérsia, onde atualmente é o Irã. Esta raça foi levada para a Europa no século XVII pelo viajante italiano Pietro Della Valle. Porém, somente no século XIX os gatos Persa ficaram populares, e foi aí que foram levados para Inglaterra onde cruzaram com o Angorá, ficando assim com a sua atual aparência peluda. O gato Persa ficou ainda mais conhecido quando a Rainha Vitória teve seu primeiro exemplar.
Padrão da raça
O Persa deve possuir o corpo maciço, compacto e robusto, tendo ossatura forte, patas grossas e curtas e sua cauda também deve ser curta. Enquanto a pelagem deve ser longa, abundante e densa em todo o corpo e devem apresentar um colar de pelos ao redor do pescoço, sendo que precisam ser mais longos e volumosos até o peito.
Sua cabeça deve ser ampla e arredondada, com bochechas cheias e nariz curto, que deve ser posicionado entre os seus olhos grandes e distantes um do outro, fazendo lembrar uma coruja. Enquanto as orelhas devem ser curtas, espaçadas e arredondadas.
Este é o padrão que foi estabelecido internacionalmente para a raça. Porém, eles recebem três classificações diferentes, sendo elas:
- Show ou Exposição: Persas que possuem todos os padrões da raça podem ir para exposições para passar por avaliação dos juízes;
- Breeder: Gatos que são próximos ao padrão. Serão importantes para criação ou podem ir para a exposição, porém, não ganharão a melhor posição. Possuem alguma característica indesejada como: posicionamento de olhos ou focinho errado ou leve prognatismo;
- Pet: são Persas que fogem do padrão, mas que possuem pedigree. Eles têm faltas desqualificantes, mas ainda assim conseguem o pedigree, mas não são gatos reprodutores, e é importante a castração para não passarem características indesejadas.
Mesmo que seu gato persa seja pet, ele possui características do persa e são maravilhosos, merecendo todo cuidado e amor do mundo!
Cores do Gato Persa
Eles possuem uma variedade grande de cores de pelos, porém, as mais encontradas são: chocolate, vermelho, creme, preto, branco, lilás e azul, sendo estas cores sólidas. O Gato Persa possui outros dois tipos de cor de pelagem, as bicolores e até mesmo tricolores quando são fêmeas.
Por isso, fique tranquilo, pois existe uma variedade enorme para você escolher a cor do seu gato persa.
Temperamento
Podem possuir uma carinha invocada, mas o Gato Persa é extremamente sociável, gentil e carinhoso. São muito calmos e preferem passar o dia observando ao invés de ficar pulando ou explorando a casa. São gatos de rotinas calmas e gostam de descansar onde possam ver todos da casa. Além disso, são espertos e inteligentes sabem ser independentes e conseguem brincar bem sozinhos. Por isso, procure gatificar o ambiente para que ele se distraia caso fique sozinho. Clique aqui e veja como gatificar sua casa.
Saúde do Gato Persa
Por ter algumas características próprias como o focinho achatado, olhos mais expostos, o gato Persa, possui uma propensão maior para ter alguns problemas. Eles também possuem alguns problemas genéticos. Por isso é importante estar atento ao criador onde você adquire seu amigo. As principais doenças que afetam o gato Persa são:
- Problemas respiratórios: por conta do focinho achatado, eles podem sofrer mais com as mudanças de temperatura. Então, fique atento a dias muito quentes, pois seu amigo pode ter uma maior dificuldade de respirar. Evite deixar seu persa exposto a poluição, pois pode prejudicar sua respiração;
- Problemas oculares: por ter a face achatada, possuem um maior risco de apresentarem entrópio (cílios voltados para dentro), glaucoma primario (por conta da pressão nos olhos, problemas no canal lacrimal (gerando lacrimejamento) e sequestro da córnea (degeneração do colágeno);
- Problemas odontológicos: por conta do formato da cabeça, os dentes do gato persa tendem a não se alinhar corretamente, podendo gerar acúmulo de tártaro ou prejudicar a alimentação do pet;
- Rim policístico: é uma doença genética que começa com um quadro de insuficiência renal. Saiba mais sobre a insuficiência renal clicando aqui;
- Dermatite: possuem o pelo muito denso, podendo ter seborréia, micoses e até esporotricose caso não tenha cuidado. Clique aqui e saiba mais sobre a esporotricose em gatos;
Estes são os principais problemas de saúde do gato persa. Por isso, é ideal que pelo menos uma vez por ano você realize um Check Up completo no seu persa para ver como está sua saúde.
Preço do Gato Persa
É necessário pesquisar bem antes de adquirir seu gato persa, procure um gatil de confiança, que realize exame de seus reprodutores e que se preocupe com a saúde do pet. O preço do gato Persa é em média R $3.500,00, considerando que será um animal com pedigree e que os pais são saudáveis. Sempre desconfie de locais que vendem o pet muito abaixo do preço, pois provavelmente não há um controle rigoroso da saúde.
Se você gostou deste post compartilhe com seu amigo que quer ter um gato persa.
E saiba mais sobre a raça do maior gato do mundo, o maine coon!