Início » Gatos peludos: Conheça as raças e cuidados com eles!

Gatos peludos: Conheça as raças e cuidados com eles!

Gatos peludos Conheça as raças e cuidados com eles!

Sem dúvidas os gatinhos peludos chamam a atenção por onde passam por parecerem muitas vezes bolinhas felpudas. Você sabia que os gatos peludos necessitam de atenção e cuidado com sua pelagem e que existem algumas raças que são mais peludas que outras? Normalmente os esses gatinhos são super carinhosos e companheiros. Mas é preciso ficar atento para não formar nós ou ter problemas com bolas de pelo.

Ficou curioso para conhecer esses gatinhos peludos, suas cores e raças? Acompanhe até o final!

Raças de Gatos peludos

Algumas raças são super conhecidas e outras poucas pessoas já ouviram falar, mas as principais raça de gatos peludos são:

  • Persa: extremamente popular, provavelmente você já viu um persa alguma vez. Normalmente apresentam cores sólidas, porém, podem ser bicolores ou malhados. Sua principal característica é o focinho achatado que dá um toque de charme.
  • Maine Coon: é uma raça que vem ganhando grande destaque por conta de seu tamanho. Eles podem chegar a pesar em média 10 kg. Além disso, são muito brincalhões e normalmente se dão bem com todos.
  • Ragdoll: vem ganhando destaque por conta de sua aparência fofa e seu temperamento dócil. É muito conhecido como “boneca de pano” adoram ganhar um carinho e são altamente apegados à família.
  • Angorá: são gatinhos muito populares e que conquistam as pessoas por conta de suas cores e cauda peluda. São extremamente sociáveis, energéticos e gostam muito de água. Então não estranhe se você ver esse peludinho brincando na água.
  • Sagrado da Birmânia: é um gatinho pouco conhecido no Brasil. Mas é muito amigável e brincalhão. Sua cor normalmente é preto ou branco. Não gostam muito de lugares altos, preferindo ficar no chão.

Gato preto peludo

Muitos mitos infelizmente rodeiam os gatos pretos. Mas a verdade é que eles são extremamente carinhosos e amorosos e não vão fazer mal a você. Alguns lugares no mundo como na Ásia, Grã Bretanha, Irlanda e Inglaterra, as pessoas torcem para encontrar gatinhos pretos na rua, pois é considerado um sinal de sorte. Você sabia que eles possuem um dia para eles no calendário? Pois bem, dia 27 de outubro é comemorado o dia do gato preto, para conscientizar as pessoas de que eles não trazem azar.

Existem algumas raças que possuem gatos peludos pretos como o Persa, American Curl, Maine Coon, Gato da Floresta Norueguesa, Siberiano, Angorá Turco, entre outros. Porém, os gatos pretos são os que menos são adotados. Porém, existem muitos gatinhos pretos peludos esperando por um lar em abrigos. Já pensou em adotar um?

Gato cinza peludo

Esta é uma das cores mais difíceis de se encontrar, seja ele peludo ou não. Mas sem dúvidas roubam a atenção por onde passam e existem diversos tons de cinza, desde os mais claros até os mais escuros. A chance de se encontrar um gatinho cinza abandonado é menor, comparado aos pretos. Contudo, pode ser que você encontre por ai. As raças que normalmente conseguimos encontrar gatos peludos cinza são: Nebelung, Persa e Angorá Turco. 

Gato branco peludo

Os gatos brancos são bastante populares, geralmente possuem um comportamento mais calmo e podem ser encontrados em algumas ongs para adoção. Porém, normalmente são adotados mais rapidamente, principalmente se tiver raça. E existem várias raças de gatos peludos brancos, como: Angorá, Persa, Maine Coon, Ragdoll, Himalaio, Turkish Van, entre outras raças.

Gato grande e peludo

O maior gato peludo doméstico que temos é o Maine Coon, podendo chegar a 10 kg, e 100 centímetros de comprimento. Mas, normalmente, chegam ao seu tamanho final apenas com 3 anos de vida. Porém, isso pode variar de gato pra gato. Embora sejam gigantes, são extremamente dóceis e independentes. Existem diversas cores de Maine Coon, mas não importa a cor, aonde ele passa ele chama a atenção por conta de seu tamanho. A coloração branca é uma das mais visadas pelos criadores.

Se você pensa em ter um, saiba que eles precisam de espaço para se exercitarem, amam brincar e gostam de jogos interativos. Além disso, cuidado na hora da alimentação, pois são mais propensos a desenvolver obesidade.

Cuidados com gatos peludos

Gatinhos peludos necessitam de um cuidado redobrado com os pelos. Isso porque o pelo longo pode ser mais propício à dermatites, infecções e outros problemas de pele. O ideal é escovar seu amigo pelo menos dia sim dia não, para manter o pelo saudável e avaliar se não há nenhuma lesão na pele. Procure acostumar seu gato com a escovação, este momento precisa ser um momento calmo e tranquilo para ambos, para não estressar seu amigo. Lembre-se de somente escovar o rabo do seu gato, nunca puxe os pelos ou tente tirar um nó com mais força. isso porque pode estressá-lo, então tenha cuidado.

Escolha o material ideal para que possa escovar o seu gato, existe uma escova especial chamada “pluck brushes”, ela auxilia a remoção de subpelo e pelos mortos. Podemos usar também escovas de cerdas naturais ou pente de metal com dentes amplos. Além disso, tenha um produto de desembaraçador por perto, pois se necessário aplique para facilitar o desembolo. Cuidado com banhos frequentes em gatos peludos. Afinal, eles podem desenvolver dermatites mais facilmente, principalmente quando não são secos adequadamente. 

Você já conhecia os gatos peludos e sabia os cuidados com a pelagem deles? Deixe seu comentário sobre qual raça de gatinho você acha mais fofo!