Olá, meu nome é Nala, sou a primeira embaixadora do VETEX! Neste post vou responder umas das perguntas que vocês mais fazem para mim e para mamãe no Instagram, que é “Como é ter um Golden Retriever em um apartamento? ”
As pessoas acham que para apartamento é melhor cachorro pequeno. Isso porque o espaço é menor e eu entendo. Mas já parou para pensar que isso não importa e o que temos que pensar é nas características de cada raça como por exemplo temperamento da raça, nível de energia e na rotina que será estabelecida entre pet e tutor?
Quem conhece o Golden, sabe que somos muito inteligentes, curiosos, carinhosos, companheiros e acima de tudo com muita disposição para brincar. Mas isso não seria um empecilho para morar em apartamento? Te afirmo que Não!
Se você está confuso em ter ou não um Golden Retriever em apartamento, vamos começar do zero para você entender de uma vez por todas que tamanho não é documento. Bora lá?
É possível ter um Golden Retriever em apartamento?
A resposta é SIM!! Para ter um Golden Retriever não é necessário muito espaço, pois o que queremos é ficar sempre do ladinho dos nossos humanos, somos verdadeiros grudinhos.
O que precisamos é de tempo para gastar as nossas energias. Isso porque somos uma raça muito ativa. Gostamos de correr, brincar e nadar! E apesar de sermos considerados uma raça de grande porte nos adaptamos muito bem em apartamento.
Em alguns condomínios já existem os espaços pets, que infelizmente não é o meu caso. Por isso a mamãe me leva para passear pelo menos duas vezes ao dia. Passear é um momento em que a gente consegue manifestar uma grande parte dos nossos comportamentos naturais (farejar, cavar, forragear, marcar território etc.). Por isso, variar o trajeto do passeio e fazer passeios “na natureza” nos proporcionam novas e ricas experiências. Alguns dias da semana eu também fico em creche, isso também ajuda no meu trabalho de sociabilização.
Nesse vídeo sobre melhores raças para apartamento, você pode ter mais dicas de como se preparar para ter um golden mesmo morando em apartamento:
Sobre o nosso temperamento?
Somos alegres, divertidos, adoramos uma bagunça e aprender coisas novas. Somos uma raça que não late muito, o que é muito vantajoso para se ter em um apartamento. Afinal de contas, ninguém quer um cachorro latindo ou chorando quando o seu tutor vai trabalhar, não é mesmo?
Também somos uma raça um pouco distraída, nossos treinamentos precisam ser curtos para que realmente funcione. Isso porque às vezes estamos treinando o “senta”, “deita” e o “fica” e de repente já estamos olhando as folhas no chão, o vizinho que passa (rsrsrs), o barulho da TV, etc.
Ah! Não posso esquecer que adoramos crianças. Não tem nada melhor do que descer para dar uma voltinha no bairro e quando passo pelo parquinho, vejo aquelas crianças cheias de energias correndo na minha direção.
Como somos muito ativos é ideal que os nossos humanos sempre separem um tempo para passear com a gente no parque e brincar de esconde-esconde. Pois sim, adoramos uma “caçada”. Sem falar da minha atividade preferida, a caça à bolinha. aliás, tem um post aqui no blog sobre a importância da bolinha para cachorro, veja aqui!
Quem me acompanha lá no meu perfil, sabe que eu largo tudo por uma brincadeira de bolinha, até a mamãe, rsrsrs. Sou capaz de ficar horas correndo atrás de uma bolinha, seja no parque, na praia ou em qualquer lugar. Se tiver uma bolinha, conte com a minha presença. Mas atividades de enriquecimento ambiental também são excelentes opções para se fazer em apartamento, sabia?
Enriquecimento Ambiental para golden retriever em apartamentos
Quem disse que não podemos nos divertir em apartamento? Com certeza você já ouviu falar sobre enriquecimento ambiental, pois bem, é uma excelente forma de nos manter ativos, além de ajudar no emocional.
A atividades de enriquecimento ambiental, evita que a gente rasgue o sofá, chinelos ou qualquer outro objeto que exista em apartamentos. Isso porque ele nos ajuda a gastar energia física e mental e diminui a nossa necessidade de fazer isso por meios próprios, atacando os móveis da casa. Mas atenção, o enriquecimento ambiental não substitui o passeio na rua. Afinal de contas, precisamos passear para mantermos o contato social.
Minhas brincadeiras preferidas
Existem diversas formas de enriquecimento ambiental que podem ser feitos em casa / apartamentos, confiram algumas dicas:
- Cabo de guerra – os “puxões” geram confiança para gente, que é uma maneira divertida de nos manter entretidos e felizes.
- Kong – brinquedo já é ótimo, agora imagine brinquedo com comida?! Isso mesmo, essa é a função do Kong. Nele você coloca comida e o nosso objetivo é comer tudinho, ele é muito legal para tratarmos a ansiedade, pois precisamos de paciência para tirar toda a comida que está dentro dele.
- Espalhar comida pela casa – pode parecer esquisito, mas isso é ótimo para aqueles cães que comem rápido. A brincadeira de caça estimula o enriquecimento sensorial (sentidos), físico (caça) e o cognitivo (desafio).
Mordedores – além de satisfazerem nosso instinto caçador, esses brinquedos também ajudam no fortalecimento dos músculos da nossa mandíbula, estimulam a produção de saliva e elimina pequenos restos alimentares que podem ficar presos nos dentes.
- Bolinhas interativas – aquelas que a gente precisa rodar e mexer para a ração sair, é um excelente exercício cognitivo, ou seja, ajudam a nossa parte mental.
Existem alguns brinquedos de enriquecimento ambiental que podem ser feitos com produtos recicláveis, clique aqui para ver 3 dicas no Canal do Youtube do Vetex!E aí, viram como é possível ter um Golden em apartamento? Comente aqui se você tem mais alguma dica! E para saber mais sobre a minha raça, golden, veja esse post aqui do blog com tudo sobre golden retriever!