Vocês já devem ter escutado a famosa frase “você trata seu cachorro ou gato como se fosse um filho” e a nossa resposta é: “sim!”. A gente realmente tem uma relação assim com eles e ser mãe de pet é único, não é mesmo?
Mãe de Pet
Mãe ama incondicionalmente, cuida, alimenta, compra os melhores produtos e brinquedos, leva para passear, entre outras mimos. E mãe de pet faz a mesma coisa, priorizando o bem-estar do pet, ao seu. Escolhemos a melhor ração, cuidamos para mantê-los a salvo de pulgas e carrapatos, escolhemos petiscos super premium e por aí vai.
Os animais fazem parte das nossas vidas e muitas pessoas ainda acham um exagero dizer que fazem parte da família. Mas a relação vem mudando com os anos, eles saíram do quintal para viver dentro de casa. E hoje estão presentes em fotos com a família, comemoram datas importantes, viajam e quando não podem ir, são hospedados em hotéis ou ficam aos cuidados de profissionais.
Amor entre pet e tutor, é o mesmo de mãe e filho
Se ainda havia dúvidas sobre isso, um estudo esclarece de vez. Uma pesquisa publicada na revista Science e liderada por Miho Nagasawa, da universidade Azabu do Japão, revela que existe um vínculo especial entre os humanos e os pets. Esse vínculo é construído através de um processo hormonal ativado quando se olham, que é muito semelhante ao que acontece entre mãe e filho.
Esse olhar dispara os níveis de ocitocina no cérebro de ambos e esse hormônio está relacionado a conduta maternal e paternal. A ocitocina também é importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança.
Para essa pesquisa, foi colocado vários cães com seus tutores em um quarto e analisaram cada interação entre eles durante 30 minutos. Após isso, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães como na de seus donos. Assim descobriram que o contato visual constante entre eles elevavam os níveis do hormônio nos cérebros de ambos.
Houve um segundo experimento, onde os pesquisadores passaram ocitocina nos focinhos de alguns cães e os colocaram em um quarto com seus donos e alguns desconhecidos. Os cães passaram a maior parte do tempo olhando para seus donos, e com isso, meia hora depois, fez com que os níveis de ocitocina crescessem também nos tutores.
“O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos”, concluiu a pesquisa.
Pet como apoio emocional
Os cães e gatos de um modo geral, ajudam as pessoas em momentos difíceis, promovendo conforto às pessoas que estão emocionalmente abaladas, como em crises de depressão e ansiedade.
Os pets trazem conforto e tranquilidade ao seu tutor. Já houve relatos de pessoas que conseguiram retomar sua vida quase normalmente, após o convívio e o companheirismo de seus animais, livrando-se do uso contínuo de medicações, por exemplo.
O pet de apoio emocional, ou ESAN, não precisa necessariamente de um adestramento específico super elaborado. Apenas saber se comportar em público, obedecer, ser bem socializado e gostar de movimento e passear bastante. Assim ele poderá acompanhar o seu tutor e formarem uma dupla incrível em prol da saúde e cumplicidade entre humano e pet.
Normalmente o animal de apoio emocional escolhido é um cachorro. Mas é possível ter outras espécies também. Nos EUA é mais comum ter uma diversidade de animais ESAN e alguns bem peculiares, como lagartos.
Mãe de cachorro
Se você tem um cachorro, sabe que, além de serem companheiros a todo momento, eles ainda te transmitem segurança. Ele cuidará de você como um guardião e será seu companheiro de todas as horas.
Os cães são anti estressantes. Sabe aquele dia que tudo deu errado? E quando você chega em casa, se depara com o seu cão, querendo apenas sua companhia e sua atenção, te chamando para brincar? Nesse instante você esquece dos problemas, não é?
A partir do momento que você tem um cachorro, você vai conhecer a verdadeira felicidade genuína. Eles são os únicos animais de estimação que quando você chega em casa, vai te receber com alegria! Pois para ele você é a coisa mais importante da vida.
Além disso, irá conhecer também o amor genuíno. Ser mãe de pet, em especial de um cão, é ter um fiel escudeiro e estará sempre com você, em todos os momentos, sem julgamentos ou interesses sociais. Os cães têm a capacidade de preencher a nossa vida de amor e leveza!
Mãe de gato
Por outro lado, conviver com um gatinho, faz com que a rotina seja transformada. Muitas vezes eles chegam ainda filhotes e com o passar do tempo, você vai se tornando a “mãe de pet bem coruja” ao acompanhar o crescimento deles. Isso inclui a primeira escalada na cama, a pulada na estante, passando pro guarda roupa e chegando ao lugar mais alto que podem.
Não precisa estranhar. Todas essas aventuras são absolutamente normais, já que a visão dos gatos é melhor de em um ângulo inclinado. Por isso eles gostam de estar no local mais alto para observar todo o ambiente. Inclusive, observar seus “humanos de estimação” e acompanhar sua rotina em casa de camarote.
Além disso, você vai se apaixonar quando ouvir o ronronar de um gato pela primeira vez. E é uma verdade absoluta, já que é cientificamente comprovado que as vibrações do ronronar do gato são capazes de nos acalmar quando estamos agitados e trazer conforto em momentos difíceis. Esse ronronar acontece quando eles se sentem confortáveis e extremamente relaxados em sua companhia, (saiba mais sobre esta curiosidade felina NESSE POST).
Você irá conviver com um ser sincero. Gatos não julgam e irão te amar incondicionalmente, não importando a forma como esteja, você jamais será julgada e poderá contar com a melhor companhia para as conversas, pois ele te dará ouvidos (algumas vezes com direito a miados como resposta!rs).
No fim das contas, você descobrirá uma relação de amor incondicional e que vai te completar de uma maneira espetacular! Porque ser mãe de pet é uma das maiores alegrias e conviver com animal é um dos grandes motivos que fazem uma casa se tornar um lar!
E então, você tem um pet em casa?
