Início » Mordedor para cachorro, qual posso oferecer ?

Mordedor para cachorro, qual posso oferecer ?

mordedores para cachorro

Morder faz parte do instinto dos cachorros, a mordida é um dos hábitos preferidos dos cães, sejam filhotes, jovens ou idosos. No entanto, o ato de morder pode estar atribuído a uma série de fatores. Sou a Kelianne, mamãe da Bella Beagle, uma mordedora nata e vou te contar neste texto tudo sobre mordedor para cachorro.

Mordedor para Cachorro

Normalmente, quando são filhotes, os cachorros possuem a mordida “fraca” com um ou outro dentinho afiado. Mas na hora das brincadeiras em família a diversão está garantida. Porém, deixar o cachorro acostumado a com brincadeiras de mordidas, ou melhor ,deixar ele roer tudo que vê pela casa, torna-se um pouco complicado no dia a dia.

Ainda quando filhotes, os cachorros mordem muito pois sentem coceira na gengiva devido ao crescimento dos dentes, além de ser a forma como interagem com outros cães e a maneira de “conhecerem” o mundo. Mas muitos cães seguem com este hábito na vida adulta, como os beagles. 

Na natureza, a mordida serve não só para a defesa mas também para o ataque do animal. Então este é um instinto que também deve ser suprido através do enriquecimento ambiental  para que ele não destrua os móveis, seu coração e o seu bolso. Na Matilha Brasil e aqui no blog tem mais textos sobre o enriquecimento ambiental.

O Mordedor para cachorro tem a função de:

  • Contribuir para o fortalecimento dos músculos da mandíbula
  • Ajuda na saúde oral auxiliando na limpeza dos dentes
  • Satisfaz o instinto natural
  • Estimula a produção de saliva
  • Promove entretenimento
  • Reduz a ansiedade
  • Gasto de energia física e mental

Tipos de Mordedor para Cachorro:

Cada mordedor para cachorro geralmente é desenvolvido à base de materiais resistentes, como o nylon, para aguentar os momentos de alívio de stress e distração, mas também, temos no mercado tipos de mordedor naturais.

Mordedores Naturais

Os mordedores naturais são feitos de partes não comestíveis de origem animal, como boi, porco ou outros animais. Pode parecer estranho, mas estes produtos passam por um rígido processo de higienização, preparo, desidratação e esterilização antes de chegar ao consumo final.

Possuem dois tipos disponíveis no mercado:

  • Tipo rígido como casco e chifre de boi
  • Tipo flexível como orelhas, vergalhos, traquéia e bexiga

Por ser natural, ativam os instintos de caça e exploração do cachorro e você pode também escondê-lo e deixar seu cachorro procurando antes de devorá-lo; ajudando no gasto de energia também através do ambiente mais atrativo para ele. 

Mordedores de Nylon

Os mordedores de nylon são os mais resistentes disponíveis no mercado. Muitos possuem sabores bastante agradáveis para cachorros, o que o torna muito mais atrativo para ser roído. Os diferentes formatos disponíveis como galhos, também facilitam a brincadeira pois corroboram para diferentes porte de cães.

O nylon é um material muito recomendado, pois não apresenta risco como outros brinquedos que podem soltar pedaços grandes e causar risco de engasgo. Este material também é considerado abrasivo por não desgasta os dentes do cachorro quando é roído. Outra vantagem é a fácil higienização e também não suja móveis e tecidos.

Entretanto, por ser considerado um material muito duro, deve ser indicado com cautela conforme idade e porte do cachorro.

Assim como qualquer brinquedo que oferecemos, o mordedor para cachorro precisa de alguns cuidados e supervisão na sua utilização. Isso porque podem ocorrer acidentes caso ocorra a ingestão de pedaços grandes.

Os mordedores naturais requerem atenção especial quanto aos pedaços que podem ser engolidos e causar engasgos. Por isso, se seu cachorro é muito guloso e tem hábito de comer muito rápido, fique atento quando oferecer este tipo de produto, alguns produtos deste tipo também podem ser congelados dificultando a mastigação e entretendo o cachorro por mais tempo.

Os mordedores mais rígidos não soltam pedaços grandes ao serem mastigados ou roídos, mas caso não seja o material e o tamanho indicado para a idade e porte do cachorro também podem causar engasgos.

Como escolher o mordedor ideal

A escolha do mordedor para cachorro ideal deve levar alguns fatores em consideração:

  • Costume e interesse do cão por roer.
  • Preferência do cachorro quanto ao tipo de material e textura
  • Força da mordida, para  escolha da resistência do mordedor para cachorro.
  • Idade do pet
  • Orientação Veterinária.

Por exemplo, alguns cães só aceitam mordedores naturais. Enquanto outros precisam de um mordedor para cachorro que seja mais flexível, seja por ser um filhote ainda com dentes de leite ou por ser um cão idoso. De todo modo, brinquedos recheáveis costumam ser uma ótima forma de iniciar e despertar interesse no pet pelo brinquedo e incentivá-lo a roer.

Por fim, sempre tenham o hábito de ler as instruções na embalagem antes de oferecer para seu cachorro. Procurem lojas confiáveis, tirem suas dúvidas com o consultor de vendas antes de adquirir e converse com seu veterinário de confiança. Desta maneira você evita acidentes e também oferece o produto de qualidade proporcionando mais entretenimento e diversão para seu cachorro.

Cuidados com o mordedor

A limpeza dos mordedores resistente ou de nylon deve ser semanal para eliminar fungos e bactérias. Indica-se a limpeza com produtos pet, pois são mais adequados por não causar irritação ao seu cachorro e também por não modificar o cheiro do produto. Após a higiene, lave o produto com água e sabão neutro, enxágue bem e deixe secar. 

Jamais use produtos tóxicos como cloro e água sanitária para a higiene de qualquer pertence do seu pet, pois pode gerar sérios problemas para ele, desde intixocação de fato, até alergias por contato. E, por fim, substitua o brinquedo quando notar que está gasto ou soltando muitos pedaços, pois ele perde a função com o pet.

Aqui em casa os dois tipos de mordedores fazem sucesso, os naturais também pode ser recheado e congelado então proporciona um bom tempo de atividade para a Bella. Enquanto os de nylon ficam na caixa de brinquedos e ela procura todos os dias escolhendo qual será o da vez. 

E vocês? Já ofereceram algum mordedor para seu cachorro? Qual tipo faz sucesso na casa de vocês? Me conta aqui nos comentários.

88 comentários em “Mordedor para cachorro, qual posso oferecer ?”

  1. I think this is among the so much important information for me.
    And i’m happy studying your article. But wanna statement on some common issues, The website style is ideal, the articles
    is truly excellent : D. Excellent process, cheers

  2. I like the helpful information you provide in your articles.
    I will bookmark your blog and check again here regularly.
    I am quite sure I’ll learn plenty of new stuff right here!

    Good luck for the next!

  3. Excellent article. Keep posting such kind of
    information on your page. Im really impressed by your blog.

    Hi there, You have performed a great job. I’ll certainly
    digg it and individually suggest to my friends.
    I’m sure they will be benefited from this site.

  4. Simply want to say your article is as astonishing.

    The clarity on your submit is simply nice and that i could suppose you are a professional on this subject.
    Well along with your permission let me to clutch your feed
    to stay up to date with forthcoming post.
    Thanks 1,000,000 and please keep up the enjoyable work.

  5. Right here is the right site for anybody who really
    wants to find out about this topic. You realize a
    whole lot its almost tough to argue with you (not that I really will need to…HaHa).
    You certainly put a brand new spin on a topic that’s been written about
    for years. Wonderful stuff, just excellent!

  6. Fantastic beat ! I would like to apprentice
    even as you amend your site, how could i subscribe for a
    weblog website? The account aided me a appropriate deal.

    I have been a little bit acquainted of this your broadcast provided vivid clear idea

  7. Hey! This is kind of off topic but I need some help from an established blog.
    Is it very difficult to set up your own blog?
    I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast.

    I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to
    start. Do you have any ideas or suggestions? With thanks

  8. Hey there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform
    are you using for this website? I’m getting fed up of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking
    at options for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *