Início » O que é adestramento?

O que é adestramento?

O que e adestramento

Faz alguns anos que virou “moda” adestrar os pets. Surgiram marcas grandes de adestramento, métodos diferentes e muito se fala da necessidade e benefícios desses treinos. Mas afinal, o que é adestramento e qual o método mais indicado? Vamos conversar sobre isso nesse post!

O que é adestramento canino?

A primeira coisa que precisamos entender é o que é adestramento canino. Não dá para saber se queremos um cão adestrado ou não, sem entender de verdade o que é adestramento. Ah, e não: não é apenas ensinar alguns comandos, como dar a pata e sentar!

Adestramento canino consiste em analisar o comportamento do indivíduo em seus ambientes naturais para aplicar metodologia de ensino e moldar o comportamento indesejado para outro mais adequado. E isso vai desde reatividade, até comportamentos naturais da vida doméstica contemporânea, como receber visitas, participar de programas familiares, socialização e tomar atitudes acertadas em momentos delicados, como contato com outras espécies, crianças e outros momentos de grandes emoções para o animal. Além disso, facilita o manejo do animal, como idas ao veterinário, banho, tosa e exames diagnósticos.

Então o adestramento vai além dos comandos. Mas visa uma modelagem adequada do comportamento animal com o objetivo de proporcionar melhor comunicação, qualidade de vida para cães e humanos, harmonizando a convivência familiar e com a sociedade.

O que é adestramento positivo

Há várias metodologias para adestrar seu pet. Porém, o mais falado hoje é o método do reforço positivo. Mas você sabe o que é adestramento positivo? De modo geral, é um meio de ensinar o pet por método positivos, indo na contramão da maioria das metodologias ainda aplicadas no Brasil, que trabalham com efeitos negativos, como dor, susto e medo.

O adestramento positivo é uma tendência mundial para educar o pet sem nenhum tipo de violência ou coerção. O objetivo é usar o reforço positivo no ensino, ou seja, incentivamos o pet a atender nossos comandos, induzindo o comportamento desejado e recompensando-o sempre que ele acerta com motivos que o agradam muito como brincadeiras, petiscos, carinhos etc. Assim, quando pensamos no que é adestramento, é preciso ter em mente que precisa ser uma grande brincadeira, como um game, onde sempre que o pet acerta, ele evolui de fase e ganha recompensas.

Como funciona

Para aplicar o adestramento positivo, o profissional vai passar por um caminho comum ao método que faz sentido para o que é adestramento positivo:

  • O primeiro passo é entender profundamente os problemas comportamentais e emocionais do seu pet.
  • Em seguida, o adestrador irá te explicar detalhadamente qual será o caminho traçado com exercícios, tempo e recompensas aplicadas no adestramento positivo do seu pet.
  • Durante as aulas é fundamental que o tutor esteja presente e ele irá aprender todo o processo de aprendizagem do seu pet e o que fazer para que o comportamento da aula seja uma constante, independente do ambiente e das pessoas ao redor do pet. Além disso, o tutor vai precisar fazer a lição de casa junto com o pet, que incluem treinos e até enriquecimento ambiental.
  • O adestrador vai te ensinar a entender a comunicação canina e ler os sinais corporais do seu pet. Isso porque não basta que ele entenda seus comandos, você também precisa entender as necessidades e emoções dele.
  • Se der tudo certo, seu pet vai amar seu adestrador. Pois ele vai entender que sempre que aquela pessoa chega, a comunicação dele com a família toda melhora e ele ainda ganha recompensas por isso.

Petisco ideias para treinos

Uma forma de recompensa super bem aceita pela maioria dos cães são os deliciosos petiscos, principalmente no início do processo! Por isso é importante ter uma seleção criteriosa nas comprinhas de petiscos para cachorro, para que o seu pet tenha uma recompensa nutritiva, saborosa e muito desejada a cada nova aula. Veja essas dicas:

  1. Busque por petiscos super premium, eles são mais saudáveis e nutritivos para o seu pet.
  2. Tente variar os sabores e descubra quais são os petiscos preferidos do seu pet. Assim você saberá que aquele petisco em específico deve ser oferecido apenas nos treinos, sendo uma recompensa muito vantajosa para o seu pet.
  3. Busque por petiscos em formatos menores ou que você possa repartir. Isso porque, petiscos muito grandes podem ser demorados para o consumo, dispersando a atenção do pet no treino, além de engordar devido ao consumo excessivo para os treinos.
  4. Petiscos macios e fáceis de consumir também são os mais recomendados. Isso porque são mais rápidos de consumir do que os crocantes, ajudando o pet a manter o foco no adestramento.
  5. Aliás, se seu pet tem tendência para engordar ou já está acima do peso, não se preocupe, há linhas de petiscos para ele nas linhas light de várias marcas.

Adestramento e comportamento canino

Por fim, vamos deixar claro que adestramento e comportamento são coisas diferentes! O Adestramento canino é a análise do comportamento e aplicação de método de ensino para adequação de comportamento e atitudes do pet, levando em consideração possíveis traumas, personalidade e emoções do pet. Isso porque o objetivo é entregar melhora na qualidade de vida do pet e da família toda.

Enquanto o comportamento canino é a resposta natural do cachorro aos estímulos recebidos, sejam eles internos ou externos. Alguns têm comportamento mais tranquilo e outros mais agitados, tem cães de comportamento manso e outros reativos. Por isso o adestramento positivo requer uma análise profunda do comportamento canino em várias situações diferentes, sob estímulos diferentes para entender como ele responde e quais exercícios são possíveis para dessensibilizar o pet de medos, traumas, irritações e outras emoções. E assim ajustar suas reações para um comportamento mais adequado sem danos emocionais para o cachorro, como pode acontecer com métodos punitivos a exemplo do choque, tranco, susto etc.

E você já adestrou seu pet? Conta para a gente a experiência do seu peludo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *