Os cães cada dia mais fazem parte da nossa vida e com isso muitos tutores procuram formas de entreter mais ainda seus pets, para que não fiquem estressados. Uma das formas que os tutores têm procurado muito é o osso para cachorro, ele é uma excelente saída. Pois estimulam seus hábitos naturais e ainda trazem algo para o cão focar. Vamos aprender um pouco mais sobre osso para cachorro neste post.
Porque dar osso para cachorro?
Para os cães, o osso é mais que bem vindo, pois auxiliam a hábitos que eles possuem a anos como roer e mastigar. Além disso, o osso para cachorro auxilia na limpeza dos dentes e estimula a gengiva do pet. Auxiliam na redução do estresse e ajudam o cachorro a ocupar a mente. Porém, não é qualquer tipo de osso que você pode oferecer para seu cachorro. Vamos conhecer alguns ossos que benéficos e quais são as restrições de alguns e se existe algum osso que faz mal para cachorro.
Osso de couro
O famoso osso de couro, aqueles branquinhos com nós nas pontas, já foi muito popular em pet shops. Porém, por conta de alguns casos ele vem sendo cada vez mais abolido da vida dos cães. Este tipo de osso tem um problema: para sua produção, é necessário o uso de materiais químicos que podem causar sérios problemas de saúde aos cães. Alguns dos produtos utilizados são o sulfito de sódio e o peróxido de hidrogênio que são misturas tóxicas. Além disso, este osso se torna mole quando o cão começa a morder, podendo fazer com que pedaços se soltem e eles acabam engolindo e engasgando com o objeto.
Osso natural para cachorro
Você ossos geralmente encontra esses ossos em açougues, podem ser de porco ou boi. Você pode oferecer ossos como pés de galinha, asinha de galinha, sobrecoxa para o seu pet de forma natural. Vamos falar um pouco mais sobre isso no tópico osso de galinha para cachorro.
Sempre que for oferecer um osso natural para o cachorro o ideal é que se congele aquele osso por no mínimo 3 dias, para eliminar possíveis bactérias ou contaminações. Nunca cozinhe o osso, pois o osso cozido gera lascas e isso pode gerar um corpo estranho.
Osso defumado para cachorro
Atualmente são muito fáceis de se encontrar em pet shops, e tem como característica principal o cheiro defumado. Porém, o grande problema é que, alguns são naturais e benéficos, mas outros recebem conservantes, aromatizantes e temperos durante o processo de defumação. Outro fato é que estes ossos se tornam quebradiços, podendo soltar lascas pontiagudas e o pet sofrer algum corte na boca ou no trato gastrointestinal.
Por conta do processo que ele passa, é comum que alguns cães apresentem diarréia ou vômito após ingeri-lo, pois não estão acostumados com este tipo de produto.
Osso de galinha para cães
Este é o mais polêmico, pois muitos veterinários não recomendam. Porém, se oferecermos da forma correta, os cães podem sim comer osso de galinha. O osso de galinha NUNCA pode ser cozido ou assado.
Ele SEMPRE deve ser oferecido cru, após ter passado pelo congelamento profilático. O ideal é consultar um veterinário que realize alimentação natural para saber quais são os ossos de galinha que são permitidos para o seu pet. Pois eles variam de acordo com o porte e a raça do pet.
Osso para cachorro filhote
O osso para cachorro filhote deve ser menos duro, de preferência específico para filhotes, para evitar problemas nos dentes e na mandíbula. Por isso, o ideal é oferecer ossos normais a partir dos 7 meses, quando a dentição já está completa, e não corre mais risco. Existem ossos especiais como osso de cálcio, osso de pele de porco, ossos de brinquedo que auxiliam e gastam essa vontade de morder do filhote. Sempre ofereça o osso sob supervisão, para que seu filhote não engasgue.
Osso de boi para cachorro
É um dos melhores ossos para oferecer para o cachorro. Além de ter um tamanho excelente, ele é extremamente saboroso, pois oferece grande quantidade de carne e cartilagem. Além disso, auxilia na limpeza bucal, limpando tártaros.
Contudo, lembre-se sempre de congelar o osso antes de oferecer ao seu pet. Por fim, outra dica é ficar próximo do seu pet quando ele estiver roendo um osso de boi, para poder retirar quando necessário.
Osso para cachorro faz mal?
O osso para cachorro não faz mal se for oferecido da forma correta. Existem algumas coisas que são extremamente importantes na hora de oferecer que você não pode se esquecer como:
- Nunca ofereça ossos cozidos ou assados para seu cachorro;
- Cuidado quando for oferecer ossos para filhotes, sempre supervisione;
- Se for oferecer ossos crus, congele por no mínimo 3 dias;
- Cuidado com ossos de couro, eles podem trazer malefícios a saúde do seu amigo a longo prazo;
- Consulte um veterinário caso você tenha alguma dúvida sobre qual osso seu cachorro pode consumir.
Os ossos sempre devem ser oferecidos sob supervisão para evitar engasgos ou asfixia do pet.
Aprenda também como fazer um Caldo de ossos para o seu cachorro aqui!
E aí, gostou do post? Comente aqui se você costuma dar osso para cachorro na sua casa!