Uma das características que mais reparamos nos cães são suas orelhas: algumas longas e caídas, outras para cima e menores, mas sempre um destaque da raça e das características individuais de cada cão. E está nela uma das coisas que mais perturbam um cachorro, a famosa Otite Canina!
Quando ela chega, logo notamos um coça-coça na orelha com a patinha. Além disso, percebemos o pet irritado com aquilo. Então é hora de observar os sintomas para entender se é Otite! Vamos entender mais sobre isso?
O que é otite canina
Otite é uma inflamação causada por leveduras, fungos ou bactérias no conduto auditivo do ouvido e pode acontecer por diversos motivos. Mas sempre causam dor, coceira, muito incômodo ao cachorro e podem evoluir para problemas mais sérios.
Até existe a possibilidade de otite em gatos, mas a doença é mais comum em cães, devido ao formato das orelhas caninas. Como a orelha do cachorro é bem maior e possui o canal auditivo bem longo, as possibilidades de inflamações por ele são maiores, bem como a dificuldade de eliminá-la.
Embora todos os cachorros possam ter otite canina, algumas raças têm maior predisposição. Isso porque elas possuem orelhas longas e caídas proporcionando um ambiente escuro, fechado e úmido (afinal, não ventila e não bate sol para secar e refrigerar o canal auditivo. É o caso do golden retriever, cocker spaniel, cavalier, pequinês, basset hound, shih tzu entre outros.
Tipos de Otite
Apesar de ter um nome só, a Otite Canina pode ser causada por agentes inflamatórios diferentes que vão desde a inflamação da própria cera do ouvido do cão até problemas causados por carrapatos. Conheça os principais tipos:
Produção excessiva de cera: cachorros que produzem muita cera podem ter um excesso dela dentro do ouvido que acaba fermentando e provocando uma inflamação no ouvido.
Fungos: o tipo mais comum é a otite canina por fungos, causando inflamação do conduto auditivo do pet.
Infecção por bactéria: a inflamação do ouvido por bactéria gera pus no ouvido e precisa ser tratada com antibiótico.
Carrapatos e Ácaros: a otite também pode ter como causa os parasitas como carrapatos e o tratamento precisa de prescrição médica e de acordo com a gravidade.
Sarna: por fim, a sarna também pode provocar inflamação nos ouvidos dos cães.
Sintomas da otite canina
E como perceber se o seu cachorro está com início de Otite? Embora os sintomas possam variar de acordo com o agente inflamatório da otite, há alguns sintomas e reações do cachorro que são clássicas e devem deixar o tutor alerta:
- Coceira intensa que leva o cão a coçar com a pata, chacoalhar as orelhas e até esfregar no chão e na parede, como se quisesse tirá-las fora.
- Se a otite estiver presente em apenas 1 dos ouvidos, é comum que o cão fique com a cabeça pendendo para o lado da orelha inflamada.
- A orelha inflamada tem mal cheiro, devido a inflamação. E se o agente causador for o fungo, esse cheiro ruim pode ser adocicado.
- Há a formação de crosta de sujidades nas orelhas e vermelhidões devido a inflamação.
- O cão passa a ouvir mal pois o canal vai se fechando devido a inchaço e inflamação.
- Ao mexer nas orelhas, o cão sente dor, chora, grita, tenta fugir ou morder.
Tratamento de Otite
Ao identificar algo errado nas orelhas do seu cachorro, leve-o ao veterinário para confirmar o diagnóstico de Otite e orientar sobre o tratamento de otite adequado para o quadro do seu cão.
Normalmente, o tratamento inclui limpeza diária dos ouvidos do cão com soro fisiológico e algodão. Além disso, o veterinário deve recomendar medicação tópica. Ou seja, aplicada diretamente dentro do ouvido do animal. Mas, em caso de otite infecciosa ou causada por parasitas, pode ser que o veterinário receite antibióticos e/ou anti-inflamatórios.
Por isso é fundamental consultar seu veterinário de confiança para que o seu cão tenha o melhor tratamento possível. E nunca automedique seu cachorro!
Como evitar otite canina
Embora evitar de fato não seja tão possível, existem alguns cuidados com cachorro que podem evitar otite canina:
- Mantenha as orelhas limpas, higienizando-as uma vez por semana.
- Cães com orelhas muito compridas, vale o uso de tiaras e elásticos por um tempinho durante o dia, para arejar o ouvido e evitar proliferação de fungos e bactérias.
- Ofereça água em um bebedouro que o pet não molhe as orelhas, evitando excesso de umidade.
- Não molhe o ouvido do seu cão durante o banho. E se você usa algodão nos ouvidos dele durante o banho, busque por algodão impermeável, pois o algodão tradicional, ao invés de afastar a água, ele chupa a água para dentro do conduto auditivo, promovendo ambiente ideal para fungos e bactérias.
Assim, você evita que a otite canina maltrate seu cachorro e o ajuda a se manter tranquilo. E então, quem aí já teve Otite?