Início » O que Peritonite Infecciosa Felina?

O que Peritonite Infecciosa Felina?

O que Peritonite Infecciosa Felina

Já ouviu falar de peritonite infecciosa felina? Esta é uma doença que afeta gatos de todas as idades e sexo. Porém, é encontra-se geralmente em gatos machos e gatos com menos de três anos. A peritonite infecciosa felina é proveniente do coronavírus, sendo esta uma mutação do coronavírus entérico felino. É uma doença silenciosa, por isso é tão importante entender do que se trata, os sintomas e como prevenir. Vamos falar sobre isso?

O que é peritonite infecciosa felina?

A peritonite infecciosa felina, mais conhecida como PIF, não é uma zoonose. Contudo, devido a sua alta capacidade de transmissibilidade, precisamos ficar atentos. Isso porque um gatinho pode contaminar todos no ambiente. É uma doença silenciosa e avassaladora, principalmente em gatis, ou locais onde possuem muitos gatos.

A PIF é uma doença sistêmica, imunomediada, ocorre de forma progressiva e infelizmente é fatal, é uma das principais doenças que os veterinários atendem quando se trata de gatos que vivem em grandes grupos. E a forma de contaminação é pela via oronasal ou por contato direto através de mordidas, feridas abertas e lambedura, ocorrendo também a transmissão no útero.

Quando um gato está contaminado, ele passa a disseminar o vírus pelas fezes, pois é um vírus que se dissemina no intestino.

O que é coronavírus felino?

O coronavírus felino, também conhecido como Coronavírus Entérico Felino, é um vírus altamente comum em gatos domésticos em todo o mundo. Normalmente é subclínica ou ocorre como uma doença gastrointestinal intermitente. A PIF é uma mutação deste vírus, sendo multissistêmica e altamente fatal.

O coronavírus felino tem como sintomas uma diarréia leve tendo vômito associado ou não, sendo que esses ocorrem de forma esporádica. Não é sempre que o coronavírus felino se torna peritonite infecciosa felina, isso ocorre cerca de 1-3% da população de gatos infectados com o coronavírus felino. 

Quais são os sintomas de PIF?

Depois de saber essas informações sobre a peritonite infecciosa felina, vamos falar um pouco sobre os sintomas dessa doença.

A peritonite infecciosa felina pode se manifestar de duas formas, a forma efusiva e a não efusiva. As duas formas possuem uma lesão básica que é uma inflamação piogranulomatosa que ocorre junto de vasculites e graus de necrose.

A forma efusiva também, ou forma úmida, tem como característica opor acúmulo de líquido na cavidade abdominal e torácica, serosite e vários graus de inflamação nos tecidos viscerais. Enquanto a forma não efusiva, ou forma seca, tem como característica encefalomielite focal, oftalmite, leptomeningite. Mas também acomete outros órgãos como os rins, linfonodos viscerais, intestinos, fígado, pulmões, cérebro e olhos.

Os sinais da doença variam de acordo com o órgão que a doença acomete. Mas em geral apresentam perda de peso, inapetência e febre variando de 40,5º a 41º, tendo também mucosas pálidas e icterícia, sendo a peritonite infecciosa felina uma das causas mais comum para a icterícia em gatos com idade inferior a 2 anos.

Existem algumas doenças que também podem apontar um possível diagnóstico de peritonite infecciosa felina, como a insuficiência renal e hepática, vômitos, infecções oculares e a desorientação. Sempre fique atento a esses sintomas, pois podem estar associados a algo grave como a PIF. Então, vamos falar um pouco sobre tratamento e vacina para PIF?

Existe vacina contra PIF?

Infelizmente não existe vacina para peritonite infecciosa felina disponível no Brasil. Mas nos Estados Unidos encontramos a vacina da Zoetis intranasal para PIF, para gatos saudáveis com mais de 16 semanas. 

Diagnóstico e Tratamento para peritonite infecciosa felina?

O diagnóstico da peritonite infecciosa felina deve ser realizado por um veterinário. Este avaliará os sintomas clínicos e vai fazer o pedido de exames complementares. O veterinário vai se basear muito em exames laboratoriais como o hemograma e exames bioquímicos. Contudo, para realizar o PCR é necessário conter o material genético do vírus na amostra coletada. Além disso, pode-se realizar também o teste de ELISA, onde títulos acima de 3200 podem ser sugestivos para peritonite infecciosa felina. Entretanto, títulos baixos ou negativos não excluem a possibilidade de ser PIF.

Para se realizar o diagnóstico definitivo é necessário realizar biópsia e histopatológico, podendo associar a imunohistoquímica para concluir se é ou não a PIF.

O tratamento é apenas de suporte, o veterinário vai tratar os sintomas e tentar reduzir a velocidade da evolução, tentando também fazer com que ele tenha uma boa alimentação e uma melhor imunidade para reduzir a progressão da doença.

Prevenção para PIF

A prevenção da peritonite infecciosa felina é um grande desafio. Afinal é necessário realizar a triagem de gatos positivos e negativos para o vírus e realizar sua divisão. Ao introduzir novos gatos é necessário que sempre se realize a sorologia e o PCR para a PIF e ambos sejam negativos. Além disso, deve também existir o manejo higiênico sanitário e evitar superpopulação de animais em um ambiente para reduzir a disseminação do vírus e o estresse dos animais.

O que você precisa lembrar sobre peritonite infecciosa felina?

  • A PIF é uma mutação do coronavírus felino
  • A PIF é altamente contagiosa e não tem cura
  • A vacina não está disponível no Brasil
  • O tratamento é somente para os sintomas
  • Existem duas formas, a forma efusiva e a não efusiva
  • Ambas as formas são mortais

E então conseguiu aprender mais sobre PIF? Conte quais são seus cuidados ára evitar esta doença em casa!