Início » Plantas venenosas para cachorro

Plantas venenosas para cachorro

Plantas venenosas para cachorro

Olá! Eu sou a Claudia, mamãe do Thor, um Golden retriever de 2 anos, cheio de energia e alegria de viver. Nesse texto vamos conversar sobre plantas venenosas para cachorro, muitas delas podemos encontrar facilmente em muitas casas, apartamentos, shoppings e até parques como parte da decoração. 

Embora sejam realmente bonitas e tornem o ambiente aconchegante, é preciso manter atenção redobrada, pois existem muitas plantas venenosas para cachorro e podem representar um grande perigo à saúde dos nossos animais de estimação.  

Você já refletiu sobre esse assunto? Nos tópicos abaixo, vamos abordar o tema e contar quais as plantas venenosas para cachorro mais comuns. 

Plantas venenosas para cachorro

A combinação de plantas e animais em um mesmo ambiente pode ser perigosa, uma vez que muitas plantas oferecem risco à saúde dos nossos pets. A falta de informação dos proprietários é, na maioria das vezes, o maior responsável pela intoxicação por plantas em pequenos animais,uma vez que muitos não sabem quais são as plantas venenosas para cachorro. Na maioria dos casos a via de intoxicação é oral, mas em algumas situações apenas o contato físico já é o suficiente para causar sinais clínicos, em alguns casos apenas o fato do seu animalzinho cheirar uma dessas plantas, já pode oferecer risco a sua saúde. 

Dessa forma a presença dessas plantas deve ser evitada em locais frequentados pelos pets. Por isso, abaixo citamos algumas dessas plantas, mas antes vamos falar sobre os principais sinais de intoxicação por plantas. 

Sinais de intoxicação em cães

Os sintomas de ingestão das plantas venenosas para cachorro, podem ser diferentes e variar de intensidade, dependendo de alguns fatores. No entanto, em geral os sintomas de intoxicação podem ser notados das seguintes formas:

  • Cavidade oral: irritação local (lingua, boca e garganta).
  • Sistema nervoso: tremores, convulsão e ataxia (perda de coordenação).
  • Aparelho digestivo: sialorréia (produção excessiva de saliva), náusea, vômito, desconforto abdominal e diarréia.
  • Sistema cardiorrespiratório: arritmia, taquipneia e dispneia.
  • Sistema hepático: Icterícia, coagulopatia e encefalopatia.

Espada de São Jorge 

A espada de São Jorge é uma planta bastante popular nas casas brasileiras, e fica bem em lugares fechados, sendo facilmente encontrada na sala de estar ou varanda de muitos lares. Porém, o que muita gente não sabe é que ela pode ser muito perigosa para animais de estimação. 

A espada de São Jorge produz substâncias tóxicas até para humanos, como glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais, que se forem ingeridas, provocam irritação das mucosas, dificuldades de movimentação e respiração. A salivação intensa também é um sintoma comum da intoxicação de animais.

Comigo Ninguém Pode

Presente na decoração de interiores por todo o mundo, a Comigo Ninguém Pode, pode ser muito perigosa. Consistindo em uma planta altamente tóxica, muitos são os casos de animais domésticos que por descuido dos cuidadores acabam colocando a planta na boca. Essa planta possui grande quantidade de oxalato de cálcio, uma substância que pode irritar a pele e as mucosas dos pets.

Como o próprio nome da planta já indica, essa não é flor que se cheire e pode causar irritação, ardor, salivação excessiva e dificuldade de engolir. A ingestão de apenas uma folha pode provocar grandes danos e até a morte do animal.Por isso, atente-se de deixar seu pet bem longe dela.

Costela de Adão 

Com folhas verdes e vistosas, a Costela de Adão é muito usada no paisagismo de jardins e também para decorar muitos lares. Isso porque essa planta produz flores perfumadas e frutos comestíveis. Porém suas folhas são tóxicas e não devem ser ingeridas. 

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são irritação e edemas nas mucosas, salivação excessiva, asfixia, vômitos, coceira intensa, queimação e paralisia da língua, e se em contato com os olhos pode ainda lesionar a córnea. 

Copo de leite 

Outra planta bastante popular, o Copo de Leite popular por sua delicadeza, é bastante comum como presente para pessoas queridas. Contudo essa linda flor de curvas suaves e cores delicadas, esconde uma das plantas mais venenosas para cachorro, ela possui o mesmo mecanismo de toxicidade que o Comigo Ninguém Pode, e igual princípio ativo, o oxalato de cálcio. 

Quando ingerida por animais, pode causar irritação das mucosas, dor severa e ainda edema de glote.  

Muitas outras plantas podem ser prejudiciais aos animais, nesse texto citamos as principais, mas agora que você já conhece um pouco sobre algumas das plantas venenosas para cachorros, deve estar se perguntando como evitar que seu melhor amigo sofre intoxicação  por plantas?

A resposta mais óbvia é conhecer as plantas e não tê-las em casa já ajudaria bastante. Contudo, mesmo plantas não venenosas podem gerar problemas quando ingeridas pelos pets. 

Dependendo da quantidade pode causar diarreia e vômito, além de galhos maiores poderem causar lesões na cavidade oral. 

Como evitar a intoxicação e quando socorrer

Se você não pretende abrir mão de ter plantinhas em casa, a dica é mantê-las em lugares altos e longe do alcance dos animais. E perto deles, apenas plantas que podem trazer algum benefício nutricional, caso ele resolva experimentar!rs. 

Além disso, preste atenção no seu pet durante o passeio. As vezes parece que vão apenas farejar e quando menos esperamos, estão degustando plantinhas desconhecidas por aí que podem ser perigosas. Portanto, esteja muito atento ao passeio do seu cachorro.

Por fim, vale lembrar que, caso perceba seu animal com mal-estar ou qualquer sintoma mencionado aqui ao ingerir uma planta qualquer, leve-o imediatamente ao veterinário e, se possível, leve a planta ou um galho dela. Isso vai facilitar o socorro assertivo, pois o veterinário pode identificar qual o princípio ativo da intoxicação.

E então, me conta, gostou do conteúdo? Já passou por algo parecido com seu animal de estimação, ou conhece alguém que já levou um susto desses?

79 comentários em “Plantas venenosas para cachorro”

  1. Definitely consider that which you stated. Your favourite justification seemed to be at
    the net the simplest factor to remember of. I say to you, I definitely get annoyed whilst other people think about worries that they plainly don’t realize about.
    You controlled to hit the nail upon the top and also defined out
    the entire thing with no need side effect , other folks could take a signal.
    Will likely be back to get more. Thank you

  2. Hello just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t
    loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same outcome.

  3. Greetings from California! I’m bored at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break.
    I enjoy the information you present here and can’t wait to take a
    look when I get home. I’m amazed at how fast your blog loaded on my cell phone
    .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, superb blog!

  4. I’m excited to find this site. I want to to thank you for
    ones time for this particularly wonderful read!! I definitely savored every little bit of it and
    I have you bookmarked to see new stuff on your blog.

  5. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely helpful and
    it has aided me out loads. I’m hoping to contribute &
    aid other users like its aided me. Great job.

  6. Witam serdecznie i na początek chciałbym zapytać o to jak myślicie dlaczego w naszym kraju podatek akcyzowy czyli paapierosy alkohol, benzyna, wszystko co ma akcyzę to około 60% całego naszego budżetu a np w takiej Holandii Akcyza wynosi około 12%. Mają za to bardzo wysoki poziom wpływów do budżetu z tytułu podatku dochodowego.

    Czy w Polsce mieszkają sami Pijacy, Palacze i Automobiliści ? W czym leży problem i kto to potrafi to naukowo wyjaśnić?

    Zapraszam do merytorycznej dyskusji.

  7. Hey! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

  8. It’s the best time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I have read this post and if I could I desire to suggest you
    some interesting things or advice. Perhaps you can write next
    articles referring to this article. I wish to read even more things about it!

  9. SteamLevelU – простой и выгодный способ повысить и поднять уровень аккаунта Steam! Повышайте уровень Стим вместе с нами!

  10. Witam serdecznie i na początek chciałbym zapytać o to jak myślicie dlaczego w naszym kraju podatek akcyzowy czyli paapierosy alkohol, benzyna, wszystko co ma akcyzę to około 60% całego naszego budżetu a np w takiej Holandii Akcyza wynosi około 12%. Mają za to bardzo wysoki poziom wpływów do budżetu z tytułu podatku dochodowego.

    Czy w Polsce mieszkają sami Pijacy, Palacze i Automobiliści ? W czym leży problem i kto to potrafi to naukowo wyjaśnić?

    Zapraszam do merytorycznej dyskusji.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *