Oi, pessoal! Eu sou o Prince, o Ursinho chow chow mais mimado que você pode conhecer. E hoje vim contar sobre um hábito que eu e muitos cães têm, mas que intriga os humanos: por que cachorro come mato? Você sabe?
Neste post vou te contar os vários motivos porque cachorro come mato e qual a função desses matinhos para nós.
Porque cachorro come mato?
Se você tem plantas ou grama em casa ou leve seu pet para passeios em parques, talvez já tenha visto seu cãozinho experimentar folhinhas verdes por aí. Muitos cães, inclusive eu, gostam de comer grama e isso pode ter uma série de motivos, sendo os principais:
Ansiedade em cães
Cães ansiosos, como eu, tendem a descontar na graminha essa euforia emocional. Sempre que tenho contato com pessoas diferentes, um dia atípico ou estou em locais com aglomerações (de pessoas ou de animais), fico ansioso, pois sou um cão inseguro e medroso. Logo, uma forma que encontro de aliviar a minha tensão e stress é farejar o chão. E se encontrar uma graminha verde disponível, pode ser que eu coma algumas folhinhas para me acalmar.
Fome ou deficiente nutricional
Cães com dieta de baixa qualidade nutricional ou que não tem quantidade ideal de alimento para se sentirem satisfeitos tendem a buscar por outras fontes para matar a fome, sendo uma delas, comer mato. Isso pode acontecer não só com cães que não tem um lar que supra suas necessidades básicas, como em casos em que o tutor oferece uma ração standard, de baixa qualidade. Esse cenário acontece por condição financeira, mas também por falta de informação. Por isso é tão importante pesquisar muito e pedir orientação do seu veterinário quanto a melhor alimentação para o seu pet a fim de mantê-lo bem nutrido e saudável.
Desconforto intestinal
O instinto canino nos diz que sempre que sentimos desconforto intestinal, cólicas ou gastrite, é importante comer mato para que ele nos ajude a expulsar o que nos faz mal. Esta liberação acontece por vômito, gases ou facilitando o trato intestinal para intestino preso, por exemplo.
A grama é fonte de fibras e se for de boa qualidade, sem contaminações, como a grama que nasce a partir do plantio de grãos de milho, por exemplo, ela pode ajudar no trato gastrointestinal do animal sem nenhum risco à saúde. Entretanto, se essa procedência não for garantida, sempre há o risco da grama conter substâncias que geram intoxicação, reações alérgicas ou irritação estomacal.
Cães que amam comer grama
Entretanto, é importante que você que é humano saiba que, muitas vezes, o seu peludo pode não ter nenhum problema físico ou emocional. Isso porque cachorro come mato também por gostar do sabor herbal e ter a grama como um petisco.
Aliás, lembro da história de um pet adestrado pela mesma adestradora que faz consultoria que amava comer grama e tinha nela sua principal recompensa dos treinos! Ele era apaixonado por matinhos e recompensá-lo com grama era uma ótima forma dele aprender comandos e bom comportamento. E tudo sem apresentar nenhum problema de saúde, por consumir uma grama de procedência.
Porque cachorro come mato e vomita
Se o seu cachorro tem o costume de comer mato e vomitar sempre, é hora de visitar o seu veterinário de confiança com urgência. Isso porque cachorro que come mato e vomita apresenta um sinal claro de problemas gástricos que podem ser leves ou se transformar em problemas crônicos e sérios para o seu pet.
Uma visita ao veterinário para um check up com exames diagnósticos vai te ajudar a entender o comportamento do pet e tratar dele como ele merece. Nenhum animal merece sentir dores e é responsabilidade do tutor estar atento aos sinais que o animal dá para tratar qualquer problema, oferecendo saúde e bem-estar animal.
Lembro-me que, certa vez, em uma viagem de carro com minha mãe e meu avô, comecei a ter desconforto gástrico e vomitei no banco. Então fizemos uma parada num posto de conveniência e eu não estava bem, com muitos sinais de ânsia. Vi um mato próximo e puxei meu avô que segurava minha guia até lá. Ele confiou em meu instinto e me deixou comer um pouco de mato, mesmo sabendo que poderia ser um risco. Porém, estávamos num lugar péssimo de sinal e longe de casa para falar com a minha veterinária.
Bem, nessa ocasião deu tudo certo! O matinho me trouxe conforto estomacal e eu cheguei em casa tranquilamente. Meu jantar naquele dia foi bem leve, com frango desfiado. E no dia seguinte, vomitei o mato todo. De todo modo, fomos ao veterinário para garantir que nada mais grave estava acontecendo. Mas após alguns exames vimos que foi apenas uma irritação pontual, talvez causada pela viagem.
E por aí você sabe porque cachorro come mato? Conte sua história aqui nos comentários também!
Lambeijos do Prince e até o próximo post!