Início » Roupa para cachorro: por que usar no frio e no calor?

Roupa para cachorro: por que usar no frio e no calor?

roupa para cachorro - vetex laboratorio veterinario

Olá! Eu sou Débora, mamãe da Nala, uma das embaixadoras do VETEX! Neste post vou falar sobre roupas para cachorro. Bem, se você é do tipo que gosta de colocar roupas no seu cachorro, já deve ter ouvido falar que é frescura. Mas se nunca colocou também já deve ter ouvido que o cachorro pode estar com frio e que poderia estar com um moletom ou camiseta. Afinal, o que é verdade sobre o uso de roupa para cachorro?

A verdade é que não é porque o cachorro tem pelos que não sentem frio. Eles sentem sim e precisamos ter cuidado e atenção com eles. Além do desconforto, cachorros com frio podem pegar doenças ligadas à friagem. Por isso, para cachorros de pelo curto, tosado, filhote ou idoso é indicado que utilizem roupas em caso de frio. 

Se seu cachorro fica dentro de casa, protegido do frio e da chuva e você vive em um local onde as temperaturas não baixam muito, talvez não seja necessário. Mas para aqueles que ficam na área externa, vivem em regiões mais frias do país,  ou quando forem passear, vale a pena usar. 

Uma dica para saber se o seu cachorro está com frio ou não, é ficar atento aos sinais como: se ele estiver tremendo, encolhido ou procurando abrigo o tempo todo. 

Mas como saber quais roupas e quando é o melhor momento para usar? 

Roupa para cachorro grande

Há quem pense que cachorro grande não precisa de roupa, isso é um verdadeiro engano. Mas não é fácil achar roupas que sirvam em cachorros grandes. Eu que o diga, sendo mãe de uma golden retriever.

Na hora de escolher a roupa para cachorro ideal, leve em conta três características principais: tamanho, conforto e proteção:

  • O tamanho da peça precisa ser adequado ao comprimento e ao tamanho da barriga do seu cachorro.
  • A peça precisa ser confortável, sem limitar os movimentos do pet, para que ele se sinta bem com ela e não amarrado. Além disso, tecidos macios e roupas sem acessórios barulhentos também contribuem para o conforto animal.
  • E se o objetivo é proteger do frio, é importante que a peça tenha reforço para isso e seja mais do que uma roupinha bonita.

E se você tem um cachorro grande como eu, saiba que hoje muitas empresas fazem roupas sob medida. Basta termos as medidas do pescoço até o rabo, e também a circunferência do pescoço e do tórax.

Para os cachorros adultos, de grande porte e com pelos longos, é importante que, além de não se mostrarem incomodados com o uso das roupas, é necessário que eles sejam escovados diariamente para evitar a formação de nós no atrito dos pelos com as roupas.

Capa de chuva para cachorro

Além das roupinhas que protegem das baixas temperaturas precisamos proteger nossos pets das chuvas. Por isso, sobreturo para aqueles que precisam passear até em dias de chuvas para fazer suas necessidades, a capa de chuva é aliada e peça fundamental no guarda-roupas pet. 

Usar uma capa de chuva não é apenas para evitar que seu cachorro fique encharcado, ela também evita que ele sinta frio, enfraquecendo seu sistema imunológico.

A maioria dos cachorros não precisam usar uma capa de chuva ou botas de chuva para caminhar, mas existem algumas raças que se beneficiam do uso de capas de chuva, como cães de pêlo curto, que normalmente não têm um pelo grosso para protegê-los do frio da chuva.

O importante é que a capa de chuva seja confortável pra ele. Caso contrário, esse desconforto só vai piorar com o decorrer do tempo e atrapalhar o passeio. Além da questão do conforto, quando você o traz de volta para sua casa, você estará lidando com um cachorro molhado e toda a bagunça e o famoso cheiro de “cachorro molhado” que vem com ele. 

Para tornar sua vida um pouco mais prática, uma capa de chuva é incrivelmente útil. A menos que você queira dar um banho nele e secá-lo após cada caminhada, claro!rs

Moletom para cachorro

Assim como nós, os nossos cachorros podem sentir muito frio e precisam de mais proteção em dias de baixa temperatura. Para isso, nada melhor que vestir um moletom e deixar seu cachorro mais quentinho e estiloso.

Filhotes e cachorros idosos e com problemas de saúde são os mais adeptos às roupas moletom. É muito comum ver cachorros com roupinhas cada vez mais estilosas e fofinhas. Mas, nem sempre é fácil colocar um moletom no cachorro. Alguns têm um pouco de dificuldade para se adaptar. Porém, nos dias mais frios, é sempre recomendado mantê-los aquecidos. 

Em alguns casos, por falta de costume, a princípio, os cachorros podem se sentir um pouco incomodados com o moletom. O ideal é que ele seja colocado aos poucos. Exemplo: Nos primeiros dias, deixe-o vestido por alguns minutos e, aos poucos, deixe por períodos maiores. 

Cachorros de pêlo mais curto sofrem mais com os dias de temperatura baixa e precisam de algum tecido para se manter aquecidos. Então, para eles, é importante que o tutor faça a dessensibilização para o uso de roupinhas desde filhotes. Assim, ele vai crescer entendendo os benefícios das roupinhas sem stress.

Bandana para cachorro

Não importa a raça, tamanho ou idade, a bandana sempre cai bem em qualquer cachorro. Existem estampas para todos os gostos: das mais discretas, em tons neutros, às mais coloridas e com estampas divertidas!

Você pode adotar o uso da bandana no seu cachorro para dar um charme, mas ela também traz alguns benefícios como: 

  • Se você costuma levar seu cachorro para passear em parques e praças, e  deixá-lo solto da guia, a bandana pode ajudar a reconhecê-lo de longe;
  • Ela também pode funcionar como placa de identificação, já que algumas contém o nome do cachorro.
  • Cachorros que costumam salivar muito, podem se beneficiar do uso da bandana para segurar um pouco da baba, evitando que caia sobre o chão ou no próprio pelo. Neste caso, a bandana fucniona como um babador.
  • Em cidades muito quentes, a bandana pode se tornar uma boa aliada no controle da temperatura corporal do seu cachorro. Molhe a bandana em água limpa e fresca e amarre no pescoço do cão, ou coloque no freezer e deixe para colocar na hora de sair. Esse fresquinho no pescoço do pet pode ajudar nos dias em que o calor estiver mais intenso, sem que seja preciso abrir mão do passeio.

E aí, gostaram das dicas? Você também curte roupa para cachorro e sabe escolher as melhores opções para  seu pet? Comente aqui se você tem mais alguma dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *