Início » Quando o cachorro não quer comer

Quando o cachorro não quer comer

Quando o cachorro nao quer comer

Olá, pessoal! Eu sou a Maya, uma Ursinha Chow Chow  e cuido muito da minha saúde! Por isso, nesse post quero trazer dicas e explicações para os tutores que se preocupam e não sabem o que está acontecendo quando o cachorro não quer comer.

Quando cachorro não quer comer, o que fazer?

Esse é um cenário muito comum e quando o cachorro não quer comer costuma ser o primeiro sintoma de que algo não vai bem que os humanos notam. Porém, normalmente esse sintoma não vem sozinho e é importante analisar tudo. E então, vamos entender mais?

Papá ruim ou calor

A primeira coisa que o tutor deve observar é se o pet não está enjoado da comida dele, isso pode acontecer porque ele não gosta mais da ração que ele sempre comeu. Ou porque ele acabou de mudar de ração, mas não se adaptou bem. Nesses casos, a solução é conversar com o veterinário e escolher uma nova dieta. Aqui em casa já aconteceu isso com o meu irmão, Prince, que fez greve de fome em troca de ração.

Outra possibilidade que não requer grande preocupação é a falta de apetite em dias muito quentes. Nesses dias a gente fica mais quieto, não tem fome e, a depender da raça, pode precisar de ajuda para se refrescar e manter a temperatura do corpo ideal.

Assista esse vídeo do canal aqui do Vetex no Youtube, sobre os cuidados com o pet no verão:

Problemas comportamentais e psicológicos

Também a possibilidade de a falta de apetite ser um problema psicológico ou de comportamento do pet. Alguns cães são como eu gosto de comer tranquilamente, sempre no mesmo lugar. Então, se há grandes mudanças ou muita gente em casa, eu perco a fome, porque o ambiente influencia o meu comportamento e eu não sinto tranquila para comer.

Outros cães deixam de comer em momentos específicos, como quando estão sozinhos em casa. Isso é sinal de ansiedade por separação, que costuma vir acompanhada de outros sintomas como não beber água também, fazer bagunça ou dormir o tempo todo até que o seu tutor chegue em casa. Nesses casos, ao invés de buscar o veterinário, é importante conversar antes com um adestrador positivo.

Ele vai orientar como o tutor deve proceder com dicas de treinos e enriquecimento ambiental que vão dar independência, foco para a energia física e mental e aplicar o tempo do pet em algo importante para o bem-estar dele, atendendo seus instintos caninos. Assim ele volta a ter qualidade de vida, inclusive se alimentando bem, mesmo se os pais saem de casa.

Outras opções são problemas como depressão e traumas que o cão pode ter tido e associado à comida. Nesses casos vale conversar também com um adestrador.

Infecção, virose ou inflamação?

Se o problema do seu cachorro for físico, é hora de procurar um veterinário rápido para tratar! Você vai perceber que é hora de ir ao vet, porque quando o cachorro não quer comer por motivos de doença física, outros sintomas vem junto como diarreia, vômito, apatia, mudança na coloração dos olhos, febre, tosse seca, urina com cor e cheiro diferente, pelagem seca e a gengiva fica esbranquiçada.

Nesses casos, busque um veterinário e peça exames para diagnosticar o que está acontecendo. E ele também vai indicar o melhor tratamento para o problema e orientação para estimular o pet a comer.

Dicas para quando o cachorro não quer comer

Caso não seja um problema de saúde, quando o cachorro não quer comer nada, é possível fazer algumas coisas em casa que podem ajudar a mudar esse quadro. Portanto, veja as minhas dicas caninas:

  1. Lave as tigelas todos os dias: Pode parecer bobo, mas nós temos um olfato aguçado e qualquer odor ruim, nos desestimula a comer. Então lave o comedouro antes de servir.
  2. Um aperitivo abre o apetite: quando o pet não quer comer, ofereça um petisco bem saboroso antes em pedacinhos e coloque alguns pedacinhos em cima da comida. Assim abre o apetite canino e a gente come tudo.
  3. Tenha uma rotina de alimentação: cães que não tem uma rotina de alimentação podem perder a fome. Por isso é importante a comida no horário certo, nem antes, nem depois e nem o dia todo.
  4. Comida fresca, quem não gosta? Se você deixa a comida do seu doguinho a disposição o dia todo é como jantar um prato deixado na mesa na hora do almoço, fica ruim! Então fracione as porções e sirva papá fresquinho. Mesmo as rações quando expostas ao tempo, perdem os atrativos.
  5. Calor excessivo: em dias muito quentes, vale oferecer um petisco geladinho (veja as receitas de sorvetes para cachorro NESTE VÍDEO),. Outra opção é colocar cubos de gelo na água ou oferecer tapete gelado para o seu pet. Isso alivia o calor e o apetite do pet volta.

E aí, gostou das dicas? Me conta o que você faz quando o cachorro não quer comer aí na sua casa?

1 comentário em “Quando o cachorro não quer comer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *