Início » Ração para gato filhote

Ração para gato filhote

racao para gato filhote

Se você acabou de adotar ou comprar um gatinho e ainda não sabe qual a melhor ração para ele, vamos te dar algumas dicas de como escolher a melhor ração para gato filhote.

Temos que dizer que não existe nada mais fofo do que filhotes e para eles continuarem assim e crescerem de maneira saudável é preciso uma alimentação balanceada com nutrientes específicos que garantam o crescimento e o desenvolvimento do pequeno felino. 

O que os gatos filhotes comem?

Gatos são carnívoros e precisam de grande quantidade de proteínas e gorduras, que podem ser de maior ou menor quantidade.

A dieta de um gato é composta de 30% de proteínas, 20% de gorduras e 5% de carboidratos. Mas pode variar entre os fabricantes e necessidade de cada gato. Já os filhotes precisam comer mais para se desenvolver.

Fatores essenciais para uma ração de boa qualidade

A arginina e a taurina são fatores importantes que uma boa ração para gato filhote deve ter. A taurina é essencial para a saúde dos olhos e coração. Já a arginina protege o corpo do seu gato.

A vitamina A também é melhor aproveitada na ração para filhotes de gato quanto vem de fontes de carne ao invés de vegetais. Isso porque o sistema digestivo deles é preparado para absorver melhor alimentos de fonte animal, os gatinhos são essencialmente carnívoros.

Como os gatos têm o intestino delgado e o estômago pequenos, a ração deve conter todos os nutrientes que ele precisa, pois não conseguem comer em grande quantidade. E como seu sistema digestivo é adaptado para filtrar nutrientes de uma dieta baseada em carne, uma dieta vegetariana pode não ser tão eficiente.

Diferença entre tipos de ração para gato filhote

de modo geral, há 3 classificações de ração para gatos filhotes e adultos:

Standard: As de qualidade inferior costumam têm baixo valor nutricional, pois a porcentagem de proteína (carne) é bem pequena. Isso porque suas fórmulas costumam ser baseadas em  vísceras e miúdos, geralmente tem mais cereais, corantes e conservantes, que não contribuem no valor nutricional.

Premium: Rações para gatos filhotes de qualidade média, são adaptadas a gatos caseiros que fazem pouco exercício.

Super Premium: Já as de alta qualidade fornecem a quantidade certa de nutrientes para o seu gato, usa ingredientes naturais, e está livre de corantes artificiais.

Ração para gato filhote

Assim como a ração cães filhotes, a ração para filhotes de gato deve ser específica para essa fase da vida, pois eles precisam de cuidados especiais e muita atenção. 

Como eles estão em fase de crescimento, a alimentação é um dos fatores básicos e essenciais para a boa saúde. Por isso, busque as seguintes especificações para manter seu gatinho forte e saudável:

  • Carnes nobres e não apenas vísceras e miúdos
  • Vitaminas para o bom funcionamento do coração e renal, sendo as principais: Vitamina A, vitamina B, ácido fólico e ácido pantotênico.
  • Aminoácidos como a arginina e a taurina.
  • Minerais como  cálcio e o ferro, importante para o fortalecimento ósseo do filhote.
  • Não deixe de oferecer ração úmida de qualidade (os famosos sachês).

E lembre-se que nenhuma informação passada aqui anula a importância de orientação médica. Por isso, para saber a quantidade e ração ideal, consulte sempre um veterinário. 

Quando o filhote de gato pode comer ração?

O leite materno é um alimento muito importante para os filhotes. Mas apesar disso, em um certo momento, o leite deixa de ser necessário para os gatinhos, e ele vai precisar de uma boa ração.

Mas quando fazer isso? O filhote de gato vai mamar por até 9 semanas, e em 4 semanas começa a nascer os dentinhos, e nessa época você já pode trocar a alimentação materna para a sólida.

Frequência de alimentação dos filhotes de gato

A frequência que seu filhote deve comer, não é algo pré-determinado, pois eles devem se alimentar quantas vezes acharem necessário. Mas é importante que se ofereça ração para gatos filhotes. Por isso deixe a ração disponível para o filhote o dia todo, assim quando ele sentir fome, ele comerá.

Orientações Gerais

  • Você pode oferecer também ração úmida para filhote de gato, pois como eles não bebem muita água, isso ajuda na hidratação do organismo. Uma medida que você pode adotar é deixar água para todos os lados onde seu filhote possa estar ou passar. Saiba mais sobre a hidratação felina NESTE POST.
  • Uma boa alimentação garante que seu filhote cresça saudável, por isso ofereça uma ração de boa qualidade.
  • Um filhote gasta bastante energia, com cerca de 10 semanas, ele consome 3,5 mais energia por quilo do que gato adulto.
  • Como eles não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido, uma ração enriquecida com oxidantes ajuda muito a estimular os anticorpos do seu bichinho.
  • Não ofereça leite para seu filhote, pois com 4 meses ele começa a perder a capacidade de digerir lactose a pode ficar intolerante nesses primeiros meses. 

Você pode gostar de ler também: Filme de gatinhos: 7 filmes para apaixonados por gatos!

E então, gostou das dicas e orientações deste post? Conte-nos sua experiência com ração para gato filhote e compartilhe esse link com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *