Início » Tipos de areia para gatos

Tipos de areia para gatos

Tipos de areia para gatos

Olá gateiro e gateiras ou papais de gatinhos de primeira viagem! Neste post vamos falar sobre tipos de areia para gatos, o que é a caixa de areia para gatos, tipos de caixa de areia, venha acompanhar esse post.

A caixa de areia é um dos acessórios mais importantes para os gatos. Por isso, se você está pensando em ter um felino em sua casa, a primeira coisa é conhecer os tipos de areia para gatos. Eles são animais extremamente amorosos, charmosos, fofos e muito elegantes, são também muito higiênicos e inteligentes. Então precisam de um espaço para esconder seus dejetos. Muitos tutores de gatos estão sempre testando novos tipos de granulado, para tentar descobrir a melhor areia para gatos. Para encontrar o modelo ideal para o seu felino pode demorar bastante, pois o granulado precisa ter alguns pré-requisitos como:

  • Combater maus odores
  • Ser seguro para a saúde do gatinho
  • Bom custo benefício
  • Boa formação de torrões
  • Alto rendimento

Atualmente no mercado existem diversos modelos e marcas de areias para gatos. Então você provavelmente encontrará a ideal para o seu gatinho. E a escolha da areia deve ser feita de acordo com os gostos do seu gato. Não é necessário escolher somente o tipo de areia, mas também qual é a caixa ideal para o seu gato. Por isso conheça aqui os tipos de areia e caixas para gatos:

O que é a caixa de areia?

A caixa de areia para gatos tem a função de oferecer aos felinos a condição mais próxima do natural que é o hábito de enterrar seus dejetos. O ideal é oferecer uma caixa de areia para cada gato que você tenha em casa e deixar uma caixa extra. Além disso, mantenha a caixa sempre distante do local onde ele costuma comer e beber água e evite colocar objetos que atrapalhem a chegada ou a entrada do gatinho na caixa de areia. Atualmente existem muitos modelos de caixinha de areia para gatos, desde bandejas simples até caixas mais sofisticadas. Porém, o ideal é procurar um modelo que o seu gatinho se adapte.

Ao escolher um local para a caixinha é bom procurar um local calmo, sem muito movimento, que de preferência fique protegido, para que possam se sentir seguros. Caso você possua duas caixas e um gatinho, o ideal é colocar em ambientes diferentes, pois o gatinho vai associar que mesmo que suje uma ele poderá usar a outra.

É indicado que sempre se remova os dejetos do gatinho da caixinha, pois isso vai evitar o cheiro forte no ambiente. Existem inúmeros tipos de areia para gatos no mercado, é preciso encontrar a que seu amigo mais se adapte e que se adeque a sua rotina. Isso também vale para a caixa de areia, o gatinho saberá qual é o modelo que ele mais se adapta.

Tipos de caixa de areia para gatos

Existem pontos muito importantes na hora de escolher a caixa ideal para o seu gatinho. Por isso, sempre procure:

  • Avaliar o tamanho da caixa, pois isso irá influenciar no uso e no conforto do gatinho
  • Um local que ele consiga acessar com facilidade e que consiga dar uma volta no lugar
  • Sempre prestar atenção se seu gatinho for filhote ou idoso, pois as laterais podem ser muito altas para entrarem
  • Verifique as laterais para facilitar o acesso a caixinha

Além desses detalhes, você precisa escolher o modelo da caixinha para o seu gato. Esta é uma parte fundamental, pois a partir da escolha, seu gatinho poderá usar o banheiro mais tranquilamente. 

  • Caixa aberta: conhecida também por caixa clássica. É muito arejada e acessível para os gatos. Porém, não inibe o odor e o gatinho pode espalhar areia no ambiente.
  • Caixa fechada: auxilia a inibir o odor, oferece maior privacidade para o felino. Porém, pode causar brigas se houver mais de um gatinho na casa. Além disso, são mais difíceis de se limpar.
  • Caixa com peneira: é um excelente modelo, pois não será necessário utilizar a pazinha para limpar, evitando assim o desperdício de areia na hora da limpeza. Porém, pode ser que você tenha maior dificuldade na hora da limpeza.
  • Caixa com bordas: este modelo impede que a sujeira se espalhe quando seu amigo usar a caixinha. Mas é um pouco mais cara que as outras, mas é uma ótima opção para gatinhos bagunceiros.

Qual areia usar para gatos

Lembre-se que cada gatinho tem sua preferência de areia. No entando, existem alguns modelos que são os mais conhecidos e procurados. É sempre bom testar a areia para ver se seu gatinho vai se acostumar com aquele modelo, ou se precisará trocar.

Se você perceber que após trocar a caixinha e seu gatinho não parou de fazer as necessidades no local errado, o problema pode estar na areia. Por isso é indicado colocar um pouco de areia diferente em cada caixa, para ver qual ele se adapta melhor. os tipos de areia para gatos são:

  • Areia de madeira: é produzida através de madeira de reflorestamento. Possui uma boa absorção e auxilia no odor das fezes e da urina.
  • Areia de argila: é um dos modelos mais encontrados, ela é composta por granulados de argila que quando os gatinhos fazem suas necessidades os granulados se tornam torrões firmes, auxiliando na redução do odor. Além disso, possuem um valor mais acessível.
  • Areia de sílica: são bolinhas feitas à base de um gel que possui alto poder de absorção. Ela pode ser utilizada por um tempo maior e os grãos alteram sua coloração quando estão sujos. Contudo, é uma das mais caras.
  • Areia biodegradável: é a areia ideal, pois além de cuidar do seu gatinho você também ajuda o meio ambiente. Ela é feita a partir do milho e mandioca e podem ser facilmente descartadas no vaso sanitário.

E se além de um gatinho, você tiver cães em casa, clique aqui e saiba tudo sobre tapetes higiênicos para cães.

Agora que você já conhece os tipos de areia e caixas para gatos, conta para a gente qual o tipo que seu gatinho mais gosta! Compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *