Início » Tipos de escova para cachorro

Tipos de escova para cachorro

tipos de escova para cachorro - vetex - golden retriever

Olá! Eu sou Débora, maamãe da Nala, uma das embaixadoras do VETEX! Neste post vou falar um pouco dos tipos de escova para cachorro para deixar os pelos dos nossos pets lindos e arrumados. 

Escovar os pelos dos nossos pets é muito importante. Isso porque vai além da limpeza. Afinal, a escovação deixa os cães bem mais bonitos, ajudam a manter os pelos macios, a tirar e evitar os nós.  Além disso, é um momento de relaxamento e cuidado.

Mas qual escova é a ideal? Hoje em dia, existem diversos tipos de escova para cachorro, seja para pelos curtos, longos, lisos ou ondulados. As rasqueadeiras, pentes e escovas existem de diferentes materiais e formatos, com certeza após esse post você vai encontrar qual delas é a mais adequada para o seu pet ficar sempre bonito. Bora lá? 

Escova para cachorro

Primeiro de tudo, precisamos pensar no conforto do cachorro enquanto ele está sendo escovado. Isso porque existem casos em que os cachorros não gostam de serem escovados. Então, o momento pode trazer um certo estresse ou incômodo durante a escovação e na maioria das vezes isso pode ocorrer, porque o acessório utilizado não é o correto. 

Se o seu cachorro possui pêlos curtos, a melhor escova a ser usada é a com pontas duras e de plástico. A escovação deve ser sempre no sentido em que nasce o pêlo, isso faz com que as sujeiras sejam retiradas e ajuda no aumento da produção de óleo pela pele, fazendo com que o pelo fique sedoso e brilhante. Escovar os pelos também serve para retirar os pelos soltos, antes que eles comecem a cair pela casa. 

Já os cachorros com pelos longos, como o golden retriever, exigem um cuidado maior. Isso porque estes acumulam mais sujeiras e com isso são mais propícios a terem nós. Nesses casos, a escova para cachorro mais indicada é a rasqueadeiras de preferência as que possuem cerdas compridas e flexíveis. A escovação deve ser feita com muita calma para não machucar a pele. Aqui também se aplica a escovação no sentido em que nasce o pelo, sem esquecer das patas e do nosso rabinho. Aqui em casa a escovação rola uma vez por semana, assim os pêlos que estão soltos são removidos e com isso não ficam pelo chão da sala. Além disso, diminui a probabilidade de embaraçar com os pelos que estão presos. Bora saber mais sobre elas?

Rasqueadeira para cachorro

A rasqueadeira é uma escova com pinos de aço fixados numa almofada de borracha utilizada principalmente em pelagens médias e longas e serve para desembaraçar e deixar o pelo solto.    

Sua principal característica é possuir, no lugar das cerdas, pequenos dentinhos de aço, bem fininhos, e com suas pontas dobradas em ângulo que penetram fundo nos pelos, removem os pelos mortos e ajudam a desfazer os bolos que se formam naturalmente.

A escovação com rasqueadeira realça o brilho dos pelos e ativa a circulação sanguínea estimulando assim o nascimento de fios novos e mais firmes. Mas atenção, escove sempre com pressão moderada e evite escovar sempre no mesmo ponto, pois as cerdas de aço irão machucar a pele do seu peludo.

Não tente tirar nós muito grandes, para isso utilize um Pente próprio para ajudar nessa finalidade, sempre segurando o pelo junto à raiz para não puxar e causar dor, da mesma forma que fazemos para desembaraçar nosso cabelo.

Fuminator para cachorro

A Fuminator nada mais é que uma rasqueadeira “retrátil”. Sua função é retirar os pêlos que estão mortos (e já caíram), porém ainda continuam no corpo do animal. Ela serve tanto para os cachorros de pêlos longos como para os de pêlos curto. A diferença das duas escovas é que a escova para pelo longo possui dentes mais extensos e um pouco mais largos que a para pelo curto. Em casa usamos pelo menos uma vez na semana, pois assim evita-se que os pêlos “soltos” caiam enchendo a sala de pêlos. Mas como ela funciona?

Ela possui um sistema que permite “agarrar” esses pêlos soltos que uma rasqueadeira ou pente normais não conseguiriam  apanhar. Esses pêlos são “captados” por um pente fino feito de aço inoxidável, algo que se assemelha às lâminas de tosagem.

Na “cabeça” da escova, existe um botão que ao apertá-lo, os pelos saem facilmente sem você ter que tocá-los. Isso facilita muito o trabalho de escovação, tornando-o mais rápido e higiênico para o tutor.

Pente para cachorro

Um simples pente é o ideal para animais com alergias ou pele sensível. Ele é um acessório essencial para a higiene do cachorro. Além disso, ele serve para cachorros de pêlo longo e encaracolado, que requerem uma manutenção regular. Os cachorros de pêlo curto não precisam ser penteados regularmente. Os pentes ajudam na queda dos pêlos, eliminação de nós. Eles também colaboram na lubrificação dos pêlos já que distribuem a gordura natural por toda a pelagem.  

Outra dica bacana é que existem algumas marcas no mercado de pentes específicos para a eliminação de pulgas, carrapatos e outros parasitas. 

Escovar o cachorro não é só uma questão de estética!

Ter nós nos pêlos não é ruim apenas pela estética, os nós incomodam, machucam e em casos mais graves podem ocasionar fungos. Mas cuidado ao tentar desembaraçar sozinho, caso você não tenha prática. 

Por isso, mantenham a escovação em dia para evitarmos esses transtornos desnecessários. Caso os nós estejam difíceis de tirar, o mais indicado é que você leve seu cachorro a um petshop de confiança, para que profissionais usem a escova para cachorro correta: seja ela uma rasqueadeira, pente ou escova para que seu peludo não fique estressado ou incomodado com a dor. 

E aí, já sabem qual o melhor tipo de escova ou pente para o seu cachorro? Comente aqui se você tem mais alguma dica!

1 comentário em “Tipos de escova para cachorro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *