Conheça a documentação necessária para levar seu animal junto na sua próxima viagem!
Viajar com seu pet pelo Mercosul é mais fácil do que você imagina! Confira exigências, documentos e cuidados essenciais para uma aventura nos países vizinhos!
O trânsito de cães e gatos entre países exige documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito pelos países de destino, atestando as condições e o histórico de saúde do animal de estimação e o atendimento às exigências sanitárias do país de destino.
No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, expedidos gratuitamente por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO).
Veja como emitir o Passaporte Para Trânsito de Cães e Gatos.
Para a entrada em países do Mercosul, abaixo listamos o que também são exigências gerais, e se aplicam aos países abaixo:
- Argentina
- Uruguai
- Bolívia
- Paraguai
- Venezuela
Requisitos Gerais para Atestado de Saúde
Como primeira exigência, é necessário a apresentação de um Atestado de Saúde, nele constando que:
- que o animal não apresenta sinais clínicos de doenças, sem evidências de parasitoses e que está apto à transferência ao país de destino;
- que o animal foi submetido, nos últimos 15 (quinze) dias, a um tratamento eficaz de amplo espectro contra parasitas internos e externos.
As seguintes informações devem estar constando no documento:
- Data de administração do antiparasitário interno (dia/mês/ano)
- Laboratório/Nome comercial
- Princípio ativo do produto
- Data de administração do antiparasitário externo (dia/mês/ano)
- Laboratório/Nome comercial
- Princípio ativo do produto
Informações sobre qualquer tratamento que o animal em questão tenha sido submetido nos últimos 3 meses também devem estar dispostas nesse documento, com as seguintes explicitações: Diagnóstico presuntivo – Data de administração do medicamento (Dia/Mês/Ano) – Laboratório/Nome comercial – Princípio ativo do produto.
Neste mesmo documento que atesta a saúde do pet devem constar as atuais imunizações vigentes contra outras doenças, com a indicação do Nome Comercial da Vacina – Nome da Doença – Laboratório fabricante – Nº de partida ou lote – Data da Vacinação.
Requisitos Específicos para a Carteira de Vacinação
- Para pets com mais de 90 dias, é exigido que a vacinação antirrábica tenha sido realizada e que esteja no período de validade.
- No caso de animais primo vacinados, a viagem somente será autorizada após transcorridos 21 dias da aplicação da vacina contra raiva.
- Para animais com menos de 3 meses não é exigida Carteira de Vacinação.
Os animais com menos de 3 meses de vida podem transitar para países do Mercosul, desde que comprovada à autoridade veterinária a idade do animal; e que o animal não esteve em nenhuma propriedade onde tenha ocorrido algum caso de raiva urbana nos últimos 90 dias, tendo como base a declaração do proprietário e/ou as informações epidemiológicas locais oficiais.
Exigências Adicionais para Entrada no Uruguai
O Uruguai adotou medidas sanitárias adicionais para cães. Além dos documentos gerais, são exigidos:
Certificado de Microchipagem: Apesar de ser uma exigência oficial apenas do Uruguai, é recomendado para todos os países, uma vez que é uma das maneiras mais seguras de identificar um animal.
- Padrões ISO 11784 ou 11785.
- Documento assinado e carimbado por um médico veterinário com CRMV ativo.
Teste Sorológico de Leishmaniose: Conheça todos os exames de Sorologia de Leishmaniose oferecidos pelo VETEX!
- Metodologia: ELISA e/ou RIFI.
- Apresentar resultado negativo dentro de 60 dias prévios ao embarque.
E então, me conta, gostou do conteúdo? Já viajou com seu animal de estimação para o exterior, ou conhece alguém que já?