Todo gatinho precisa de recursos em casa para gastar energia, ocupar o tempo e, principalmente, satisfazer seu instinto de caça e proteção. Os felinos são animais que gostam de observar tudo do alto, precisam ter rota de fuga e porto seguro para quando se sentem ameaçados, além de exercitar seu instinto caçador. Uma rotina com esses atributos gera bem-estar ao gatinho. Mas como escolher brinquedos para gato e atender a essas necessidades?
Brinquedos para gato
A primeira coisa que o tutor de gatinho precisa entender é que os brinquedos para gato precisam ser funcionais! Não adianta reaproveitar brinquedos entre cães e gatos e nem comprar por serem fofinhos. Por isso é importante entender a visão do gato para cada brinquedo para avaliar se o aquele brinquedo será útil para o seu gatinho, quanto ao estilo de vida e energia dele, ou não. Veja aqui 5 ideias bacanas de brinquedos para gato que podem te ajudar a criar um circuito felino saudável e divertido em casa:
Túnel para gatos
Ter túnel para gatos em casa é uma excelente alternativa para estimular atividade física no seu gatinho e ainda promover uma rota de fuga para ele (interligando com outros recursos como escadas, nichos etc). Esse é um dos brinquedos para gatos mais bacanas e simples até de fazer em casa. Isso porque basta costurar um tecido em formato cilíndrico e prender em 2 aros nas extremidades para que o gatinho tenha um túnel para brincar e se divertir.
Um túnel mostra um caminho protegido para servir de esconderijo promovendo bem-estar e deixando os gatinhos felizes. Ele ainda é um recurso fácil de desmontar e assim não ocupa muito espaço, mesmo em ambientes pequenos.
Ratinho de brinquedo
O ratinho de brinquedo para gato é outro brinquedo que costuma fazer sucesso em toda casa de gato! Isso porque ele estimula o instinto caçador do pet na busca insana para capturar o roedor. E a cada conquista, ele é recompensado com a sensação de bem-estar e missão cumprida que todo predador tem ao capturar sua presa.
Os ratinhos podem ter ainda alguns outros recursos interessantes que deixam a brincadeira ainda mais complexa, como penas, varinhas e até ser recheado com catnip, para despertar a sensação de prazer e relaxar o pet sempre que a caça for finalizada. E caso você não saiba o que é catnip, clique aqui, pois tem um post com todos os detalhes para você!
Brinquedos para gato arranhar
Essa é mais do que uma ideia de brinquedos para gatos. Mas também uma solução para os pais de gato que sempre tem seus sofás, poltronas e estofados como um todo, arranhados por em casa! O brinquedo para gato arranhar serve exatamente para que o gato arranhar e:
- Afiar e lixar as unhas, que é uma preocupação instintiva. Isso porque na caça, o gato precisa das unhas afiadas para capturar sua presa. Além disso, o crescimento das unhas gera tensão no gato e ao arranhar, ele consegue relaxar.
- Ao arranhar os gatos também estão fazendo a sua marcação de território. Isso porque ele tem glândulas nas patinhas que liberam um odor natural deixando sua marca ali. E esse comportamento é natural para os gatos que já arranhavam, lixavam as unhas e marcavam território nos troncos de árvores na natureza. Agora isso acontece no arranhador (ou no seu sofá!rs).
- Por fim, a atividade gasta energia física, promove exercícios e muita diversão para o seu gatinho!
Brinquedos interativos para gatos
Além dos brinquedos para gatos que promovem a chamada gatificação pela casa, adequando o ambiente para que o gatinho se sinta confortável e tenha seus instintos felinos mais selvagens satisfeitos, há também os brinquedos interativos para gatos. Esses brinquedos estimulam o cognitivo, atividade física e o enriquecimento ambiental alimentar.
Já há diversas opções e fabricantes no mercado, mas algumas ideias são:
- Pegue uma caixa de pizza, feche e faça alguns recortes redondos na tampa. Agora insira lá dentro algo que o seu gato gosta muito. Então pode ser um brinquedo para ele caçar ou petiscos que ele precisa conseguir tirar lá de dentro para comer. ele vai se divertir, exercitar seu instinto e o cognitivo durante a brincadeira.
- Usar o laser na parede para que o gato cace a luz também pode ser uma ideia para interagir com o seu gatinho. Porém, é importante ter em mente que essa brincadeira não pode ser muito intensa, pois ela gera frustração no gato. Isso porque a brincadeira estimula o instinto de caça no animal, mas ele nunca consegue capturar o ponto de luz que ele busca. Então, ao final de cada brincadeira é importante recompensar o pet para não irritá-lo.
- Amarre algumas penas num fio ou barbante e amarre a outro ponto do fio em um graveto, criando uma brinquedo como uma vara de pescar, onde a isca são as penas. Agora chacoalhe a bolinha perto do seu gatinho e divirta-se com ele tentando caçar as penas! Você pode deixar ele agarrar as penas algumas vezes e dificultar em outras para estimular a dificuldade da brincadeira sem frustrá-lo. Outra opção é espirrar um pouquinho de spray de erva de gato nas penas, para deixar ainda mais interativo.
Caixa para gato brincar
Por fim, certamente as caixas estão no topo da lista de brinquedos para gatos mais amados do mundo! Todo gatinho adora uma caixinha para entrar dentro, usar de cama, toca, esconderijo e o que mais a criatividade felina inventar. Isso porque a caixa funciona como um local protegido e quente, fundamental para um gatinho que caça, mas que sabe que é presa para muitos outros animais no ecossistema. E por mais que dentro das nossas casas não tenha predadores para ele, o instinto ainda fala alto e eles sentem essa necessidade.
Por isso, sempre que possível ofereça caixas de formatos e tamanhos diferentes pela casa para que ele possa usufruir e se divertir com elas.
Além de fazer bem para o instinto do seu gato, esse certamente é o mais barato dos brinquedos para gato, pois qualquer caixa de compras serve para eles!rs
E na sua casa, quais são os brinquedos para gato que fazem mais sucesso? Conte nos comentários!