![](https://vetex.vet.br/wp-content/uploads/2020/08/laboratorio-veterinario-vetex-tutor-Pancreatite-Canina.jpg)
Além de produzir hormônios que atuam no controle da glicemia, o pâncreas é um importante órgão envolvido no processo de digestão dos alimentos. Após a alimentação, a repleção do estômago e a presença de gordura estimulam a produção de enzimas que irão auxiliar na digestão e facilitar a absorção dos nutrientes. Ou seja, o pâncreas é um órgão fundamental para as atividades do sistema digestório!
Porém, quando ocorre a ativação inadequada destas enzimas, podemos ter um quadro clínico conhecido como pancreatite. Os fatores que desencadeiam esta ativação geralmente são multifatoriais e incluem alimentos gordurosos, medicamentos e doenças endócrinas (hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo, por exemplo). Animais de meia idade são mais acometidos e, possivelmente por questões genéticas, é sabido que as raças Terriers são predispostas ao desenvolvimento desta doença.
Devido à produção e ativação exacerbada das enzimas, ocorre autodigestão pancreática, inflamação da cavidade abdominal e até mesmo a necrose do órgão. Este processo inflamatório pode ser extremamente doloroso, fazendo com que o cão necessite de atendimento veterinário de imediato. Normalmente observamos diarreia, vômito, apatia e diminuição de apetite nos cães que apresentam a forma aguda da doença. Estas alterações gastrintestinais normalmente causam desidratação do paciente, podendo agravar ainda mais o quadro.
Como os sinais clínicos são inespecíficos, é de grande valia a realização de exames de imagem e laboratoriais para ajudar no diagnóstico da doença. Além disso, o laboratório clínico dará informações pertinentes quanto à gravidade e evolução do caso, permitindo um melhor acompanhamento do paciente. O Laboratório VETEX conta com exames laboratoriais sensíveis, específicos e de rápida execução, auxiliando o Médico Veterinário no diagnóstico e tratamento do seu cão!
Veja mais Dicas de Saúde para seu Pet. Clique Aqui