Os cães estão entre as espécies mais espertas do reino animal. Mas já reparou como algumas raças aprendem com mais facilidade do que outras? O psicólogo Stanley Coren fez uma pesquisa e um estudo que avaliou a capacidade dos cães em aprender comandos sem a necessidade de repetir muitas vezes. E assim foi criado um ranking de raças de cachorro no livro “A Inteligência dos Cães”. E agora vamos ter contar qual cachorro mais inteligente do mundo, curiosos?
Ranking: qual cachorro mais inteligente do mundo?
Veja a seguir as 10 raças mais inteligentes.
#1 Border Collie
Esta é a resposta sobre qual cachorro mais inteligente do mundo: Border Collie!
Sim, o Border Collie aprende tudo de forma muito rápida, e ganha destaques em competições de Agility, devido ao seu alto nível de foco e energia. Mas ao mesmo tempo é amável, se dá bem com as crianças e outros animais. Foi criado aproximadamente 100 anos atrás para pastorear ovelhas. Se adapta muito bem a qualquer ambiente, precisa de exercícios constantes e de receber comandos. Por isso, este é um cão que necessita de uma rotina movimentada e a prática de enriquecimento ambiental é fundamental para o seu bem-estar.
#2 Poodle
Considerado como um dos cachorros mais inteligentes do mundo, o Poodle compreende bem as coisas e pode ser treinado para cães de companhia, como para alertar ou mesmo para caçar. Eles possuem vários tamanhos que vão do mini ao gigante. E embora muitos não saibam, curiosamente, a origem da raça está no Poodle Gigante e foi criado na Alemanha e não na França. São muito brincalhões e gostam de agradar o tutor. Mas pode também ser ciumento e possessivo.
#3 Pastor Alemão
Conhecido como cão policial, é muito inteligente, bom farejador, tem muita força, agilidade e coragem. Gosta de atividades que envolvam ajudar os outros e essas características o tornam perfeito para o trabalho como cão de guarda, cão guia e de cão farejador, muito utilizado em investigações e ações policiais que deram ao pastor alemão o título de cão policial.
#4 Golden Retriever
São muito tranquilos, pacientes e se dão bem com todos. Também são fáceis de adestrar, pois gostam de aprender e fazem tudo rapidamente. Muito utilizado como cão guia e uma ótima companhia para crianças, o Golden Retriever é um gigante gentil.
Conheça mais sobre a origem, características e saúde do Golden nesse post!
#5 Dobermann
Os Dobermanns são bem agitados, gostam de atividade físicas, também são muito inteligentes e se destacam em competições. São fiéis, leais, obedientes e ao mesmo tempo fortes e aventureiros. Além disso, também é considerado um bom cão de guarda, latidor e muito corajoso.
#6 Pastor de Shetland
Muito concentrado, fica fácil ensinar truques e exercícios ao pastor de shetland, devido aos seu interesse em aprender. Essa ração não é muito conhecida no Brasil, mas possuem um ótimo temperamento. Foram criados para pastoreio, mas são ótimos guardas, muito obedientes e de fácil entrosamento.
#7 Labrador
O Labrador Retriever é muito dócil e inteligente, quando treinados podem ser cão de guarda, cão guia, farejador ou caçador. São muito brincalhões, e convivem com crianças e adultos. Essa raça é nativa do Canadá, de uma cidade chamada Labrador, e lá os cães acompanhava os pescadores em alto mar, pois são exímios nadadores.
Assim como o Golden e o Border Collie, o Labrador é um cão com alto nível de energia e precisa de atividades, passeios e enriquecimento Ambiental para se manter um cão equilibrado e deixar sua casa inteira!rs… Vale lembrar que esta é a raça do filme Marley & Eu! Veja mais sobre o filme nesse post!
#8 Papillon
Pequeno e dócil, no ranking de inteligência de cães de pequeno porte, o Papillon só perde para o Poodle. Divertido, carinhoso, higiênico e obediente, gosta de proteger seu tutor. Mas ao mesmo tempo é independente e se diverte sozinho, fazendo dele um cão equilibrado e ideal para quem não consegue passar o dia todo ao lado do animal.
#9 Rottweiler
Os Rottweilers são excelentes cães de guarda. De aparência robusta e intimidadora, pode ser bastante dócil e amoroso com seus tutores e, se socializados, serão ótimos amigos das crianças. Muito atentos, têm uma capacidade de observação grande e defendem a família com muita coragem. Além de fáceis de treinar e de instinto protetor, o Rottweiler é um dos cães com a mordida mais forte do mundo, saiba mais neste post.
#10 Australian Cattle Dog
Para encerrar o TOP 10 da questão sobre qual cachorro mais inteligente do mundo, temos o Australian Cattle Dog! Criado para pastoreio, é a raça preferida dos fazendeiros, que até hoje é útil por sua inteligência e agilidade. O Australian Cattle Dog, também conhecido como boiadeiro australiano, tem um instinto de proteção forte com seus tutores e não apresenta agressividade. Além disso, são autoritários e gostam de liderar. Por isso precisam de treino desde cedo. Também é importante, oferecer exercícios durante algumas horas por dia para que gastem a energia física natural da raça e tenham bem-estar.
Quando adestrar o cachorro?
Depois de conhecermos o ranking das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, vimos que elas precisam de adestramento para direcionar toda essa inteligência, para evitar frustrações futuras que geram problemas comportamentais, inclusive.
Muitos tutores acham que o filhote deve atingir uma certa idade para começar a treinar. Mas na verdade eles podem ser ensinados desde o momento que chegam em casa. Isso porque quando são filhotes, eles são como esponja e aprendem tudo com muita facilidade. Você já pode começar ensinando como fazer xixi e cocô no lugar certo e comandos básicos, como sentar, por exemplo, usando reforço positivo e oferecendo um petisco como recompensa.
Quando adestrar um filhote?
Não espere seu cachorro ficar mais velho ou atingir uma idade, quando mais jovem mais fácil e rápido vai ser. Então, se você for contratar um adestrador, significa que vai gastar menos com um filhote, pois ele aprende mais rápido, certo? Além de mais econômico e melhor para o bem-estar animal, isso ainda vai criar um laço forte de carinho e respeito entre vocês.
Acreditava-se antigamente que o cachorro precisava atingir 6 meses para começar o treino. Mas hoje sabe-se que quanto mais rápido fizermos isso, mais fácil vai ser o processo de aprendizagem. Ou seja, ao chegar em casa, esse novo filhote já pode começar o adestramento.
Esses comandos devem ser feitos em casa, até que o pet tenha tomado todas as vacinas. Depois disso podem ir para a rua ou parques praticar e aprimorar o que aprendeu.
O processo vai depender da personalidade dos cachorros, alguns levam mais tempo que outros. Por isso faça com calma, pois mesmo cães considerados super inteligentes podem ter alguma resistência ou dificuldade para aprender. Então é dever do tutor e adestrador respeitar o tempo do animal para que o adestramento seja positivo e não traumático.
Na sua opinião qual cachorro mais inteligente? Conta para gente sua experiência e qual raça você tem!