Início » Cachorro com diarreia, o que pode ser?

Cachorro com diarreia, o que pode ser?

Cachorro com diarreia, o que pode ser?

Quem tem um cachorro em casa já se deparou pelo menos uma vez com o seu cachorro com diarreia. De fato não é nem um pouco legal limpar, mas acontece. Existem inúmeros motivos para os cachorros terem diarreia. Pode ser por conta da adaptação do ambiente quando chegam em casa, nova alimentação ou momentos de stress, por exemplo. Porém, pode ser algo mais grave como presença de parasitas, ingestão de corpo estranho, cinomose ou até mesmo alguma infecção. Por isso é ideal sempre estar atento às fezes do seu cão, isso pode ajudar o veterinário em algum diagnóstico.

Uma maneira que ajuda a começar a identificar a causa da diarreia é a cor e aparência das fezes. Normalmente o cachorro com diarreia fica mais apático e pode rejeitar comida. A coloração das fezes diz muito sobre a saúde do cão. Isso porque as fezes normais tem cor marrom, como se fosse chocolate. Além disso, é importante saber que filhotes costumam ter diarreia após tomarem vermífugo ou vacina. Mas se a diarreia for persistente consulte o veterinário.

Cachorro com diarreia com sangue

Cachorro com diarreia com sangue é um dos principais motivos pelos quais os tutores procuram o veterinário na parte gastrointestinal. Existem alguns tipos de diarreia com sangue: 

  • Melena: diarreia de cor escura e com mau cheiro, significa presença de sangue digerido. Este sangue normalmente vem do sistema digestivo superior. Ela é mais difícil de ser detectada. Pois é necessário que tenha grande quantidade de fezes escuras para poder identificar. Cães com gastroenterite leve ou moderada dificilmente vão apresentar melena de forma clara. Mas se você tiver água oxigenada em casa, pode jogar no coco e ver se vai borbulhar. Ou também pode colocar as fezes em papel absorvente e esperar um tempo, o papel provavelmente mudará para uma coloração mais avermelhada. Normalmente ocorre por conta da parvovirose ou ingestão de sangue por conta de lesões em boca ou estômago.
  • Hematoquezia: diarreia com cor vermelho vivo, significa a presença de sangue fresco. Normalmente são gotas de sangue que o tutor vê junto das fezes. Isso está relacionado ao trato digestivo inferior, podendo ter muco ou não. Normalmente está mais relacionado a vermes intestinais, como a giárdia.

O ideal é consultar seu veterinário ao ver que seu cão apresenta sangue nas fezes ou alguma alteração de comportamento. Pois pode ser algo grave, que se tratado precocemente, faz com que seu amigo tenha maiores chances de viver.

Diarreia em cachorro filhote

Quando compramos ou adotamos um filhote, ele pode vir com diarréia. Portanto, é sempre bom ficar atento. Pois essa diarréia pode ser causada pelo excesso de vermes no intestino do seu filhote. Sempre que seu filhote tiver uma diarréia é ideal consultar o veterinário para que ele realize um exame e veja se não existe algo mais grave. 

Filhotes costumam ter diarréia por alguns motivos, às vezes por mudança de ambiente, vermífugo, vacinas ou mudança de alimentação. Para os filhotes, a diarréia mais perigosa é causada pela Coronavirose ou pela Parvovirose. O filhote apresenta diarréia intensa, fica muito prostrado, vomita e apresenta fezes escuras com mal cheiro no caso da parvovirose. Se você observar e seu filhote estiver com estes sintomas, vá imediatamente para o veterinário. 

Outro motivo para os filhotes terem diarreia é a presença de protozoários, como a giárdia. Ela é muito comum em filhotes que compramos em lojas ou adotados em locais com muitos cães. Normalmente as fezes variam entre diarreia intensa e fezes um pouco mais líquidas. Um diferencial é que às vezes podemos ver presença de gotinhas de sangue e muco nas fezes. Se o seu filhote for identificado com giárdia, você precisa realizar a desinfecção de sua casa diariamente e eliminar as fezes assim que o filhote fizer.

Sempre procure seu veterinário de confiança para entender o que está acontecendo com o seu filhote. Assim, ele poderá realizar exames e descobrir a causa da diarréia do seu filhote.

Cuidados com cães com diarréia

Se você observar seu cachorro com diarréia, é ideal ter alguns cuidados com o cão, para que ele não piore e caia a imunidade. Por exemplo, sempre mantenha seu cachorro hidratado. Isso porque cães com diarréia perdem muita água pelas fezes. Tente oferecer água normal, caso ele não aceite, tente outras coisas como: soro caseiro, água de coco, caldo de ossos. Além disso, ofereça em pequenas quantidades ao longo do dia. O recomendado normalmente é começar com uma alimentação mais leve para que o cão tenha mais apetite e não perca mais nutrientes. Saiba o que seu cão pode comer aqui.

Existem maneiras de evitar cachorro com diarréia, como oferecer alimentos balanceados e sem conservantes, manter a carteira de vacina e vermífugo atualizados, levar o pet para um check up, evitar que seu pet tenha contato com fezes de outros cães. Se seu cachorro estiver com diarréia, busque ajuda de um veterinário.

E saiba mais sobre a importância e como funciona um checkup pet neste vídeo:

Seu pet passou por crises de diarréia? Deixe seu comentário se você gostou das explicações ecompartilhe com seus amigos!