Se você tem uma cadelinha ou planeja ter uma, é necessário saber o que é o cio, quais são as fases, como saber se está no cio e quanto tempo dura. Por isso pedimos auxílio da Dra. Mariana Teixeira para nos entendermos melhor o que é a cadela no cio.
Mas você já se perguntou o que é o cio? O cio ocorre quando a cadela entra na maturidade sexual, ou seja, está apta a procriar. O primeiro cio geralmente vem entre 6 a 10 meses, dependendo do porte da cadela. Agora que sabemos que é por conta da maturidade sexual, vamos entender o que fazer com a cadela no cio.
Cadela no cio, o que fazer?
Se você acha que sua cadela está no cio, o primeiro passo caso você tenha um macho é afastar os dois, não deixar com que fiquem no mesmo ambiente para evitar cruzas indevidas. O ideal é evitar que a cachorra tenha acesso a rua, seja solta ou no portão de casa, pois muitos machos conseguem pular portões para ter acesso a fêmea.
Após tomar estes cuidados o ideal é conseguir descobrir se ela está no cio.
Como saber se minha cadela está no cio?
A cadela no cio geralmente apresenta inchaço em mamas, vulva, sangramento vaginal, lambedura excessiva das partes íntimas e pode ocorrer também alteração no comportamento. Sendo que esta fêmea pode ficar mais carente com o tutor ou tentando atrair mais a atenção. Por instinto é muito comum que os machos procurem mais as cadelas durante este período, pois elas liberam feromônios a partir da urina. Se você observar alguns machos rondando sua casa ou sua cachorra durante o passeio, isto é um alerta de que sua fêmea pode estar no cio. Normalmente quando os machos tentam montar na fêmea é um sinal de que ela está no período fertil.
Quando temos uma cadela no cio é necessário tomar alguns cuidados muito importantes, vamos falar um pouco mais sobre eles.
Cuidados
Alguns cuidados são de extrema importância para cadela no cio, pois auxiliam a evitar estresse, cruzas indesejadas e brigas. Por isso, é necessário:
- Paciência: pois os hormônios podem alterar o comportamento da cadela, fazendo com que ela fique muito agitada ou muito carente. Então é preciso que todos da casa entendam este momento que a cachorrinha está passando.
- Evite passeios: como dito anteriormente, mantenha a fêmea com acesso restrito a rua quando você não estiver em casa. Tente passear em horários alternados para que os machos não sigam sua rotina. Se possível, evite sair com sua cadela no cio, procure fazer enriquecimento ambiental para gastar a energia e evitar incidentes.
- Não castrar sua cadela no cio: Segundo a Dra. Mariana “cadelas no cio correm um risco muito maior durante este período, facilitando que ocorram complicações na cirurgia.”
Estes são os principais cuidados com a sua cachorrinha durante o cio, fique sempre alerta com machos ao seu redor. Se você não tiver a intenção de cruzar sua cadela, opte por castrá-la, pois isso evitará outras doenças como a piometra e reduzirá a chance de sua cadela ter câncer de mama.
Quanto tempo dura o cio?
Infelizmente não existe um tempo correto para duração do cio da cadela. Isso porque varia de fêmea para fêmea. Porém, o que é mais comum é o cio durar 21 dias, mas, este período pode variar de 2 a 4 semanas. Além disso, saiba que o cio ocorre geralmente a cada 6 meses.
Quais as fases do cio?
A cadela no cio possui quatro fases que mudam os sinais de acordo com o período em que ela está:
- Proestro: É o inicio do cio, onde começamos a ver as primeiras alterações como inchaço e sangramento pela vulva. Pode ocorrer da fêmea procurar objetos ou outros animais para simular uma relação sexual.
- Estro: Este é o período fertil, ele pode durar de 3 a 17 dias. Junto dele ocorrem as maiores alterações comportamentais, a fêmea fica mais receptiva e afetuosa. Porém, existem casos dela se tornar mais agressiva e ter algum desconforto.
- Diestro: O diestro pode durar de 60 a 100 dias, isso varia, pois depende se a fêmea está ou não prenhe. Caso sua fêmea não tenha cruzado e comece a apresentar lactação e cuidado com brinquedos, provavelmente ela possui gravidez psicológica.
- Anestro: ocorre logo após o parto ou em seguida do cio para as cadelas que não engravidaram. Ela dura em média 120 dias e serve para que a cachorra descanse entre um cio e outro.
Estas são as principais alterações e períodos durante o cio da cadela. É importante observar os sintomas do cio, para saber se sua cadela está saudável ou doente.
Sintomas do cio
Muitas vezes as cadelas ficam mais amigáveis e tendem a procurar seus tutores ou cães machos. Caso haja alguma anormalidade na cor do sangramento ou um comportamento muito fora do comum, o ideal é consultar um veterinário, para saber se o cio está saudável ou se há alguma alteração. Pois nem sempre a cadela com desconforto ou irritação é sinal de cio, ela pode estar com alguma doença e ela veio se manifestar durante o cio ou próximo dele.
Se você gostou do conteúdo compartilhe com seus amigos que possuem uma cadela no cio para que eles possam tomar os devidos cuidados com a sua amiga.