Início » Cachorro tem umbigo?

Cachorro tem umbigo?

cachorro tem umbigo

Se você tem um pet ou conhece alguém que tenha, provavelmente já se perguntou ou ouviu a pergunta se cachorro tem umbigo. Sabemos que cada espécie possui características individuais, mas os cães possuem muitas semelhanças conosco. Assim como nós humanos, o cachorro tem umbigo. Mas ele não é tão visível quanto o nosso. Por isso, nesse post vamos esclarecer mais sobre o umbigo do cachorro.

Cachorro tem umbigo?

Os cães também possuem o umbigo na região do abdômen, mas ele acaba muitas vezes sendo escondido por conta dos pelos. Muitas vezes acabamos não vendo e percebendo onde fica o umbigo. Esta parte do corpo é extremamente importante quando nossos amigos ainda estão no ventre de sua mãe sendo formados. Todos os animais que possuem placenta terão umbigo. Mas, o que é a placenta?

Placenta

A placenta é um órgão que é formado durante a gestação e que todo o mamífero possui, e serve como um meio de comunicação da mãe com o filhote. Sendo assim, a placenta serve para:

  • Estimular produção de hormônios para a gravidez;
  • Fornece proteção imunológica para o filhote;
  • Fornece nutrientes e oxigênio para o filhote;
  • Protege o filhote de impactos que possam acontecer na barriga da mãe;
  • Elimina resíduos do filhote como a urina;
  • Faz um papel temporário como pulmão, intestino, rim, adrenal e fígado.

Sendo assim, a placenta é extremamente importante para o desenvolvimento do filhote durante a gestação. Cada filhote tem sua própria placenta para que se desenvolva.

Porém, além da placenta, é necessário um meio para todo o nutriente e vitaminas passar e isso ocorre através do cordão umbilical. Este é o motivo pelo qual o cachorro tem umbigo. Vamos falar mais sobre o cordão umbilical.

Umbigo: cachorro filhote

O cordão umbilical no cachorro filhote recém nascido normalmente cai após algumas horas, pois não tem mais nenhuma função. Deve-se tomar cuidado quando o filhote nasce, para que a fêmea não acabe cortando o cordão muito curto ou lesione o abdômen, causando uma hérnia umbilical.

O umbigo no cachorro não tem nenhuma função, ele é útil somente quando o cachorro está se desenvolvendo no útero materno. Após o parto a mãe corta e come o cordão umbilical e o que sobra acaba caindo em questão de dias. Após a queda do cordão, a pele se cicatriza ficando até difícil enxergar onde era o local anteriormente. Porém, existem casos em que as mães acabam machucando o filhote, sendo necessário intervenção cirúrgica. Por isso, sempre fique atento quando a cachorra estiver para ter filhotes. Vamos conhecer um pouco mais sobre os problemas que podem ocorrer, pois o cachorro tem umbigo e precisa de cuidados.

Problemas no umbigo do cachorro 

Uma das doenças mais frequentes que acomete o umbigo do cachorro é a hérnia umbilical. A hérnia umbilical ocorre quando temos uma ruptura da musculatura abdominal ou uma não união da musculatura. É necessário estar atento, pois o cachorro tem umbigo com hérnia grave e pode acabar precisando fazer cirurgia de emergência, caso a alça intestinal fique presa ali. Existem raças que são mais comuns ocorrerem problemas no umbigo como cães braquicefálicos, fatores genéticos ou traumas, quando a cadela faz muita força para cortar o cordão.

Para saber se o seu cachorro tem umbigo com hérnia, você pode ficar atento a alguns sintomas como:

  • Vermelhidão do local;
  • Aumento de volume na região do umbigo;
  • Dor abdominal

Caso se forma a hérnia, tem o risco do intestino ficar preso dentro dela e necrosar. Então o cão pode apresentar falta de apetite e vômitos. Para realizar o diagnóstico e saber se há conteúdo na hérnia, é necessário realizar um ultrassom com urgência.

Cordão umbilical cachorro

Os filhotes possui o cordão umbilical por um motivo simples, é pelo cordão umbilical que a placenta do filhote é nutrida, onde é realizada a troca de oxigênio da mãe para o filhote. Por isso é tão importante termos cuidado. Se você notar algo estranho com o cordão umbilical do filhote recém nascido, é importante levar ao veterinário. Pois existem problemas que afetam como a Onfalite.

A Onfalite é uma inflamação do umbigo, e ela ocorre principalmente no período onde o cordão umbilical se fecha. Pois o cordão umbilical quando aberto pode ser uma porta de entrada para muitos microorganismos indesejados. Se você notar algo de errado com o cordão é importante procurar um veterinário, pois o local pode estar contaminado. Fazendo assim com que o filhote possa ter uma septicemia (infecção grave generalizada) e em casos graves vir a óbito. 

Por isso a importância de cuidar bem quando o cachorro tem umbigo inflamado ou até mesmo quando adultos se notar alguma alteração. Se você tem uma cachorrinha gestante, clique aqui e saiba tudo sobre a gestação de cachorro e os cuidados que você deve ter para garantir a mãe e os filhotes saudáveis.

Você já sabia que cachorro tem umbigo? Compartilhe este post com seus amigos para que eles também conheçam a importância do umbigo e do cuidado umbilical, principalmente em filhotes e recém nascidos.