Início » Gestação de cachorro

Gestação de cachorro

gestação de cachorro

Se você tem uma cachorra em casa, provavelmente sabe o alto risco de que, se ela não for castrada, ela provavelmente poderá ficar prenha. A gestação de cachorro é algo que pode ser muito assustador, principalmente a parte de cuidados com a mãe e os filhotes.

Os principais assuntos que geram medo entre os tutores de cadelas gestantes são: como saber se está ou não grávida, qual o tempo da gestação, quais os cuidados, entre outros. Por isso, nós preparamos este texto especial para que você saiba como cuidar da gestação de cachorro da forma correta.

Como saber se minha cachorra esta grávida

Como as cachorras não tem o ciclo igual ao das mulheres, o ideal é ficar atento a alguns sintomas, caso você tenha dúvida se sua doguinha está grávida. Os primeiros sintomas que comumente são observados são:

• Perda ou diminuição do apetite
  • Mal estar
  • Ficam mais carentes

Caso tenha notado algum destes sinais o ideal é ficar alerta para a gestação de cachorro. Mas se você não conseguiu reparar nenhum desses, os outros sintomas que aparecem mais tardiamente são:

• Aumento da barriga
  • Cansaço
  • Aumento das mama
  • Começa a ganhar peso
  • Mamas podem mudar de cor
  • Procuram locais confortáveis e seguros
  • Aumento do apetite

Se um destes sintomas for notado, o ideal é levar sua cachorra ao veterinário para saber se há ou não bebes e se houver, quanto tempo de gestação ela está.

Tempo de gestação de cachorro

A gestação de cachorro é bem diferente da humana, ela dura entre 58 a 68 dias, porém, o normal é que a fêmea dê à luz entre 60 a 63 dias. Por isso é importante o acompanhamento veterinário, para que sua cachorra nem os bebes sofram. Geralmente as fêmeas começam a apresentar os sinais mais claros a partir do 20º dia de gestação.

Cuidados com a gestação de cachorro

O principal cuidado com a gestação de cachorro deve ser com a alimentação. Isso porque a mãe e os bebes precisam de muitos nutrientes para se manterem saudáveis. Por isso, se sua cadela está com dificuldades na hora da alimentação pode ser necessária a utilização de suplementos. Além disso, devemos evitar ambientes que estressam a fêmea para que o parto não ocorra antes da hora. Por fim, evite passear próximo aos últimos dias de gestação para evitar estresse no passeio.

O ideal é que a fêmea seja alimentada com uma ração Super Premium própria para o momento que ela está vivendo. É necessário manter as vacinas e vermífugos em dia, pois se ela tiver filhotes, eles nasceram com imunidade e terão um menor risco de vida.

Gravidez psicológica em cachorro

Se sua cachorrinha está apresentando os sinais de gravidez, mas, tem certeza que ela não a cruzou, ela provavelmente está com uma gravidez psicológica. Isto ocorre somente em fêmeas não castradas, pois uma série de hormônios naturais fazem que instintivamente isto ocorra. Os principais sintomas da gravidez psicológica são:

• Inchaço abdominal
  • Aumento das mamas (a longo prazo pode evoluir para formação de tumores)
  • Produção de leite
  • Adoção de objetos aleatórios como filhotes
  • Procurar, preparar e proteger o ninho
  • Depressão
  • Carência excessiva ou agressividade

Caso sua cadela apresente gravidez psicológica em vários cios, o ideal é buscar auxílio de um profissional. Isso porque a longo prazo isto poderá acarretar problemas à saúde da fêmea. E para sabermos se a gestação de cachorro é verdadeira ou psicológica, são necessários alguns exames.

Exames

Se houver a suspeita de que a fêmea está com gestante, os veterinários conseguem avaliar isto de várias formas, como:

• A partir de 21 dias já consegue avaliar se há bebês e se eles estão se desenvolvendo através do ultrassom.
  • Aos 45 dias, no ultrassom é possível observar o início da calcificação óssea.
  • A partir de 55 dias é possível realizar o Raio-X para uma contagem fetal correta.

Os principais exames para detectar a gestação de cachorro são o ultrassom e o raio-x, porém, é sempre importante realizar um Check Up da fêmea, para saber se ela não está com alguma doença. Para assim ter uma gestação tranquila, ou ser suplementada caso tenha necessidade.

Suplementação na gestação de cachorro

Assim como ocorre com as mulheres, as cadelas também necessitam de um suporte pré natal para que a gestação ocorra sem maiores complicações. Então, a suplementação pode ser muito necessária caso haja algum problema de saúde ou deficiência alimentar.

O veterinário que está acompanhando a gestação, poderá lhe indicar com maior propriedade o melhor suplemento para utilizar. É importante tomar cuidado com medicações e suplementações para outras fases da vida, pois elas podem afetar a gestação. Assim como as mulheres, alguns medicamentos precisam ser evitados durante a gestação de cachorro.

Cuidados antes do parto

Se sua cachorrinha está grávida, é necessário preparar todo o ambiente para receber os filhotes, lembrando que os recém nascidos não conseguem controlar a temperatura. Por isso, o ideal é que a fêmea tenha os filhotes em um ambiente protegido de frio e calor extremo.

Lembre-se de avisar seu veterinário caso sua cachorra venha sentir algum sintoma estranho, ou apresentar algum corrimento anormal. É essencial o acompanhamento de um profissional durante o parto, mesmo que a distância. Pois se for necessário alguma intervenção, que isso possa ser realizado da forma mais rápida para que não haja sofrimento da mãe e dos filhotes.

E entao, sua cachorra já teve filhotes ou é castrada?

Se você gostou deste texto compartilhe com seus amigos que tem uma cachorra gestante ou que querem que sua cachorra tenha bebês, para que eles possam se preparar da melhor forma.

3 comentários em “Gestação de cachorro”

1. Pingback: Cachorro tem umbigo? - Blog VETEX