Olá! Eu sou a Claudia, mamãe do Thor, um Golden retriever de 2 anos, brincalhão e cheio de energia para viver, passear ao ar livre é uma das atividades preferidas dele. Mas para que este continue sendo um momento feliz também no verão, é preciso estar atento a alguns cuidados básicos super importantes para passear com cachorro no verão. Vem comigo que separei algumas dicas para tornar esse momento especial cuidando da saúde pet.
Cuidados com o cachorro no verão
Esta é a estação mais quente do ano e os tutores precisam estar atentos com alguns cuidados especiais para essa época que exige atenção redobrada. Isso porque alguns pets sofrem um pouco no verão devido às altas temperaturas, sem falar na proliferação facilitada de algumas doenças como:
- Cinomose
- Parvovirose
- Doença do carrapato
- Pulgas
Essas intercorrências costumam estar entre as campeãs de consultas em clínicas veterinárias nesse período do ano. Outra causa bastante recorrente no verão é a Hipertermia (quando a temperatura corporal do animal eleva e pode descompensar o organismo), é muito importante evitar que isso ocorra devido ao calor excessivo do verão, então abaixo falaremos sobre os melhores horários para passear com o cachorro no verão.
Qual melhor horário para passear com cachorro no verão
Os passeios são muito importantes para os nossos Pets, e você precisa manter a constância até mesmo no verão. Por isso, para passear com o cachorro nessa estação do ano, alguns cuidados devem ser tomados como os horários e períodos mais amenos para esse tipo de atividade ao ar livre.
Os passeios devem ser feitos sempre até as 10hs da manhã ou após as 16hs. Se você for passear com o cachorro em ruas asfaltadas é sempre importante verificar a temperatura do chão, abaixo falaremos mais detalhadamente sobre o assunto.
Também é importante garantir a hidratação do pet, que ajuda também a evitar Hipertermia e a proteção solar com cosmesticos específicos para o pet, em especial nas regiões com menos pelo como o focinho e a barriga que ainda recebe o calor do solo.
Como saber se o chão está muito quente para o cachorro
Antes de sair para passear com o cachorro é importante verificar a temperatura do chão para que não ocorra queimadura das almofadinhas das patas.
A forma mais prática e eficiente de fazer esse teste seria encostar o seu pé descalço ou até mesmo a palma de sua mão no asfalto, se você não aguentar o contato por mais do que dez segundo é provável que seu cãozinho também não aguente. Nesse caso não saia nesse momento para passear com o cachorro, volte para casa, se divirta de outra forma com seu melhor amigo e escolha um outro horário para o passeio na rua.
Sinais que seu Pet não está bem
Os cachorros não transpiram como os seres humanos, mas controlam a troca de calor do corpo e mantém a temperatura ideal por meio da respiração. Quando ofegantes, os cachorros estão, na verdade, tentando se resfriar. Com o calor, sobretudo os registrados nos últimos verões, essa capacidade pode se mostrar insuficiente para reduzir a temperatura corporal deles. Então seu cachorro corre o risco de ter uma hipertermia, considerada uma situação de emergência.
Mas como saber se meu cachorro está passando mal com o calor?
O animal fica ofegante, apresenta temperatura acima de 40 graus, a língua parece ter cor azul e ele mostra sinais de confusão mental, podendo cair ao tentar se erguer.
Cães com focinho curto, ou animais idosos merecem atenção ainda mais redobrada, pois apresentam ainda maior dificuldade de fazer essa troca de calor com o ambiente.
Cuidados com a saúde durante o verão
Alguns veterinários sugerem que os tutores levem seus animais para tosas. Pois isso pode ajudar na retenção do calor. Além disso, atenção redobrada com animais de pelagem branca ou muito clara! Isso porque eles são propensos a desenvolverem câncer de pele. Para evitar o problema, assim como os humanos, eles devem usar protetor solar.
Alergias e doenças virais, como parvovirose e cinomose, aumentam significativamente no verão. Mas elas podem ser evitadas com os cuidados necessários e com a vacinação anual da V8 ou V10. Os tutores precisam ter clareza de que essas doenças podem ser evitadas se os animais estiverem devidamente vacinados e protegidos.
Devemos ter muita atenção com a Doença do carrapato, o Brasil é um país tropical e com um ambiente muito favorável para a propagação de pulgas e carrapatos, especialmente no verão. Isso contribui para o surgimento de doenças como, erliquiose e babesiose (conhecida como doença do carrapato, por tê-lo como vetor de transmissão) que são facilmente contraídas por picadas de carrapato durante os passeios com cachorro.
Todo cuidado com seu cachorro nessa época do ano é importante para evitar problemas mais graves. Pequenas atitudes como as que citarei abaixo podem garantir um verão muito agradável e saudável.
- Água fresca a disposição
- Alimentação em horários mais amenos
- Nunca deixe seu Pet em locais abafados, como dentro do carro.
- Passeios em horários diferenciados
- Passeios em locais gramados e arborizados
- Anti pulgas e vermifugação em dia
- Protetor solar em especial no caso de pelagem clara
- Repelente para insetos e parasitas
- Banho com maior frequência
- Respeito aos limites de cada Pet
E então,o que achou das nossas dicas, você já está seguindo todas? Se ainda faltava alguma coisa, bora incluir no seu dia a dia e ser feliz nesse verão, fazendo muitos passeios com seu melhor amigo.