Início » Castração de gatos

Castração de gatos

Castracao de gatos

Fala-se muito sobre a importância de castrar cães e gatos. Mas o que significa, como funciona a castração, porque castrar gatos e quais cuidados devemos ter com a cirurgia de castração de gatos, você sabe? Esse é o tema desse post, vem comigo até o final?

O que é castração de gatos

A castração de gatos é uma cirurgia que tem como objetivo a retirada dos órgãos de reprodução dos animais, sendo os testículos dos machos e o útero e ovários das fêmeas. Desse modo, impede-se a procriação dos animais e um grupo de complicações de saúde.

A cirurgia é razoavelmente simples e pode ser feita ainda na fase filhote para machos e fêmeas. A maioria dos veterinários concordam que o período ideal para a castração de gatos é entre 6 e 8 meses de vida. Embora exista culturas de castração felina com cerca de 3 meses, o que não é muito aceito pelos veterinários do Brasil.

Outro ponto discutido é se deve castrar fêmeas antes ou depois do primeiro cio. E aqui há uma discussão importante que é:

  • Castrar antes do primeiro cio aumenta a proteção contra tumores mamários.
  • Por outro lado, após o primeiro cio permite que o corpo da fêmea esteja mais maduro, o que traz benefícios também.

Então a recomendação é sempre conversar com seu médico veterinário de confiança e entender o que é melhor para o seu pet! Enquanto nos machos o procedimento e a decisão são bem mais simples, pois a cirurgia é bem menos invasiva também.

Por que castrar gatos

Muito se fala da importância da castração para evitar acasalamentos nas ruas e o descontrole populacional de gatos e cachorros também. Mas isso gera a dúvida sobre a real necessidade de castrar gatos que não tem acesso às ruas. Então, afinal, por que castrar gatos?

Bem, a castração felina tem uma série de motivos bem importantes, veja:

  • Evita o uso de anticoncepcionais em fêmea, visto que essas medicações não são boas para  saúde geral do animal.
  • Diminuir a probabilidade de aparecimento de tumores
  • Elimina as infecções de útero em fêmea, como a piometra que leva muitas gatinhas à morte.
  • Acalma os felinos, tornando-os mais relaxados e menos reativos.
  • Diminui as tentativas de fuga
  • Ameniza comportamentos indesejados como marcação de território indesejados e miados escandalosos.
  • Proporciona longevidade aos nossos miaus!

Exames pré-operatórios para castração

Bem, agora você já conhece vários motivos para castrar seu gatinho. Mas saiba também que a castração, embora seja uma cirurgia simples, ela não deixa de ser uma cirurgia com anestesia geral e por isso requer uma série de cuidados importantes para que dê tudo certo.

Portanto, antes da castração de gatos, é importante que se faça alguns exames pré-operatórios de castração a fim de verificar se está tudo bem com o seu pet antes de submetê-lo a uma cirurgia.

De modo geral, seu veterinário deve pedir um perfil pré-operatório felino completo. Esse é um exame de sangue felino que vai nos mostrar como ele está de saúde. Além de realizar um eletrocardiograma para saber como está a saúde do coraçãozinho do animal.

Com os resultados em mãos e tudo Ok, seu veterinário deve marcar a cirurgia de castração e orientar sobre período prévio de jejum. 

Cuidados pós-cirúrgicos da castração de gatos

Após a cirurgia é importante que o tutor se preocupe com o pós operatório que basicamente consciente em

  • Repouso nos primeiros 7 dias. Então restrinja o espaço do pet, evite que ele se exercite e pule muito.
  • Evite dar muita água e comida, para evitar ânsia e vômitos no dia da castração. Mas no dia seguinte, a medicação já estará fazendo efeito e ele pode voltar à rotina alimentar normalmente.
  • Episódios de vômito após 48hs da cirurgia ou se seu cão não voltar a comer bem após esse período, são sinais de alerta e você deve consultar seu veterinário.
  • Medicação adequada para evitar, infecção e ter uma boa cicatrização.
  • Tenha uma caixa de areia próxima sempre limpa para ele e, nos primeiros dias, substitui a areia por papel desfiado. Assim você evita que vestígios da areia se aproximem dos pontos, o que pode gerar inflamação.
  • Cuidados com os pontos para que não inflame e não infeccione. Para isso, pode ser importante usar produtos naturais e cicatrizantes, como uma Loção de Neem, que vai acelerar a recuperação do seu pet.
  • Por fim, após o período de cuidados, pode ser importante que seu gato faça a transição de ração para uma opção de ração para gatos castrados. Isso porque essas rações possuem nutrientes específicos importantes para os gatinhos após castrar. Converse com o seu veterinário para escolher a melhor opção, combinado?

E então, seu gato é castrado? Conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *