A obesidade em gatos não é fofa, não deixa seu gatinho bonito e nem pode ser vista como natural. Gato gordo é gato precisando de ajuda. Então é preciso conhecer a doença, saber como identificar e tratar a obesidade felina. Por isso vamos te contar dicas para saber se seu gato está gordo e tratar.
Como a obesidade acontece?
Talvez você não saiba, mas cerca de 25% a 30% dos gatos são obesos no Brasil. A obesidade se manifesta da mesma forma dos humanos e as principais causas são:
- Alimentos em excesso. Por exemplo, quando o pet come demais por ser uma ração de baixa qualidade que incentiva-o a comer mais para ter nutrientes ideias. Porém neste ato ele acaba consumindo carboidratos em excesso. Ou excesso de petiscos extra dieta felina ideal.
- Compulsão alimentar, comum em casos de gatos ansiosos com deficiência em enriquecimento ambiental.
- Falta de atividade física, levando o gato ao sedentarismo.
- Fatores endocrinológicos, diagnosticados com exames de laboratório.
Como identificar um gato gordo?
Um gato pode ser considerado obeso quando a sua massa corporal está entre 15% e 30% acima do seu peso ideal. Por isso, um teste rápido e indicado pelos veterinários é tentar achar as costelas e a coluna do gato. Mas se for difícil ou se você não achar é melhor ir ao veterinário para um exame mais detalhado e com experiência técnica.
Veja como identificar o escore corporal do seu pet:
- MUITO MAGRO: Quando vemos facilmente as costelas e ósseos pélvicos do pet. Além de cintura muito estreita, pequena ou sem gordura abdominal palpável.
- IDEAL: as costelas e coluna não estão visíveis, mas são fáceis de encontrar. O gato mantém a cintura evidente e com pouca gordura.
- ACIMA DO PESO IDEAL: A costela não é visível, mas é possível de ser sentida. Ao observar o gato de cima, não vemos sua cintura e a reentrância abdominal é leve.
- SOBREPESO: Costelas difíceis de se encontrar, abdômen arredondado e com depósito de gordura. É possível encontrar a reentrância abdominal e a cintura do gato.
- OBESO: Por fim, quando o temos um gato gordo de gato, não se encontra as costelas por baixo de camada de gordura que também aparece no abdômen em um depósito de gordura. Enquanto a cintura some e aparece uma leve distensão abdominal.
Ao suspeitar que seu gato pode estar obeso, é preciso fazer uma consulta com seu veterinário para identificar as causas. Este diagnóstico inclui check up felino e exames de perfil endócrino felino, para avaliar possibilidades de distúrbios da tireoide.
Gato gordo: o que fazer?
Se o veterinário comprovar a obesidade, ele deve te dar algumas dicas, como orientar sobre a melhor ração e a dieta adequada para seu gato.
Mas além da dieta, é preciso fazer seu gato se mexer e queimar essa gordura em excesso. Então espalhe brinquedos para gato pela casa, coloque petiscos em lugares altos, chame seu bichano quando for mudar de cômodo e tente brincadeiras novas, o importante é estimulá-lo. E para isso, planejar ambientes gatificados é uma ótima alternativa para regular atividade física e peso do animal. Além disso, colabora também para o bem-estar instintivo do gato.
Mesmo que seu gato não tenha sobrepeso, é interessante fazer atividades com ele para prevenir a obesidade, ativar a musculatura e ajudá-lo a gastar energia física e mental.
O que a obesidade pode causar aos gatos?
Um gato gordo pode ter muitos outros problemas de saúde, como:
- Dificuldade de andar, pular ou correr
- Expectativa de vida menor
- Doenças osteoarticulares e osteomusculares
- Insuficiência cardíaca
- Piora nas condições respiratórias
- Doenças no fígado
- Sedentarismo
- Diminuição da ingestão de água
- Diabetes
- Problemas renais e dermatológicos
- Diminuição da auto limpeza
- Muito Cansaço
- Pancreatite
- Colangite
- Distúrbios da bile
- Aumento do colesterol e do triglicérides.
Por isso, lembre-se: um gato gordo precisa de ajuda para recuperar a forma e saúde! Afinal obesidade é doença, não é charme. Por isso precisa de ajuda veterinária e disciplina do tutor para tratar, e não de elogios e carinho. Quem ama e é responsável, previne e trata obesidade em gatos.
Como evitar obesidade em gatos?
Em geral, o peso dos gatos variam entre 3 a 5 quilos, com exceção dos gatos de porte gigante, como os Maine Coons. Então, se passar muito disso, ele pode estar com um caso de sobrepeso caminhando para um quadro de gato gordo de fato..
A alimentação saudável e balanceada é o segredo da qualidade e vida longa para qualquer animal. Mas eles não podem cuidar disso sozinhos de sua dieta. Portanto cabe aos tutores oferecer uma boa dieta, com quantidade adequada de ração, petiscos e sachês. Além disso, é responsabilidade do tutor observar como e quando seu gato se alimenta, na quantidade e se suas costelas estão visíveis, indicando peso ideal.
Algumas atitudes são essenciais para prevenir a obesidade dos felinos. Algumas dos métodos de prevenção são:
- Controle a dieta do seu gato
- Fale para o veterinário calcular a necessidade energética diária
- Administre exatamente a quantidade de ração diária necessária
- Forneça parte da necessidade energética na forma de ração úmida, os famosos sachês para gatos.
- Evite petiscos se o gatinho estiver mais redondinho…rs
- Por fim, estimula atividade física com brincadeiras e gatificação.
Gatos castrados e ração para gatos obesos
Ao contrário do que todos pensam, os gatos depois de castrados não engordam por causa da cirurgia em si. Mas sim porque eles mudam sua condição e a alimentação não acompanha. A castração faz com que os gatos:
- Fiquem com a taxa metabólica diminuída
- Tenham menos necessidades de movimentação, ficando mais tranquilos e relaxados.
- Também devido a mudança hormonal, os gatos tendem a ficar mais caseiros. Por isso diminuem seu gasto de energia física.
Logo, suas necessidades diárias de calorias são menores após a castração de gatos. Por isso é importante alterar a ração para uma opção desenvolvida especialmente para gatos castrados. Existem várias opções no mercado com diminuição de calorias na dieta, visando essa rotina menos dinâmica.
E então, seu gatinho está gordo ou em forma?
