Início » Natação para cachorro

Natação para cachorro

Natação para cachorro

Olá! Eu sou Débora, mamãe da Nala, uma das embaixadoras do VETEX! Neste post vou falar sobre natação para cachorro. Para quem nos segue, já sabe que uma das atividades que a Nala mais gosta de fazer é nada. Mas, você sabia que nadar além de ser muito divertido é uma das melhores atividades para os cachorros? Isso porque oferece diversas vantagens, tanto para à saúde física como mental. 

É comum que as pessoas pensem que os cães são naturalmente bons nadadores e que basta colocá-los na água que eles já sairão nadando tranquilamente. Mas não é bem assim que funciona. O fato é que algumas raças são naturalmente mais propensas a gostar de água, como a Nala que é uma golden retriever, por exemplo. Outras, podem ter problemas ao ter contato com a água, como as raças de perna curta, como os Dachshunds, e as raças braquicefálicas, como o Buldogue francês e inglês, por exemplo.

Com o verão chegando e as temperaturas subindo, a tendência é que nós tutores procuremos piscinas, lagos e praias, para que os nossos cachorros possam se divertir e se refrescar ao mesmo tempo. Por isso é importante ter certeza de que o seu cachorro se dará bem naquele ambiente e não terá problemas ao entrar na água.

Outro ponto é que mesmo que a raça seja naturalmente um bom nadador, isso não significa que aquele cachorro específico se dará bem com a água logo de cara. Por isso é sempre importante acostumá-lo aos poucos. Fazendo do jeito certo, qualquer cachorro poderá curtir um bom dia de piscina ao lado da família. 

Agora vem comigo e conheça os benefícios da natação para o seu cachorro. 

Benefícios da natação para cachorro 

Quem tem piscina em casa, deve considerar a atividade para o seu cachorro. Isso porque o exercício é cheio de benefícios para a saúde dele, mas também é uma questão de segurança. Isto é, se ele cair na piscina, sabe muito bem como sair dela. Mas vamos falar sobre outros bons motivos para ensinar o seu cachorro a nadar!

  • Saúde mental do animal – Os cachorros se divertem muito na água e cerca de 30 minutos se movimentando já é o suficiente para o cachorro estimular a produção de serotonina.
  • Ótima para fortalecer os músculos – O exercício se destaca por ser um treino completo para o corpo do animal. Ou seja, ele melhora tanto o condicionamento físico como a capacidade respiratória dele. Para animais que possuem problemas nas articulações, a natação é uma boa escolha para fortalecimento dos músculos sem causar um grande impacto nelas.
  • Ideal para tratamento de traumas, doenças articulares e motoras – A natação para cachorros, é um dos exercícios mais utilizados para recuperação de movimentos. A atividade acaba auxiliando tanto filhotes que nascem com problemas motores como os adultos que precisam de fisioterapia após uma cirurgia, por exemplo. 
  • Relação entre o tutor e o pet – Tem coisa mais legal que tomar um banho de piscina durante o verão? Para os cachorros não é diferente. Por isso vale a pena ensinar ele a nadar, até porque cada vez mais eles fazem parte do nosso dia-a-dia e esse momento divertido com certeza ajuda a criar um laço ainda maior.

Cuidados

Abaixo, reuni alguns cuidados que você deve tomar ao levar seu peludo para nadar:

  • Evite locais desconhecidos – Correntezas, buracos e animais silvestres podem afetar o cachorro. Por isso, por mais que ele saiba nadar bem, evite lagos, rios e praias sem sinalização e segurança.
  • Não deixe o cachorro sozinho – Nem todo cachorro sabe nadar. Por isso, no inicio é importante manter-se próximo dele. Aliás, mesmo depois que ele já aprendeu a nadar e esteja em locais seguros, nunca deixe seu cachorro sozinho. Afinal, acidentes acontecem e causam problemas durante o exercício.
  • Utilize coletes salva-vidas – Hoje em dia, em petshops ou Internet, é possível encontrar coletes específicos para cachorro. Ele é excelente para cachorro com medo de água, ou que já esteja ficando cansado, garantindo que ele possa brincar em segurança, principalmente os braquicefálicos e/ou de patas curtas.
  • Atenção à temperatura – Temperaturas baixas prejudicam a imunidade do cachorro, que pode ser contaminado por vírus que causam gripes e outras doenças. Se a piscina ficar em ambiente aberto, esteja atento às altas temperaturas e à exposição ao sol. Já existem protetores solares específicos para cachorro. Passe na barriga, nas orelhas e no alto do focinho. 
  • Dê um banho e seque após a natação – O corpo molhado prejudica a imunidade e facilita infecções. Além disso, resíduos de sujeira da água e uma secagem malfeita promovem alergias e dermatites. O cloro da piscina também pode causar alergias. Se for ingerido, ele pode provocar enjoos, diarreias e dores abdominais. Por isso, enquanto o cachorro estiver nadando, não o deixe consumir esse líquido. 
  • Sempre busque locais profissionais – Se for buscar a natação como atividade regular para cachorro, procure ambientes profissionais, como clínicas e centros de fisioterapia. Além da supervisão do especialista, esses locais possuem a água tratada da maneira ideal para cachorro. 

Check up

É essencial, antes de qualquer tentativa, levar o cachorro para uma consulta com um médico veterinário de sua confiança para saber se a saúde dele está em dia. Muitos perigos para a saúde também podem estar escondidos na água, como o cloro da piscina ou o sal da água do mar. Devemos estar sempre atentos para que o cachorro não tome água enquanto estiver nadando.

O cuidado com seu cachorro é o maior ato de amor que você pode ter com ele. Então, nada mais justo do que realizar um check-up nele para prevenirmos doenças ou até mesmo identificá-las de forma precoce, aumentando as chances de cura.  

Durante o check-up, os exames, vacinas e vermifugação são colocados em dia. Também será a hora de você contar ao veterinário sobre a rotina do seu cachorro, possíveis alterações de comportamento e sintomas que tenha percebido durante o período. Aproveite a ocasião para tirar dúvidas, como alimentação ideal, tempo de passeio e formas de enriquecer o ambiente para que seu cachorro viva bem e feliz. 

E aí, gostaram de saber mais sobre a natação para os cachorros? Comente aqui se você gosta de nadar e como foi a sua experiência. 

40 comentários em “Natação para cachorro”

  1. Starburst is a vibrant online Slot by NetEnt that manages to wonderfully marry a classic Slots aesthetic of bars and sevens with a retro-futuristic neon theme. The cosmic backgrounds, bright graphics and interstellar theme music make for a great time spinning the reels! Loput symbolit ovat joko korttipakasta tuttuja, tai playboyn elämään liittyviä kuten itse lehti tai rannalla möyrivä auringonlaskun ratsastaja harlikkansa kanssa. Tyylikkään rennon musiikin soidessa taustalla kiekkoja on helppo pyöritellä eteenpäin kerta toisensa jälkeen. Itse asiassa pelin musiikki on jopa yllättävän hyvää, ja se pesee mennen tullen suurimman osan muista kolikkopeleistä. Mobiilipeleistä nauttimiseksi pelaajan ei tarvitse ladata laitteelleen erillistä sovellusta, sillä responsiivisen teknologian ansiosta Slots.ion koko sisältö taipuu näppärästi myös pienempään älylaitteen näyttöön suoraan selaimella. Pelaamisen aloittamiseksi pelaajan ei siis tarvitse tehdä mitään muuta kuin siirtyä mobiililaitteellaan Slots.ion kotisivuille, tunnistautua verkkopankkitunnuksillaan, tehdä talletus, ja valmista, kutkutteleva voittojen jahtaaminen voi alkaa. Lisää Slots.ion mobiilikasinosta voit lukea Slotsio Mobile -osiosta. https://newscity.in/community/profile/janieligertwood/ Täytyy onnitella Betolarin talousosastoa. Yhtiö uskoo saavansa ensimmäiset kaupalliset asiakassopimukset vuoden, kahden sisällä. Siitä huolimatta yhtiö uskaltaa antaa liikevaihto- ja kannattavuustavoitteen kymmenen vuoden päähän. Markkinoiden parhaat peliominaisuudet, huippulaadukas muotoilu ja pitkä rivistö parhaita pelejä. Pikakasino tarjoaa kivijalkakasinon sähköistä tunnelmaa vastaavan huikean pelikokemuksen. Pikakasinon pelivalikoima koostuu noin 1500 pelistä. Tarjolla on kaikki kolikkopelien, pöytäpelien ja livekasinon klassikot sekä viimeisimmät villitykset. Tässäkin pelissä voittajaksi selviytyy se pelaaja, joka veikkaa oikein, mihin taskuun rulettikuula pysähtyy pyörän seisahtuessa. Kuten tavallisissakin rulettipeleissä eri panostusvaihtoehdot tuottavat onnistuessaan erisuuruiset tulokset. Keybet-panoksen asettaminen tuo pelissä mainion lisävoittomahdollisuuden, jos rulettikuula sattuu osumaan pyörään keltaisella merkittyyn Keybet-panoksen taskuun. Keybet Rouletten palautusprosentti on varsin kohtuullinen 94,74 %, mutta key bet -panoksen asettaneelle pelaajalle palautusprosentti nousee jopa 95,34 prosenttiin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *