Início » Qual ração é melhor?

Qual ração é melhor?

Qual racao e melhor

Já parou para pensar qual ração é melhor para o seu peludo? Nem sempre a marca que está na TV ou que tem o Instagram mais bonito é a melhor opção para o seu pet! Ração é coisa séria, precisamos ter cuidado, analisar e entender alguns detalhes para poder oferecer o melhor alimento para nossos filhos de 4 patas. Afinal, como dizemos sobre nós, humanos, “somos o que comemos” e isso serve para os pets também!

Nesse post queremos te explicar dúvidas comuns na hora de definir a alimentação de cães e gatos como corantes, transgênicos e alimentação para cada idade. Vamos lá?

Ração ou AN

A primeira grande decisão está em definir se o nosso peludo vai consumir ração ou AN (Alimentação natural para pet). Essa decisão envolve não só uma preferência, mas investimento de tempo e financeiro (não só no alimento, como também no acompanhamento veterinário nutrólogo). Isso porque, enquanto a ração já chega na sua casa balanceada e com todos os nutrientes necessários, sendo prática para o consumo, a alimentação natural exige um pouco mais de tempo do tutor para o preparo ou investimento para a aquisição da dieta balanceada para o seu pet. Além de ser imprescindível o acompanhamento do nutrólogo veterinário, bem como exames regulares mais frequentes para manter o pet saudável, muitas vezes necessitando de suplementação.

Alguns casos, o pet de fato precisa consumir AN, seja por alergias, intolerâncias ou durante algum tratamento. E em outros é uma opção do tutor manter a Alimentação Natural. Mas a verdade é que, seja ração ou AN, é fundamental que a escolha seja consciente do custo benefício para o pet e da disponibilidade para manter a opção ao longo da vida do peludo.

Ração com corante

Entrando no mundo das rações, algo fundamental e fácil de identificar é entender se a opção que está no seu radar para escolha é uma ração com corante! Se alimentos com corantes artificiais não são ideiais para nós, humanos, faz sentido pensar que uma ração com corante pode não ser a melhor opção para o seu filho de 4 patas, certo?

Quando pensar sobre a melhor alimentação para o seu pet, a nossa dica é sempre fugir de rações coloridas. Pois certamente elas possuem aditivos químicos que não contribuem para a saúde de cães e gatos e também não agregam sabor algum a eles.

Na verdade, a indústria se aproveita do conceito de “prato colorido ser saudável”, para colorir a ração de forma artificial e assim dar a impressão natural de comida para cachorro. Porém não é bem assim.

Ração com transgênicos

Outro ponto polêmico quando pensamos em qual ração é melhor para nossos pets é sobre ração com transgênicos! Como os transgênicos possuem restrições na alimentação humana, muitos tutores preferem não arriscar seus pets oferecendo ração com transgênicos. E embora ainda não exista nenhum estudo que comprove os malefícios dos alimentos transgênicos para cães e gatos, muitos fabricantes já aboliram esses grãos de suas fórmulas, evitando qualquer problema.

É o caso de várias linhas de marcas como PremieRpet, Farmina ND, Guabi e Biofresh. Inclusive algumas delas com pacotes “grain free”, ou seja, sem qualquer tipo de grãos em sua composição. Mas há marcas que ainda mantém o transgênico por não encontrar motivo científico para eliminá-lo e são muito boas na avaliação dos veterinários, como Royal Canin.

O que é ração premium?

E o que é ração premium e super premium, afinal? Muitos tutores têm essa dúvida e vale muito entender as classificações das rações para compreender o grau de nutrientes e seriedade da fórmula ao pesquisar a melhor opção para o seu pet.

De modo geral, há 3 tipos de ração no mercado:

  • Ração Standard: que são as linhas (geralmente) mais baratas e muitas vezes vendidas a granel em casas de ração. Essas não tem muita fidelidade à fórmula, podendo variar entre os lotes, além de baixa qualidade nos ingredientes, entregando menos nutrientes e fazendo o pet consumir uma quantidade muito maior de alimento para se sentir saciado.
  • Ração Premium: Um alimento de custo benefício, pois possui uma qualidade boa de nutrientes, com ingredientes selecionados. Mas ainda assim conseguindo manter um preço de venda mais acessível.
  • E Ração Super Premium: A melhor opção de alimento para o seu pet. Uma ração super premium possui os melhores ingredientes, altamente selecionados e um processo de fabricação que preserva ao máximo os nutrientes, alimentando seu pet com uma quantidade bem menor. Então, embora seja uma opçãomais cara, o pacote dura muito mais do que qualquer outra categoria, pois ela alimenta mais com menor porção.

Entretanto, é importante salientar que no Brasil não há uma legislação que fiscalize essas categorias de rações. Então a classificação é puramente mercadológica e por isso vale a pena ler a embalagem para entender a qualidade de ingredientes e nutrientes garantidos.

Ração para cachorro filhote

Por fim, vamos falar de ração para cachorro filhote! Ao pensar no melhor alimento para o seu bebê peludo, é importante ter consciência que a grande maiorias das rações tem fórmulas diferentes para cada etapa da vida do seu pet, como: filhote, adulto, sênior, cães castrados, além de linhas medicamentosas e ração para raças específicas. Então, é importante que você esteja atento na embalagem para escolher o melhor alimento, dentro da linha do fabricante escolhido.

Ração para cachorro filhote costumam ter um nível elevado de energia, para contribuir com o crescimento do animal, além de nutrientes para fortalecer os ossos em desenvolvimento. Enquanto rações para cachorro sênior ou cães castrados, diminuem a quantidade de energia, para evitar obesidade, por exemplo.

Portanto, em resumo:

  • Priorize a qualidade do alimento. Então, se puder, ofereça uma ração super premium.
  • Observe para oferecer uma opção mais natural possível, livre principalmente de conservantes e corantes artificiais.
  • Leia a formulação e entregas na embalagem, para garantir que a ração escolhida tem uma fórmula nutricional bacana.
  • Escolha uma linha adequada para a raça, porte, idade e saúde do seu cachorro.
  • Em caso de dúvidas, sempre consulte seu veterinário para definirem junto qual ração é melhor pro seu pet.

E então, ajudamos a esclarecer mais sobre alimentação canina? Comente aqui qual alimentação você oferece para seu peludo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *