Início » Maltês: tudo sobre a raça

Maltês: tudo sobre a raça

Maltês

O Maltês é uma raça pequena e que possui uma pelagem branca e super macia, parecendo mais uma nuvem fofinha. São extremamente espertos, brincalhões, inteligentes e dóceis. Além destes atributos, eles são excelentes cães de obediência, agility e terapia. É uma raça que não possui subpelos e também é considerada a raça ideal para pessoas que possuem alergia a pelos de cães. Pode também ser considerada uma das menores raças de cães, sendo ideal para apartamentos.

Quer saber mais sobre esses lindos e fofos cãezinhos? Então leia até o final e surpreenda-se com o Maltês!

História do Maltês

O Maltês é uma das raças mais antigas registradas no mundo. Possuem uma pelagem branca, macia, e por ser pequeno, normalmente é comum vê-los no colo por seus tutores. Embora um pouco latidores, amam receber carinho e lidam muito bem com pessoas de todas as idades. O Maltês vem encantando muitas pessoas ao longo do tempo, existem registros históricos de mais de 28 séculos. Além disso, se tem muitas esculturas de cerâmica na Grécia que são do século V antes de Cristo que mostram cães parecidos com os Malteses.

Como o nome indica, o Maltês é originário de Malta e se espalhou pelo mundo por volta de 1800 por conta das formas comerciais que existiam na época que era a base de troca. Sendo assim, por onde eles passaram foram ganhando o coração das pessoas, principalmente nobres e artistas. Contudo, embora antigo, a raça só foi reconhecida no American Kennel Club em 1888.  Inclusive,, por curiosidade, existem registros de Aristóteles, referindo-se como “cannes melitensis” que em latim significa cão de Malta.

Padrão da raça

O Maltês deve ser um cão inteligente, apegado ao tutor e de caráter vivaz, tendo tais características presentes em seu olhar. Suas orelhas são triangulares e possui olhos grandes, redondos e escuros. Possuem pelo longo, brilhante, e espesso que não devem ser ondulados, não devem possuir subpelo e sua textura deve ser sedosa.

Seu tamanho varia de 21 a 25 cm para os machos e 20 a 23 cm para as fêmeas. Enquanto a coloração desejada é o branco. Porém, é aceito um tom marfim. Existem cães com sombras alaranjadas, porém, constituem uma imperfeição mediante o padrão da raça pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Temperamento

O maltês possui um temperamento amigável, ama carinho e atenção, porém, pode ser determinado e teimoso! São extremamente inteligentes, então, se adestrado desde filhote, ele normalmente se acostuma com a rotina da casa e se adapta facilmente. Embora no passado eram considerados cães de caça, mas atualmente são cães de companhia. Por ser um cão corajoso, ele pode ficar mais alerta e acabar latindo mais para ameaças externas. Por isso é importante adestrar e dessensibilizar seu filhote para mantê-lo tranquilo, caso não queira um cão de guarda.

Podem sofrer com ansiedade de separação, por serem muito apegados a seus tutores, acabando por destruir a casa ou ser muito agitado. Por isso é importante criar uma rotina de enriquecimento ambiental e adestramento para ele.

Saúde do Maltês

Mesmo apresentando uma grande vitalidade, esta raça possui algumas doenças que podem diminuir a longevidade e a qualidade de vida. Um Maltês tende a ter a expectativa de vida de 13 anos. Por conta disso, preste muita atenção no canil para você adquirir seu filhote.

Um dos maiores alertas são para problemas cardíacos, sendo o mais comum a má formação do canal arterial. Isto ocorre quando o filhote ainda está no útero. Normalmente os cães com este problema, costumam apresentar cansaço excessivo, perda de peso e dificuldade de respirar.

A luxação de patela costuma atingir muito os pequenos branquinhos e suas causas normalmente são genéticas. Esta doença ocorre quando o ligamento se solta e ocorre o deslocamento da patela, causando dor e incômodo para o pet. Os principais sintomas são dificuldade de se locomover, o cachorro tende a mancar, pode vir a evitar de levantar por sentir dor na articulação.

Outros problemas podem afetar esta raça como doenças no fígado, rim, hipoglicemia, colapso de traqueia, alterações degenerativas nos olhos e problemas em sua mordida.

Por isso é tão importante adquirir seu filhote de canis de procedência e que façam seleções saudáveis de seus animais a fim de evitar a procriação de animais predispostos a doenças graves.

Cuidados com o Maltês

Por serem cães com pêlo longo é importante ter alguns cuidados extras como a escovação que deve ser frequente. Mas, por não possuírem subpelo, eles podem ser tosados, o que facilita a manutenção da pelagem. Todavia, o cuidado para não deixar que seu pet tenha nós no pelo é essencial em sua rotina, pois isso pode gerar grande desconforto e com o abafamento da pele gerar lesões de pele. 

E embora tenham a pelagem longa e que exija atenção, são ótimos cães para pessoas que têm alergia a pêlo de cachorro, pois soltam pouco pelo causando a menor irritação possível.

É importante realizar exames frequentes para ver como anda a saúde do seu amigo. Fique sempre atento à balança, pois possuem tendência a engordar devido ao metabolismo mais lento.

Preço do Maltês

Se você está em busca de um filhotinho de Maltês procure um canil filiado à CBKC para reduzir a chance de adquirir um filhotinho doente. O investimento em um Maltês pode chegar a até 5 mil reais. Por isso, é ideal avaliar sua disponibilidade e paciência com seu novo amigo.

Se você está em busca de um amigo para morar com você, mas mora em apartamento e quer conhecer novas raças, clique aqui e conheça as melhores raças para quem mora em apartamentos.

Se você gostou de saber mais sobre o Maltês ou conhece alguém que é ama o maltês, compartilhe este post, para que mais pessoas possam descobrir essa pequena e fantástica raça.

29 comentários em “Maltês: tudo sobre a raça”

  1. At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

  2. I think this is among the most vital information for
    me. And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things,
    The web site style is wonderful, the articles is really
    nice : D. Good job, cheers

  3. Pingback: สุดยอดเว็บ Slot เว็บแตกง่าย แตกหนัก

  4. Pingback: Thai food nyc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *