Informações sobre AIE e Mormo

exame-categoria-imunologia-aie-mormo-laboratorio-veterinario-vetex

Observações para coleta e envio de exames de AIE e MORMO:

1 – A amostra deve ser refrigerada ou congelada (neste caso somente o soro) até o momento da entrega ao laboratório, acondicionadas em caixas térmicas ou isopor, sem apresentar sinais de contaminação ou hemólise acentuada. No mínimo 4 mL de sangue ou 2 mL de soro. Sempre identificar a amostra, preferencialmente com o número da requisição.

2 – Os prazos para realização dos exames são:
• AIE método IDGA – 48 horas. Caso o exame seja finalizado no fim de semana ou feriado, será entregue no próximo dia útil.
• AIE ou MORMO método ELISA – 24 horas. Em casos de emergência entre em contato com o laboratório para verificar a possibilidade de entrega no mesmo dia.
OBS: a técnica de Fixação de Complemento para diagnóstico de Mormo não é mais realizada, em cumprimento da Portaria 35 de 17 de abril de 2018 do MAPA.

3 – Os exames devem ser solicitados através de requisição específica, duas vias para cada exame, assinadas e carimbadas pelo médico veterinário responsável pela coleta.

4 – Exames de Mormo devem ser obrigatoriamente solicitados por Médico Veterinário habilitado (com número da portaria de habilitação publicado no site oficial do MAPA). Caso contrário o laboratório não poderá realizar o exame. Para AIE não se aplica esta regra.

5 – Médicos Veterinários podem solicitar exames somente para propriedades que se encontrem no estado onde seu cadastro no CRMV foi emitido.

6 – O laboratório disponibiliza aos clientes uma plataforma online, através do nosso site http://vetex.vet.br, onde é possível gerenciar os dados cadastrais do cliente e dos animais, realizar a requisição e impressão dos exames e do relatório de ensaio. O cadastro inicial pode ser feito diretamente no site, no link https://vetex.vet.br/cadastro/ ou entrando em contato com a unidade VETEX mais próxima. Após efetivação do cadastro, o laboratório fornecerá uma senha para acesso ao sistema online.
• A requisição pode ser realizada e impressa no site acessando o ícone “AIE e MORMO” e digitando a senha do veterinário.
• O relatório de ensaio (resultado do exame) pode ser impresso no site acessando o ícone “Resultados Online”, selecionando a Unidade Camboriú e digitando a senha do veterinário.

7 – O Médico Veterinário solicitante e seu cliente (tutor do animal) devem estar cientes que as informações referentes aos ensaios de AIE e MORMO podem ser fornecidas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), quando solicitadas.

8 – No caso dos resultados dos ensaios, a regra de decisão do laboratório não utiliza incerteza de medição para os ensaios de AIE e MORMO.

Dúvidas, sugestões ou reclamações entre em contato através do link http://vetex.vet.br/fale-conosco/