Início » FIV e FELV: Sintomas e Prevenção

FIV e FELV: Sintomas e Prevenção

fiv e felv

Se você tem um gato em casa ou é apaixonado por eles, provavelmente já ouviu falar da FIV e FELV. São doenças que assustam os gateiros de plantão, pois elas não possuem cura. Contudo, nós podemos auxiliar o pet a ter uma vida melhor. Vamos aprender mais sobre a FIV e FELV?

O que é a FIV e FELV?

A FIV e FELV são doenças infecciosas diferentes, mas ambas não possuem cura. A FIV é mais conhecida como Vírus da Imunodeficiência Felina e é causada por um Retrovírus da mesma família do vírus da AIDS. Já a FELV é mais conhecida como o Vírus da Leucemia Felina, e o agente dela também é um Retrovírus, porém do gênero Oncornavirus. Ambos são facilmente eliminadas do ambiente a partir do uso de detergentes e desinfetantes.

Sintomas

Os sintomas da FIV e FELV são semelhantes, pois ambas acabam levando o pet a uma imunossupressão. Porém, a FIV faz com que o gato fique mais suscetível ao aparecimento de doenças oportunistas causadas por fungos e bactérias. Mas sempre fique atento aos sintomas, pois através deles, poderemos descobrir ainda mais sobre o gatinho. Os sintomas são:

  • Letargia;
  • Anorexia;
  • Anemia (normalmente é mais encontrada na FeLV)
  • Diarréia; 
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Dificuldade de respirar;
  • Secreção ocular;
  • Aumento dos batimentos cardíacos

É de extrema importância saber se seu gato é portador de FIV e FELV, para que ele não se transmita a outros gatos.

Transmissão

A transmissão da FIV e FELV ocorre de maneira diferente. Porém, principalmente os gatos de rua são mais propensos a terem esta doença. O gato precisa ter contato com o animal infectado diretamente para que ocorra a transmissão da FIV e FELV. Além disso, é importante saber que não são somente os machos que podem transmitir a FIV e FELV, por isso a importância do check up frequente. As fêmeas também transmitem essas doenças para seus filhotes. 

Vamos falar mais sobre o meio de transmissão de cada uma:

  • FIV: é um vírus que é transmitido de um animal ao outro a partir da mordida ou arranhão. Esta doença geralmente acomete os machos que brigam por território ou fêmea no cio;
  • FeLV: ela já possui outro tipo de transmissão que é a oronasal, ou seja através do contato de saliva e secreções do nariz.

Diagnóstico

Pode ser difícil identificar que o gato é portador de FIV e FELV, pois são doenças silenciosas e que podem demorar para começarem a apresentar sintomas. Geralmente quando levamos nosso gatinho a clínica veterinária, é realizado o teste rápido de FIV e FELV. Ele é um teste bem simples onde é necessário utilizar somente uma pequena amostra de sangue. Porém, caso o veterinário tenha dúvidas, ele pode solicitar um PCR para avaliar, pois ele tem maior sensibilidade.

O exame de ELISA para FIV e FELV pode dar falso negativo, pois o vírus precisa de um tempo para ficar incubado antes de aparecer no exame, pois passa por uma evolução. Sendo assim, 30 a 60 dias após realizar o primeiro exame de ELISA pode ser necessário que se repita para garantir se houve ou não a produção de anticorpos.

Prevenção

Como ainda não existe uma vacina para FIV, a melhor forma de proteger seu gatinho é não deixando ele ter acesso à rua e telando sua casa. Atualmente já existe vacina para FELV, esta vacina é conhecida como V5, ela protege o gato contra cinco doenças diferentes. Clique aqui e saiba mais sobre a vacinação para gatos. Porém, para você poder aplicar a vacina no seu gato, é necessário realizar um exame para FIV e FELV antes, pois gatos positivos não podem tomar esta vacina. Lembre-se: nenhuma vacina garante 100% de proteção.

Se você tem o costume de adotar gatos de rua, o ideal é sempre antes de inserir um novo felino, você realizar o teste rápido, para saber se o animal é ou não positivo para uma dessas doenças.

Cuidados com gatos positivos para FIV e FELV

Os gatinhos positivos para FIV e FELV também merecem todo o carinho e respeito, pois continuam sendo maravilhosos. Se você não tem um gatinho e puder adotar um positivo para uma das doenças, você poderia receber muito amor em troca. Se você possui outros gatos em casa e são negativos para FIV e FELV, opte por separá-los para que não corra o risco deles se infectarem. Separe a água, comida, caixa de areia, para ter a garantia de não se contaminar.

Realize exames de rotina para acompanhar a saúde do seu gatinho e garantir que não há nada de errado e ele não que ele não demonstra nenhum sinal aparente da doença. Os gatinhos positivos para estas doenças podem viver mais de 10 anos! 

Se você gostou deste texto, compartilhe com seus amigos gateiros para que eles possam conhecer mais sobre FIV e FELV.

42 comentários em “FIV e FELV: Sintomas e Prevenção”

  1. Tiede- ja kulttuuriministeri Antti Kurvinen siirtäisi Veikkauksen tuotot valtion budjettiin: “Asialla alkaa olla jo kiire” Veikkauksella on tällä hetkellä noin 21 500 rahapeliautomaattia, joista asiamiesten myyntipaikoissa sijaitsee noin 18 500. Ravintoloiden ja kahviloiden peliautomaatit suljetaan sunnuntaina. Tähän ryhmään kuuluvat peliautomaattien lisäksi myös esimerkiksi fyysiset onnenarvat ja lottokupongit. Ei tulossa olevia jaksoja Veikkaus asettaa pakollisen ylärajan peliautomaattiensa pelaajien tappioille. Ensi kuusta lähtien yksittäinen pelaaja voi hävitä korkeintaan 500 euroa päivässä tai 2000 euroa kuukaudessa peliautomaateilla. Tietosuojalauseke Veikkaus on poistanut kahdeksan peliautomaattia kuudesta eri sijoituspaikasta, kertoo Veikkauksen myyntijohtaja Marko Peltokorpi. http://fieryshoes.online/community/profile/shanonfellows17/ Uudet nettikasinot joutuvat panostamaan tarjontaansa toden teolla selviytyäkseen tämän päivän kovasta kilpailusta ja erottuakseen joukosta. Tästä syystä uusimmat kasinot tarjoavat pelaajille mahtavat puitteet, upeita bonuksia ja entistä parempia peliominaisuuksia. Uusia kasinoita on syntynyt viime vuosina kuin liukuhihnalta, ja tahti vain kiihtyy. Tämän hetken parhaat uudet kasinot tarjoavat upean pelikokemuksen, joka voi pitää sisällään jännittäviä teemoja, seikkailuhenkisiä gamification-elementtejä, uudenlaisia erikoistoimintoja, mahtavia live-pelejä ja tietysti huippuunsa viritetyn mobiilikasinon. Kaikki nämä modernit ominaisuudet takaavat sen, että uudet nettikasinot ovat kokeilemisen arvoisia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *