Amostra: sangue total.
Recipiente: recipiente com meio de transporte específico para hemocultura (ex. Hemoprov). Solicitar ao laboratório antes da coleta.
Conservação: em temperatura ambiente (20 a 25 °C) até 12h.
Indicações: apoio diagnóstico principalmente para casos graves em que haja persistência de febre, sinais hematológicos e clínicos de infecção, porém, com resultados de exames microbiológicos tradicionais inconclusivos.
Observações:
1. Idealmente realizar 2 a 4 culturas por episódio infeccioso, ficando a critério do médico veterinário o número de hemoculturas a realizar.
2. É importante que a amostra seja coletada antes da administração de antibióticos. Se não for possível, coletar imediatamente antes da administração da próxima dose (para que haja a menor concentração do agente antimicrobiano na corrente sanguínea).
3. Realizar a antissepsia da tampa de borracha do frasco com álcool 70%, desprezar o algodão usado e deixar outro sobre a tampa até a inoculação do sangue.
4. Coletar através de punção venosa, sempre que possível. Realizar antissepsia cirúrgica no local de coleta. As amostras não devem ser coletadas a partir de cateter, exceto para diagnóstico de infecção relacionada ao dispositivo.
5. Transferir o sangue coletado para o frasco (Hemoprov). Pelo menos 1 ml, e até 3 ml de sangue quando possível.
6. Enviar imediatamente ao laboratório, para garantir a viabilidade da amostra.